InicialAtividadesNotícias / Interesites
Campanhas
ParticipeContato

CEAN 2008

Disponibilizamos a seguir alguns projetos desenvolvidos pelo Prof. Peter Faluhelyi no Centro de Ensino da Asa Norte (CEAN), Brasília/DF.

O Projeto de Lançamento de Foguetes, iniciado em 2006, foi transformado, em 2007, para uma prática de laboratório em que são determinadas certas grandezas físicas durante o experimento com os alunos. Portanto, nesse momento é diferente daquele feito ano passado, como divulgação do conhecimento na área aeroespacial: história, inventos, exemplos atuais de produtos como satélites e naves, e ainda de quebra foi feito um experimento prático de lançamento de foguete na escola. Atualmente, ele compõe apenas uma das práticas de laboratório de Física.

O Projeto de Coletor Solar está sendo realizado por alunos de dependencia em Física do 2º ano, com aulas práticas de como funciona o aquecedor solar, trabalhando a instalação do coletor sobre um dos telhados da escola e fazendo todas as ligações hidráulicas respectivas para o funcionamento. Depois, cálculos respectivos à termodinâmica seguindo um modelo simplificado.

O Projeto de Ambientação das Salas de Aula está ainda na parte de estudos, junto com o professor de teoria na sala de Física. Estamos medindo a umidade relativa do ar, com a colocação de tubos de umidificação do ar na sala e até mesmo colocação de tubos sobre o telhado da sala. Outra idéia é fazer com que a sala fique com o telhado ecológico: terra e grama, por exemplo.

Contribuições, sugestões, críticas e elogios mande sua mensagem aqui.


Foguete
Tubos de umidificação
Coletor Solar