PROJETO
DE ARBORIZAÇÃO DO CENTRO DE ENSINO ASA NORTE - CEAN
IDENTIFICAÇÃO DAS ÁRVORES, TABELA DE ESPÉCIES
E MAPA DENDROLÓGICO
PROPONENTES:
Prof.
Peter Faluhelyi e Laura Cavalieri Bisio
APOIO:
Instituto
de Educação Socioambiental - Iesambi
APRESENTAÇÃO
O
Centro de Ensino da Asa Norte (Cean), como a maioria das escolas do DF,
possui uma extensa área verde, que foi desmatada para a construção
da escola e, aos poucos, vem sendo recuperada por alunos, funcionários
e professores com o plantio de árvores nativas e exóticas.
Em
abril de 2008, a convite do Prof. Peter, de Física, a Bióloga
Laura Cavalieri Bisio iniciou a identificação das espécies
de árvores da escola para a montagem de um mapa dendrológico
do Cean (dendro=árvore). Essa parceria faz parte da Oficina de
Arborização, coordenada pelo Prof. Peter. Seus alunos estão
fazendo medições para a localização das árvores
e o mapa será confeccionado a partir dos dados obtidos por eles.
Também estão sendo montadas as paredes do viveiro de mudas
com garrafas PET. O objetivo é produzir mudas de espécies
de árvores do Cerrado e exóticas que atraem pássaros,
principalmente frutíferas.
Já
foram identificadas 33 espécies, organizadas em uma Tabela
de Espécies, e a posição de cada indivíduo
est á assinalada em um Mapa
Dendrológico.
Atuando
junto aos alunos pela preservação e recuperação
de áreas verdes da escola, o projeto obtém um crescimento
da qualidade do ar e a filtragem das impurezas do mesmo, a revitalização
dos lençóis freáticos e o retorno da fauna aos locais
recuperados, a médio e longo prazo, além da conscientização
relacionada à conservação ambiental e aos hábitos
pessoais. Tendo sua organização feita horizontalmente, as
pessoas envolvidas tomam consciência do seu papel político
e da importância de sua atuação para a melhoria de
seu espaço e sociedade como um todo.
OBJETIVOS
. Estimular o interesse do aluno pelos fenômenos da natureza, buscando
o desenvolvimento do seu espírito crítico.
. Registrar informações, de maneira sistemática e
transdisciplinar, sobre os ecossistemas do Cerrado e áreas urbanas.
. Discutir os problemas, o impacto e alternativas de solução
em relação ao desmatamento.
PERSPECTIVAS
No
ano de 2008 serão colocadas placas de identificação
confeccionadas pelos alunos, com o auxílio dos professores. Além
disso, todos os dados serão disponibilizados na Internet: mapa
dendrológico, tabela de espécies e informações
a respeito de cada uma, com nome científico, família e utilidades.
BIBLIOGRAFIA
Claeys
M, Graham B, Vas G, Wang W, Vermeylen R, Pahynska V, Cafmeyer J, Guyon
P, Andreae MO, Artaxo P e Maenhaut W. Formation of secondary organic aerosols
through photooxidation of isoprene. Science. Feb 20;303(5661):1173-6,
2004.
Magalhães,
L.M.S. e Crispim, A.A. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas
na cidade? Ciência Hoje, Vol. 33, nº 193, 64-85, 2003.
Rezende,
RP, Lazarini da Fonseca, CE, Balbino, VK e De Souza, CC. As matas de galeria
e sua importância biológica. Engenharia Florestal, UnB, 2000.
Romano
Filho, D., Santini, P. e Ferreira, MM. Gente Cuidando das Águas,
p. 148-157. Mazza Edições, 2002.
|