Apresentação Estatuto Equipe Resultados Projetos Fale conosco
 Importância Dicas Ciclo Água / Árvores
Floresta da Tijuca
Espécies de Árvores Mapa Dendrológico

Exercícios para os olhos

 

Descanso

O descanso deve ser uma concentração interna e é bastante importante. Sente-se relaxando todos os músculos do corpo. Cubra os olhos com as palmas das mãos, cruzando os dedos sobrepostos sobre a fronte. sem que as palmas toquem nos olhos, que devem permanecer fechados. Tente não pensar em nada ou em algo de cor preta. Esta prática deve ser sempre feita na posição sentada e realizada entre cada exercício ocular.


Exercícios
- cada um deve ser executado de 5 a 10 vezes repetidas e, em seguida, adotar a posição de descanso.

Alternar os exercícios 1 e 2,movendo os olhos tanto quanto possível, sem chegar ao esforço. 5 a 10 vezes na posição horizontal e 5 a 10 vezes na posição vertical, repetindo-os de 3 a 6 vezes, sem cansar os olhos, e em seguida, o descanso.

Realizar os exercícios 3 e 4 da mesma forma.

5. Massagem com a região externa da palma
da mão, sobre o centro do globo ocular,
exercendo ligeira pressão. Move-se a palma
rapidamente para ambos os lados,de cima
para baixo, em círculo e em ambas direções.

6. Coloque os dedos indicador e polegar sobre
a pálpebra superior e inferior, comprimindo e
abrindo rapidamente ambos os dedos,
repetidas vezes, também no sentido lateral.


7. Bater suavemente nos olhos com os dedos médios, em todas as suas partes e nas circunvizinhas. Igualmente sobre as fontes, testa e nuca, podendo estender-se por toda a cabeça. Essas pancadinhas causam uma vibração interna e profunda.

Quatro movimentos do pescoço: exercícios de 8 a 11.

Ziguezague - O tamanho do círculo pode variar. Coloque a figura em um local adequado e siga as linhas com os olhos, de um lado para o outro e vice-versa. Aproxime-se e/ou afaste-se da figura e repita o exercício. Siga também o círculo que o rodeia nas duas direções. Sente-se e faça o descanso, seguindo com a memória o círculo em todos os tamanhos e distâncias até o infinito.

Exercício com ponto

Forme um quadrado de cartolina com 10cm de cada lado e desenhe um ponto no centro. O tamanho do ponto varia com a capacidade visual da pessoa. Pegue o quadrado com a mão na altura dos olhos, à distância de 10cm, sem afastar a vista do ponto. Mova-o em círculo, num plano vertical, em frente aos olhos, de 5 a 10 vezes num sentido e depois em sentido contrário, o mesmo número de vezes.
Afaste o círculo e repita o exercício circular. Aumente a distância até o comprimento do braço. Descanse. Segundo exercício: mova o papel no sentido horizontal, da direita para a esquerda e vice versa. Comece de perto e termine com o braço estendido. Os movimentos começam perto dos olhos, em menor escala e vão aumentando de tamanho a medida que o braço chega ao seu limite de extensão.

Exercício com a ponta do lápis

Pegue um lápis de ponta aguda e escolha outro objeto pontiagudo que ficará mais longe. Manter o lápis a 10cm de distância dos olhos e saltar com o olhar do lápis para o objeto, de 5 a 6 vezes. Depois afaste mais o lápis e repita o exercício, até o limite do braço. Faça o descanso, se os olhos estiverem cansados, senão, repita o exercício iniciando-o com o braço estendido. Os míopes devem começar com o lápis próximo e os presbitas com o braço estendido.

Espiral - Comece pela periferia até o centro e depois siga do centro até a periferia, repetindo várias vezes. É bom utilizar espirais de tamanhos variados, em de 23cm e outro de 50cm. Se vc se perder, continue de qualquer outro lugar, lentamente, pois o principal é a rotação.

Lâminas

O C maiúsculo deve medir 9cm, o R e o B 4cm e 3mm de altura. As letras da última linha de baixo devem medir justamente 4mm (esta linha significa a visão normal, vista à distância de 3 metros).
Sente-se diante da lâmina, a uma distância que permita distinguir razoavelmente uma das linha. Descanse os olhos. Depois mova a cabeça rapidamente, diante desta linha, em sentido horizontal, da direita para a esquerda e vice-versa, para parecer que as letras se movem por si própria, na direção oposta. Não se deve ler as letras. Repita o exercício várias vezes e depois faça o descanso.

 

De vez em quando aperte os olhos durante um curto espaço de tempo, como na figura 12, abrindo-os rapidamente e, em seguida, deite um breve olhar para um objeto bem conhecido. Repita várias vezes.

Exercício de deslocamento

Você pode usar lâminas de tamanhos diferentes e saltar de uma para outra com os olhos, fixando letras diferentes ou as mesmas. A distância depende da capacidade visual.

Exercício com letras minúsculas de imprensa

Este exercício deve começar depois que os olhos tenham adquirido
boa mobilidade com os exercícios anteriores. Não se deve tentar ler
o que está escrito, mas sim passear os olhos pelas letras distinguindo
ou não algumas entre outras letras, por isso pode-se utilizar textos
em alemão ou outra língua que a pessoa não entenda
.

1
2
3
4
 
5
 
6
 
7
 
8
9
10
11
 
12

 

 

 

 

A recuperação das áreas degradadas no Centro de Ensino Setor Leste (Cemsl), 611/612 sul, Brasília, está sendo feita com o plantio de mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas, e também com a proteção dos rebrotamentos: mudas nativas que vinham sendo cortadas juntamente com o capim. O corte é como o fogo para esses indivíduos, adaptados a terem sua parte aérea queimada e depois rebrotarem, devido a um sistema radicular bem desenvolvido.
Abaixo podemos ver quatro espécies nativas protegidas no campo avançado do Cemsl: a Lobeira, depois de um ano já com flores, os cajuzinhos, que pelo segundo ano encheram-se de frutos e agora estamos aguardando as flores dos Paus-de-Leite. Infelizmente, os dois buritis da foto não sobreviveram quando o trator utilizado para o corte passou sobre eles,