Meia LuaMestre PolêmicoCapoeira na EscolaSequênciasRitual e Música
AscaDFMestre Onça-TigreEventos Treinos Regulamento
ParceriasHistória da CapoeiraProjetos
Orquestras e área de competição

PRÁTICAS DE CAPOEIRA NA ESCOLA


I - APRESENTAÇÃO

O ensino de capoeira representa uma oportunidade para a integração entre diferentes componentes curriculares como história, educação física, geografia, física, artes plásticas, música e outros, além de mobilizar os setores do desporto, turismo, meio ambiente, saúde, segurança, para citar alguns.
A capoeira foi evoluindo dentro dos princípios básicos tradicionais até que, em janeiro de 1973, foi oficializada como uma luta eminentemente brasileira, sob a Regulamentação Nacional da Capoeira.
Hoje não há motivo para se praticar a capoeira apenas como luta, já que se extinguiram as perseguições raciais oficiais em nosso país, o que justificava essa necessidade de defesa. Trabalhamos pela organização de evidências que não apenas comprometem a capoeira com a libertação da expressão, mas também com a formação de identidade nacional e internacional de cidadãos, abrindo as portas das escolas, hospitais, teatros e cinemas, neste novo milênio.

II - OBJETIVO

Prática de Capoeira como liberdade de expressão, e também como formadora de identidade nacional e internacional de cidadãos, envolvendo os alunos dentro do espírito de respeito ao próximo, à nossa história, nossas tradições e desenvolvendo habilidades físicas, motoras, musicais, além de disciplina e trabalho em grupo.


III - JUSTIFICATIVA

A Capoeira vem sendo cada vez mais valorizada, não só no Brasil como no exterior, e esperamos, em um futuro próximo, que seja reconhecida como esporte olímpico. Infelizmente, ainda existem alguns preconceitos e discriminação em relação aos seus praticantes, por falta de informação e esclarecimento. A apresentação de seus aspectos históricos, musicais, principais características e representantes, e todas as vantagens advindas da sua prática, irá contribuir para difundir a Capoeira e modificar qualquer impressão negativa que ainda exista a seu respeito.

Fotos


Fale conosco