Meia LuaMestre PolêmicoCapoeira na EscolaSequênciasRitual e Música
AscaDFMestre Onça-TigreEventos Treinos Regulamento
ParceriasHistória da CapoeiraProjetos
Orquestras e área de competição

PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL
2005 / 2006

Preservação e Memória
Categoria Patrimônio Imaterial

Proponentes: Instituto de Educação Socioambiental - Iesambi / Grupo de Capoeira Meia Lua - DF

Projeto de ensino e produção de material audiovisual lúdico-didático-pedagógico sobre a arte da Capoeira

I - Apresentação

O professor João Couto Teixeira (Polêmico) começou a aprender e treinar Capoeira no dia 21 de maio de 1972, e desde então tem se dedicado a sua prática e ensino, em Juiz de Fora, EUA e Brasília. Possui uma extensa experiência em registros e edições audiovisuais, tendo elaborado 28 fitas de vídeo (VHS), com a participação da FEDF e outras instituições. O Instituto de Educação Socioambiental, do qual é presidente, vem propor editar o material de sua videoteca mostrando, de modo atraente e didático, a arte da Capoeira nos detalhes de seus rituais, na magia da roda, no resgate histórico de seus cânticos, na força de seus movimentos, com entrevistas a alguns de seus principais Mestres e os caminhos que estão sendo trilhados, hoje, pelos seus vários grupos.

Nosso objetivo é contribuir para a valorização cada vez maior da Capoeira, esporte nacional e elemento de interação entre as pessoas. Um maior conhecimento sobre as origens e importância dessa arte será mais um motivo de orgulho para nossos cidadãos. Por ser uma complexa expressão de culturas, a capoeira contribui como ferramenta significativa na construção de uma educação integral, apropriada para o terceiro milênio.

Serão ministradas três aulas semanais de Capoeira, formando, nos dois anos de duração do projeto, até 100 alunos aptos a realizar os vários movimentos dessa arte e também cantar seus cânticos e tocar os vários instrumentos utilizados na roda: berimbau, atabaque (conga), pandeiro, agogô, afoxê, reco-reco.

Serão produzidos sete vídeos, de 20 minutos cada, abordando os tópicos: O Ritual da Roda de Capoeira - Angola e Regional; Cantos e Toques de Berimbau; Movimentos 1 e 2; Grandes Mestres; Histórias da Capoeira; e A Capoeira Hoje. Do total de 1000 fitas de vídeo e 2000 cd-roms, nossa proposta é que 70% desse material seja distribuído para escolas públicas, e o restante utilizado para a sustentabilidade e continuidade do projeto. Esperamos, ao fim destes dois anos, termos formado 100 novos capoeiristas e uma orquestra para apresentações.

Para a aquisição do material necessário e a realização deste trabalho estamos solicitando o valor de R$ 193.091,37. O Instituto de Educação Socioambiental - Iesambi, tem em seu estatuto (vide art. 35), todas as qualificações exigidas pela Lei 9.790/99, para a realização desta parceria com a Petrobras.

II - Objetivo

Objetivo geral: prática de Capoeira como liberdade de expressão, e também como formadora de identidade nacional e internacional de cidadãos, envolvendo os alunos dentro do espírito de respeito ao próximo, à nossa história, nossas tradições e desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, além de disciplina e trabalho em grupo.

Equipe

João Couto Teixeira - Coordenador técnico. Responsável pelas aulas de Capoeira e formação da orquestra, auxiliar na produção dos roteiros e edição dos vídeos. Professor de Capoeira e Biologia Mestre de Capoeira e Biólogo

Maria Izabel Xible - Responsável pela pesquisa histórica, auxiliar nas aulas de Capoeira, produção dos roteiros e edição dos vídeos Capoeirista e professora de História e Filosofia Bacharel e licenciada em História

Peter Faluhelyi - Responsável pela edição dos vídeos, auxiliar na produção dos roteiros e contatos para distribuição Professor de Física e engenheiro Física (bacharel e licenciado) e Engenheiro Civil

Maria Aparecida Paixão - Responsável pela parte administrativa, auxiliar na divulgação e distribuição Professora primária Pedagogia

Yuri Soares - Auxiliar na produção dos roteiros, edição dos vídeos, divulgação e distribuição Estudante Ensino médio completo

Monica Jácome de Lucena - Responsável pela divulgação. Promotora de eventos. Estudante de Letras - UnB.

