PEDAGOGIA WALDORF

Textos organizados de Valdemar W. Setzer
Introducao Prevencao de Drogas Educacao e Adm. Escolar Contra o uso de computadores A Obsolencia no Ensino TV e Violencia
Comentarios sobre o Livro Danca do Universo IA - Inteligencia Artificial A Idade de Escolarizacao Educacao e Discipina Aprender a Ser Recursos Escpeciais

A EDUCAÇÃO E A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rudolf Steiner


[Do capítulo Introdução do livro Os Pontos Centrais da Questão Social (Die Kernpunkte der sozialen Frage, GA 23).
Extraído do Guia Chão e Gente, junho de 2000, pp. 5 e 12; revisão, a partir do original, de V.W.Setzer]

Educação e ensino, dos quais brotam toda a vida cultural, precisam ser administrados por quem educa e ensina. Não pode haver interferência daquilo que atua no Estado ou na economia. Todo professor deve dedicar à atividade educacional apenas parte de seu tempo, para que lhe seja possível também ser um administrador no seu campo de atividade. Dessa forma, ele cuida da administração assim como cuida do ensino e da aula. Ninguém pode estipular normas adequadas na educação e no ensino, se não estiver ao mesmo tempo atuando neles. Nenhum parlamento ou congresso, nenhuma personalidade ou autoridade, mesmo que algum dia tenha dado aulas, deve interferir nesse processo. As experiências diretas na atividade de ensino devem fluir para dentro da atividade administrativa. É natural que numa tal organização é que a objetividade e o profissionalismo podem atuar ao máximo.

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Educadores que não podem estabelecer suas próprias diretrizes, desde os seus menores aspectos até os maiores, tornam-se alienados da vida, não se tornam pessoas práticas. Eles podem até receber diretrizes de pessoas aparentemente práticas; no entanto, não educarão pessoas práticas para a vida. As condições anti-sociais têm sua origem no fato de que na vida social não são colocadas pessoas que têm sensibilidade social desenvolvida a partir de sua educação. Pessoas com sensibilidade social só podem ser formadas a partir de uma forma de educação que é dirigida e administrada por pessoas que tenham sensibilidade social. A questão social nunca poderá ser abordada e trabalhada se não se tratar, como suas partes essenciais, as questões educacionais e espirituais.