Inicial Atividades Notícias / Interesites
Campanhas
Participe Contato

Respeito ao Código Florestal

As modificações feitas na legislação de Santa Catarina são passos na direção contrária ao bom senso, a tudo que vem sendo veiculado a respeito do aquecimento global e dos desastres ambientais que estão cada vez mais intensos.

Há pouco tempo fizemos parte de uma campanha nacional para ajudar os desabrigados das enchentes nesse estado. E várias reportagens apontaram o desmatamento das margens dos rios como um dos principais responsáveis pelo que estava acontecendo.

Agora é com enorme supresa que vemos um dos grupos responsáveis por esse desmatamento, os agricultores, querendo a oficialização dessa prática nefasta, que só traz problemas ao estado e ao país como um todo.

Antes de diminuir essas áreas de preserva
ção permanente (APP) o mais apropriado seria aumentá-las.

Muitos rios e córregos do Estado tem suas margens desmatadas ou suas matas de galeria sofrendo algum impacto a menos de 30m. Segundo legislação federal, esta é a distância minima permitida, sendo o cálculo feito conforme a largura do rio. As árvores são muito importantes para a proteção dos rios e a penetração da água no solo - clique aqui para saber mais.

Essa é uma das razões pelas quais ocorrem enchentes tão intensas nesse estado e em outros locais. A quantidade de água que está inflitrando-se no solo e escorrendo pelos rios cada vez diminui mais, pelo desmatamento e o assoreamento, a perda de profundidade dos rios (mais detalhes clique aqui).

Rios com margens desmatadas tem que ser recuperados com vegetação protetora e não ter permitida por lei sua destruição.
Todos tem o direito de errar, mas permanecer no erro só irá trazer mais problemas ambientais ao povo do Estado de Santa Catarina, à sua economia e seu futuro. Por isso os cidadãos catarinenses devem se manifestar contra essa ceifada em seus direitos ambientais, por rios sadios, por seguran
ça de que nao irão perder tudo na próxima enchente.

O Governo do Estado deve fazer com que os responsáveis pela retirada da vegetação das margens de rios e nascentes recuperem essas margens e assim também estarão ganhando, pois com certeza são afetados pelas enchentes de alguma forma.

O sistema de agrofloresta pode ser uma das técnicas, onde temos árvores associadas com legumes e verduras, um policultivo que, aos poucos vai transformando a terra nua em um prodígio de alimento, remédio, madeira, oxigênio, biodiversidade e equilibrio térmico e hídrico.

A recuperação nunca vai ser igual ao original, mas pode até tornar-se melhor.

Vamos cumprir a legislação ambiental!

A crise ambiental é real, não adianta tentar nos enganar modificando a lei, a realidade só vai mudar se agirmos preservando e recuperando o ambiente.



 Importância Dicas Ciclo Água / Árvores Espécies de Árvores