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Espécies de Árvores Mapa Dendrológico

Mapa dendrológico

PROJETO DE ARBORIZAÇÃO DO CENTRO DE ENSINO ASA NORTE - CEAN
IDENTIFICAÇÃO DAS ÁRVORES, TABELA DE ESPÉCIES E MAPA DENDROLÓGICO

PROPONENTES:

Prof. Peter Faluhelyi e Laura Cavalieri Bisio

APOIO:

Instituto de Educação Socioambiental - Iesambi

APRESENTAÇÃO

O Centro de Ensino da Asa Norte (Cean), como a maioria das escolas do DF, possui uma extensa área verde, que foi desmatada para a construção da escola e, aos poucos, vem sendo recuperada por alunos, funcionários e professores com o plantio de árvores nativas e exóticas.

Em abril de 2008, a convite do Prof. Peter, de Física, a Bióloga Laura Cavalieri Bisio iniciou a identificação das espécies de árvores da escola para a montagem de um mapa dendrológico do Cean (dendro=árvore). Essa parceria faz parte da Oficina de Arborização, coordenada pelo Prof. Peter. Seus alunos estão fazendo medições para a localização das árvores e o mapa será confeccionado a partir dos dados obtidos por eles. Também estão sendo montadas as paredes do viveiro de mudas com garrafas PET. O objetivo é produzir mudas de espécies de árvores do Cerrado e exóticas que atraem pássaros, principalmente frutíferas.

Já foram identificadas 33 espécies, organizadas em uma Tabela de Espécies, e a posição de cada indivíduo est á assinalada em um Mapa Dendrológico.

Atuando junto aos alunos pela preservação e recuperação de áreas verdes da escola, o projeto obtém um crescimento da qualidade do ar e a filtragem das impurezas do mesmo, a revitalização dos lençóis freáticos e o retorno da fauna aos locais recuperados, a médio e longo prazo, além da conscientização relacionada à conservação ambiental e aos hábitos pessoais. Tendo sua organização feita horizontalmente, as pessoas envolvidas tomam consciência do seu papel político e da importância de sua atuação para a melhoria de seu espaço e sociedade como um todo.

OBJETIVOS

. Estimular o interesse do aluno pelos fenômenos da natureza, buscando o desenvolvimento do seu espírito crítico.
. Registrar informações, de maneira sistemática e transdisciplinar, sobre os ecossistemas do Cerrado e áreas urbanas.
. Discutir os problemas, o impacto e alternativas de solução em relação ao desmatamento.

PERSPECTIVAS

No ano de 2008 serão colocadas placas de identificação confeccionadas pelos alunos, com o auxílio dos professores. Além disso, todos os dados serão disponibilizados na Internet: mapa dendrológico, tabela de espécies e informações a respeito de cada uma, com nome científico, família e utilidades.

BIBLIOGRAFIA

Claeys M, Graham B, Vas G, Wang W, Vermeylen R, Pahynska V, Cafmeyer J, Guyon P, Andreae MO, Artaxo P e Maenhaut W. Formation of secondary organic aerosols through photooxidation of isoprene. Science. Feb 20;303(5661):1173-6, 2004.

Magalhães, L.M.S. e Crispim, A.A. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas na cidade? Ciência Hoje, Vol. 33, nº 193, 64-85, 2003.

Rezende, RP, Lazarini da Fonseca, CE, Balbino, VK e De Souza, CC. As matas de galeria e sua importância biológica. Engenharia Florestal, UnB, 2000.

Romano Filho, D., Santini, P. e Ferreira, MM. Gente Cuidando das Águas, p. 148-157. Mazza Edições, 2002.


Mapa dendrológico
Tabela de Espécies
Tabela de Crescimento
Tabela de Sobrevivência
Tabela de Altura