PRÁTICAS DE CAPOEIRA NA ESCOLA I
- APRESENTAÇÃO
O ensino de capoeira representa uma oportunidade
para a integração entre diferentes componentes curriculares como
história, educação física, geografia, física,
artes plásticas, música e outros, além de mobilizar os setores
do desporto, turismo, meio ambiente, saúde, segurança, para citar
alguns. A capoeira foi evoluindo dentro dos princípios básicos
tradicionais até que, em janeiro de 1973, foi oficializada como uma luta
eminentemente brasileira, sob a Regulamentação Nacional da Capoeira.
Hoje não há motivo para se praticar a capoeira apenas como luta,
já que se extinguiram as perseguições raciais oficiais em
nosso país, o que justificava essa necessidade de defesa. Trabalhamos pela
organização de evidências que não apenas comprometem
a capoeira com a libertação da expressão, mas também
com a formação de identidade nacional e internacional de cidadãos,
abrindo as portas das escolas, hospitais, teatros e cinemas, neste novo milênio.
II
- OBJETIVO
Prática de Capoeira como liberdade de expressão,
e também como formadora de identidade nacional e internacional de cidadãos,
envolvendo os alunos dentro do espírito de respeito ao próximo,
à nossa história, nossas tradições e desenvolvendo
habilidades físicas, motoras, musicais, além de disciplina e trabalho
em grupo. III
- JUSTIFICATIVA
A
Capoeira vem sendo cada vez mais valorizada, não só no Brasil como
no exterior, e esperamos, em um futuro próximo, que seja reconhecida como
esporte olímpico. Infelizmente, ainda existem alguns preconceitos e discriminação
em relação aos seus praticantes, por falta de informação
e esclarecimento. A apresentação de seus aspectos históricos,
musicais, principais características e representantes, e todas as vantagens
advindas da sua prática, irá contribuir para difundir a Capoeira
e modificar qualquer impressão negativa que ainda exista a seu respeito.
Fotos
|