Ludmila Franco - Auxiliar na divulgação, edição dos vídeos e distribuição. Estudante de Biologia - UnB.

Rafael Ulhoa Silva - Auxiliar nas aulas de Capoeira, formação da orquestra, edição dos vídeos e divulgação. Estudante secundarista e capoeirista.

Laura Cavalieri Bisio - Responsável pelas apostilas e traduções, auxiliar nas aulas de Capoeira, pesquisa e edição dos vídeos Professora de inglês e educação socioambiental. Capoeirista, Bióloga (bacharel e licenciada), Mestre em Biologia Molecular.

Currículo dos proponentes Iesambi / Meia Lua:

O Grupo de Capoeira Meia Lua, DF tem atuado no ensino e prática de capoeira desde 1989, na UnB. Possui vários alunos que hoje são mestres e continuam sua tradição. Tem feito apresentações em diversas escolas do DF e registrado esses e outros encontros com grandes Mestres de Capoeira. Participou da 52ª Reunião da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), com o mini-curso: "Capoeira para Iniciantes", de 10 a 14 de julho de 2000. Projeto Capoeira na Escola, praticado no Centro de Ensino Asa Norte (CEAN) e Centro de Ensino Médio Setor Leste (CEMSL), até agosto de 2005. Atualmente, atua no Café Planalto, Sobradinho/DF. A parceria com o Iesambi vem desde sua criação, pois seu coordenador é sócio fundador desta instituição e seu presidente. O Instituto de Educação Socioambiental: organizou e participou do Curso de Formação de Agentes ambientais Voluntários, em parceria com a instituição Companheiros Andarilhos de Brasília (Cabra), ministrado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), em Brasília, dez/2002. Participação no programa"Adote uma Nascente", da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (Semarhdf), tendo adotado a Nascente da Semente, localizada na Arie JK, Taguatinga/DF, em 2003. Participação na criação do Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul, Brasília/DF (Decreto n. 24.036, de 10 de setembro de 2003). Participação na Pré-conferência do Meio Ambiente do DF em 2003 e 2005. Trabalho voluntário de recuperação de área de Cerrado no CEMSL, até agosto de 2005. Parceria com o dep. de Eng. Florestal da UnB, na implantação de um módulo experimental de recuperação de Cerrado, no CEMSL, em dez/2004.

Currículo do coordenador técnico:

Mestre de Capoeira há 24 anos. ensinou a arte nas cidades de Minnesota e Washington DC, EUA, 1979, tendo participado de progama ao vivo na "Washington Public Radio", no programa "Berimbau", onde tocou acompanhando outros ritmos, inclusive um rap. Desenvolveu atividades didático-pedagógicas na UnB, de 1981 a 1984. Ao lecionar Biologia pela Secretaria de Estado de Educação do DF, desenvolveu, paralelamente, o projeto "Capoeira na Escola", de 1985 a 2005. Foi Diretor da Escola Classe 409 norte, 1995 e produziu 28 fitas de vídeo. Participou dos cursos: TV na escola e os Desafios de Hoje, UnB, 2001; PIEC: Produção de material interdisciplinar, UnB, 2001; Introdução à Informática Educativa, GDF/SEEDF/EAPE; Administração Escolar, lato sensu, Universidade Salgado de Oliveira, 1996; Administração Educacional, lato sensu, Associação Salgado de Oliveira de Educação; I Curso de Capoeira Regional - Mestre Pombo de Ouro, 2000, Sobradinho/DF; Metodologia de Ensino e Planejamento Educacional, lato sensu, Universidades Clarentianas, Batatais/SP, 1988. Começou a aprender e treinar Capoeira em 21 de maio de 1972.


Fale conosco