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PROJETO DE IDENTIFICAÇÃO DAS ÁRVORES, TABELA DE ESPÉCIES E MAPA DENDROLÓGICO DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL Nº 2 DO CRUZEIRO

APRESENTAÇÃO

O Centro de Ensino Fundamental 02 (CEF2) do Cruzeiro, situado à SHCES 309, lote 01, área especial, Cruzeiro Novo, foi construído em 1973 e entregue à FEDF em 7 de outubro de 1974. Atualmente funciona como Ensino Fundamental, com 1038 alunos nos turnos matutino e vespertino, Ensino Especial, com 4 alunos e Ensino de Jovens e Adultos, com 400 alunos no período noturno.

Como a maioria das escolas do DF, o CEF2 possui uma extensa área verde, que foi desmatada para a construção da escola e, aos poucos, está sendo recuperada com o plantio de espécies de árvores nativas e exóticas. Esse processo foi acelerado principalmente a partir de 2002, quando os professores Maria Elizabete Martins (atual diretora), Rolando Aguiar Bittencourt (Ed. Física), Leônidas Caldas de Albuquerque (Ciências) e Francisco Eudes S. Varela (Matemática) fizeram um pedido à Terracap para que fizesse o plantio de árvores na escola. Além disso, foram cultivadas mudas de árvores por professores e alunos na própria escola, que vêm sendo plantadas a cada época de chuva.

Hoje, encontramos 27 espécies já identificadas e 10 em processo de identificação, mostradas na tabela em anexo, totalizando 209 indivíduos, conforme podemos observar no mapa dendrológico (dendro=árvore). Esse mapa foi feito pelos alunos das 6ªs séries D e E, coordenados pela Profa. Bella Xible, com o auxílio voluntário de Laura Cavalieri Bisio (Bióloga), ambas do Iesambi.

A presença de árvores ameniza o clima, purifica o ar e o solo, contribui para a estética do ambiente e economia de energia, provisão de alimentos e remédios e diminuição da poluição sonora, reduzindo o impacto causado pelas chuvas, a erosão do solo e o assoreamento dos recursos hídricos (revisão em Magalhães e Crispim, 2003). A infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols, 2000). Essa água alimenta os lençóis freáticos que originam nascentes e formam rios. É fundamental, pois, que áreas verdes em zonas urbanas sejam recuperadas e protegidas. Os solos do Cerrado são profundos e porosos, funcionando como uma esponja (Romano e cols, 2002), principalmente quando protegidos com vegetação arbórea. Por fim, a transpiração (uma árvore de porte médio transpira até 1000 litros água/dia) contribui para a formação das chuvas (Rezende e cols, 2000).

Atuando junto aos alunos pela preservação e recuperação de áreas verdes da escola, o projeto obtém um crescimento da qualidade do ar e a filtragem das impurezas do mesmo, a revitalização dos lençóis freáticos e o retorno da fauna aos locais recuperados, a médio e longo prazo, além da conscientização relacionada à conservação ambiental e aos hábitos pessoais. Tendo sua organização feita horizontalmente, as pessoas envolvidas tomam consciência do seu papel político e da importância de sua atuação para a melhoria de seu espaço e sociedade como um todo.

OBJETIVOS

. Estimular o interesse do aluno pelos fenômenos da natureza, buscando o desenvolvimento do seu espírito crítico.
. Registrar informações, de maneira sistemática e transdisciplinar, sobre os ecossistemas do Cerrado e áreas urbanas.
. Discutir os problemas, o impacto e alternativas de solução em relação ao desmatamento.

PERSPECTIVAS

No ano de 2008 serão colocadas placas de identificação confeccionadas pelos alunos, com o auxílio das professoras de artes e ciências. Além disso, todos os dados serão disponibilizados na Internet: mapa dendrológico, tabela de espécies e informações a respeito de cada uma, com nome científico, família e utilidades.

BIBLIOGRAFIA

Magalhães, L.M.S. e Crispim, A.A. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas na cidade? Ciência Hoje, Vol. 33, nº 193, 64-85, 2003.

Rezende, RP, Lazarini da Fonseca, CE, Balbino, VK e De Souza, CC. As matas de galeria e sua importância biológica. Engenharia Florestal, UnB, 2000.

Romano Filho, D., Santini, P. e Ferreira, MM. Gente Cuidando das Águas, p. 148-157. Mazza Edições, 2002.

Fotos da 6a D
Clique para ampliar

 
 


Bacupari


Sucupira


Ipê


Esta está precisando de água


Mais um Ipê, de que cor será?
Parabéns pela iniciativa!


Recuperação de área degradada

Recuperação Identificação das espécies Mapa dendrológico Dicas mudas Fotos aéreas
Projeto Utilidades Taxonomia Parceria Árvore das árvores