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PEDAGOGIA WALDORF

Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. ... Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.
Rudolf Steiner

A Prática Pedagogócia (São Paulo: Ed. Antroposófica), palestra de 20/4/1923, GA 306

Rudolf Steiner (1861-1925), filosofo, educador, artista, fundador da antroposofia, da agricultura biodinamica, medicina antroposofica e euritmia, viveu na epoca do idealismo alemão. No seculo XIX a Europa era um caldeirão efervecente, com guerras e o consequente desenvolvimento das areas do conhecimento.

Perguntado sobre qual seria sua maior contribuição escolheu o livro Filosofia da Liberdade como sua obra mais importante. Mas afinal o que é um ser humano livre? Até onde a liberdade pode ir, que plenitude?

Em um primeiro momento, Steiner pensou, escreveu e proferiu palestras sobre o mundo espiritual, o que está além da matéria, da nossa percepção sensorial.

Em um segundo momento, debruçou-se sobre as atividades humanas, as artes, como tentativa de alcançar a plenitude, a propria essencia através das diversas manifestações artásticas.

No terceiro momento ele se dedicou mais a prática. Como melhorar as situações de conflito dentro dessa espiritualidade?

Através da arte da educação

Tentando responder a pergunta "Que escola queremos", desenvolveu a Pedagogia Waldorf, inicialmente junto a operarios da fabrica de cigarros Waldorf-Astoria (dai o nome) Educação para a Liberdade.

O organismo social humano tem tres membros, trimembração social:

. cultural
. juridico
. economico

Em cada um devem ser respeitadas suas peculiaridades e prioridades, para que seja mantido um equilíbrio entre eles.

A Cultura tem que ser livre, é o membro do pensar.

A Justica tem que ter igualdade, é o membro do sentir.

A Economia tem que ter fraternidade, o membro do querer.

Dentro dessa perspectiva de respeito e equilibrio, a arte da educação deve estar baseada na essencia da crianca e do adolescente, portanto é necessário entender e respeitar o jovem para poder "auto-educá-lo".

Bibliografia

Palestra do Prof. Luciano, de Escola Waldorf de São Paulo.

Wikipedia

V. W. Setzer - Pedagogia Waldorf - Sociedade Antroposofica


Textos organizados de Valdemar W. Setzer
Introducao Prevencao de Drogas Educacao e Adm. Escolar Contra o uso de computadores A Obsolencia no Ensino TV e Violencia
Comentarios sobre o Livro Danca do Universo IA - Inteligencia Artificial A Idade de Escolarizacao Educacao e Discipina Aprender a Ser Recursos Escpeciais