Meia LuaMestre PolêmicoCapoeira na EscolaSequênciasRitual e Música
AscaDFMestre Onça-TigreEventos Treinos Regulamento
ParceriasHistória da CapoeiraProjetos
Orquestras e área de competição

Sequências do Meia Lua

Marco Aurélio
 
Lado A
Lado B
Martelo-em-pé
Tesoura-no-chão-de-costas-sem-pulo-primeira-forma
Cabeçada, cruzeta

Martelo-no-chão
Chapa-no-chão-de-costas
Aú, godeme
Tesoura-no-chão-de-costas-sem-pulo-segunda-forma
Passa-pé-interno, chapa-no-chão-de-costas
Queda-de-quatro
Espelho,
rolê
Rolê
Martelo-no-chão
Bênção,
Bênção
Resistência
Martelo-em-pé, pisão-com-base
Cocorinha
Cabeçada, cruzeta
Queda-de-quatro, espelho
Variação-de-negativa
Martelo-no-chão
Rolê
Passa-pé-interno
Arpão
Aú, pisão-com-base
Cocorinha, bênção
Martelo-no-chão, chapa-no-chão-de-costas
Jogo-de-corpo
variação-de-negativa
Martelo-em-pé, godeme, arpão, rolê
Passa-pé-externo
Resistência, tesoura-no-chão-de-costas-sem-pulo-primeira-forma
Cabeçada, cruzeta
Meia-lua-prêsa, Chapa-no-chão-de-lado
Negativa, chapa-no-chão-de-lado

Cutila, armada
Cocorinha, meia-lua-de-compasso
Volta-ao-mundo, golpeContra-golpe

MOVIMENTOS NA CAPOEIRA

Dividimos os movimentos, didaticamente, em golpes de ataque, defesa e movimentos especiais. Os de ataque podem ser efetuados com os pés, as mãos, decúbito, ou joelho, além da cabeça.

Ataque com os pés

Armada, arrastão, aús:-agulha, batido, chapa, chibata, com uma, duas, e sem as mãos, rolê, vai-e-vem, virado; bandas:-em-pé, jogada, traçada; bênção, chapas:-em-pé, no-chão-de-costas, no-chão-de-lado; chapéu-de-couro, chibatas:-presa e solta; coice, compasso, compasso-vertical, cruzado, espelho, esporão, esse dobrado (duplo esse), gancho, macaco, martelos:-em-pé, no-chão, rodado (martelo-passado); meias-luas:-de-compasso, presa, solta, sem-apoio (voadora); passa-pés:-externo e interno; paulista, pisões:-arrastado-em-pé, arrastado-batendo, arrastado-empurrando, com-base, em-pé; ponta-pé-de-biqueira, ponteira, queixada, rabo-de-arraia, rasteiras:-de-meia-lua, no-chão; tesouras:-da-negativa, do-aú, de-costas, de-frente, no-chão, voadora; volta-por-cima, vôo-de-morcego.

Ataque com as mãos

Arpão-de-dedo, asfixiante, baianada, bênção de frente, bochecho, caçoá, cutila, dedos-nos-olhos, galopante, godeme, palma-de-mão, rasteiras: com uma e duas mãos; soco, tapa, telefone.

Defesa


Aú, caída-na-junta: da cocorinha e da negativa; calço, cocorinha, cruzeta, envergadura, escora, esquivas, negativas:-invertida e regular, defesa-de-dedo-no-olho, pulo, queda-da-boca-de-calça, queda-de-quatro, queda-do-coice, resistência, salta pescoço, tranco, variação-de-negativa, variação-de-negativa-de-angola.
Especiais
Arpão, arpão-de-giro, balões: de-costas, de-frente, de-lado; boca-de-calça, cabeçada, cintura desprezada, cotovelada, cruz, eu-ia, gravata-cinturada, helicóptero, mortal, palhaço, passo-da-cegonha, pisão, quebra-espinha, queda-de-rins, rinoceronte, tombo-da-ladeira, vingativa.

Especiais

Bananeira, corta-capim, finta, deslocamento na ginga, peões: mão e cabeça; volta-ao-mundo.

DESCRIÇÃO DE ALGUNS MOVIMENTOS

Golpes com as mãos

.Arpão-de-dedos: Golpe desferido com as falanges médias semicerradas de uma das mãos.
.Asfixiante: Golpe desferido com os dedos indicador e polegar em "L", contra a garganta.
.Bochecho: Dois godemes simultâneos aplicados contra a face.
.Caçoá: Escala-de-mão desferida no calcanhar, defendendo-se de uma bênção.
.Cruzeta: Golpe desferido com uma das mãos segurando o pulso da outra.
.Cutila: Golpe desferido com a faca (região lateral) de uma das mãos fechada.
.Dedos-nos-olhos: Golpe desferido com uma das mãos, usando os dedos indicador e médio contra os olhos do oponente.
.Escala-de-mão: Golpe desferido com a palma de uma das mãos semicerrada.
.Galopante: Golpe desferido com a frente de uma das mãos fechada.
.Godeme: Golpe desferido com as costas de uma das mãos fechada.
.Soco: Golpe desferido com as falanges de uma das mãos fechada.
.Tapa: Golpe desferido com a palma de uma das mãos aberta.
.Telefone: Galopantes ou tapas desferidos contra os ouvidos.

Golpes com os pés

.Bênção: Golpe desferido frontalmente, batendo o calcanhar no oponente, com um dos pés (segundo a tradição oral o nome deve-se à reação de escravos quando obrigados a beijar a mão do senhor-de-engenho). Durante o movimento é feita a remada.
Martelos:
.Martelo-em-pé: Golpe desferido em três momentos: inicia-se com uma das pernas encolhida lateralmente; o pé pode bater com a ponta, o peito ou a chapa, na frente. O retorno se dá da mesma forma que o início e, durante o movimento, há remada. O pé bate e volta.
.Martelo-no-chão: Parte-se da negativa, podendo-se terminar o movimento em pé ou continuar no chão. A caracterização do golpe consiste em arremessar o umbigo para cima e só colocar uma das mãos no chão após o pé, da perna mais encolhida (de base), atingir o alvo.
.Martelo-passado (rodado): Golpe desferido de pé (da posição vertical), passando o pé pelo alvo e continuando o giro do corpo, até a posição inicial.
Meias-luas:
.Meia-lua-de-compasso: Golpe desferido com duas mãos no chão, batendo o calcanhar do pé que se encontra atrás, com a perna esticada. Isso é feito colocando-se a mão direita no chão, atrás do calcanhar esquerdo e vice-versa. É da torção do tronco que sairá a potência do golpe. Após o movimento, o praticante retorna à posição inicial.
.Meia-lua-presa: O mesmo movimento, com apenas um apoio de mão.
Meia-lua-solta: Há três maneiras de se executar a meia-lua-presa sem apoio (aérea).

Bibliografia

Monografia desenvolvida por João Couto Teixeira no Curso de Especialização no Ensino da Capoeira na Escola, Universidade de Brasília,1998.

 

Fale conosco