PROJETO
INTERDISCIPLINAR: LANÇAMENTO DE FOGUETES 2006
INTRODUÇÃO
A
idéia de trazer à tona o tema sobre plataformas espaciais
e veículos lançadores é mostrar a importância,
no mundo atual, dos resultados das pesquisas sobre a radiação
cósmica, o sistema solar, o Sol, em especial de alguns astros
mais próximos como o satélite da Terra – a Lua,
e outros planetas também próximos como Marte e Vênus.
É claro que o programa espacial da humanidade não se
encerra com esses poucos pontos aqui mencionados, na verdade seria
interessante sair do sistema solar e encontrar algum sistema parecido
com o nosso e que seja habitável. Entretanto, isto está
longe de acontecer, porque o sistema mais próximo, alfa do
Centauro, está a quatro anos-luz da Terra. Nenhuma nave com
tecnologia atual seria capaz de chegar naquele sistema tripulado.
A proposta de um curso sobre Astronáutica, e em especial sobre
plataformas e veículos lançadores para alunos de 2º
grau é fascinante, porque pode fazer com que alguns alunos
tenham a curiosidade de saber como funciona o sistema de lançamento
de foguetes, e talvez isto virar uma futura proposta concreta profissional
daqueles estudantes. O curso mostrará um breve histórico
sobre os principais acontecimentos que proporcionaram o desenvolvimento
de plataformas de lançamento, bem como a
propulsão e controle da estabilidade de veículos lançadores.
Ao
final do curso o estudante terá uma noção dos
conflitos enfrentados pelas nações para dominar a tecnologia
espacial, e quanto a humanidade se aproximou
de uma tecnologia de paz. Não devemos somente nos prender aos
primórdios da tecnologia de foguetes que passou pela 2º
Guerra Mundial com seus resultados nefastos como V-2 de von
Braun, mas continuar perseverando rumo ao conhecimento de
nossa galáxia e talvez de outras vizinhas. Outra noção
clara será dada na aplicação dos conhecimentos
de Física, em nível de ensino médio, para lançar
um protótipo de foguete com materiais reutilizados, i.e. material
que seria descartado no lixo, sendo aproveitado como recurso didático
em aulas práticas deste curso.
OBJETIVOS
Mostrar a história sobre
a tecnologia de plataformas de lançamento e foguetes
Construir
uma plataforma de foguetes com propulsão a ar comprimido
Construir
um protótipo de foguete com propulsão a ar comprimido
Lançar
os foguetes construídos por meio de procedimentos de segurança
METODOLOGIA
O curso será ministrado em duas fases para o 2º semestre
do ano letivo. Os alunos terão quatro aulas semanais. A primeira
fase durará 1 mês e meio e
segunda mais 1 mês e meio, totalizando 3 meses. A primeira fase
terá na primeira aula a sensibilização dos alunos
que nela se inscreveram. Nas duas aulas seguintes, o curso mostrará
os diversos períodos da pesquisa sobre a invenção
do avião e lançamentos de foguetes a partir de Newton,
passando pelas experiências de Santos Dumont e irmãos
Wright, acrescentando as de Tsiolkovsky
até os tempos atuais. Na segunda fase, serão realizados
os foguetes e as plataformas de lançamento com material reutilizado
do lixo doméstico. A
tabela 1 mostrará a distribuição das aulas por
assuntos e atividades.
data
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assunto
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1A
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1E
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1F
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2F
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2G
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11/9
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Sensibilização
por meio de audiovisual de cenas reais de foguetes lançados
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15/9
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Sensibilização
por meio de audiovisual de cenas reais de foguetes lançados
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18/9
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Breve
histórico da corrida espacial e os seus benefícios
para a sociedade
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22/9
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Breve
histórico da corrida espacial e os seus benefícios
para a sociedade
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25/9
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Avaliação sobre a
parte histórica da corrida espacial
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29/9
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Avaliação
sobre a parte histórica da corrida espacial
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2/10
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Estudos
sobre veículos lançadores
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6/10
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Estudos
sobre veículos lançadores
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9/10
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Avaliações
sobre veículos lançadores
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13/10
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Avaliações
sobre veículos lançadores
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16/10
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Construção
de foguetes a ar comprimido
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20/10
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Construção
de foguetes a ar comprimido
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23/10
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Construção
de plataformas de lançamento de foguetes
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27/10
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Construção
de plataformas de lançamento de foguetes
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30/10
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Construção
de plataformas de lançamento de foguetes
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3/11
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Lançamento
de foguetes
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6/11
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Lançamento
de foguetes
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10/11
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Lançamento
de foguetes
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13/11
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Lançamento
de foguetes
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17/11
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Avaliações
finais sobre Física de foguetes
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20/11
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Avaliações
finais sobre Física de foguetes
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24/11
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Avaliações
finais sobre Física de foguetes
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27/11
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Avaliações
para aqueles com atestado médico
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1/12
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Avaliações
para aqueles com atestado médico
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RECURSOS
MATERIAIS E HUMANOS
 Os recursos materiais virão
da reutilização de resíduos sólidos provenientes
da triagem do lixo doméstico, especialmente garrafas PET e
latas de alumínio. O resto do material será comprado
pela turma como fita adesiva, tubos e conexões de PVC de 20
mm, materiais específicos de vedação, parafusos
longos para fixação das plataformas no solo, válvula
de bicicleta, adesivo éster acrilato (Superbond)
e cinta plástica para fazer amarração do foguete
enquanto se enche de ar comprimido (tempo para fazer a contagem regressiva).
A bomba manual de ar para bicicleta com manômetro para medida
das pressões de ar comprimido, realizadas com aa faixa permitida
de segurança e ferramentas específicas, como máquina
de furar, ferramenta para fazer rosca em tubos de PVC, martelo para
fixação da plataforma de lançamento de foguetes,
alicate e torno mecânico para fazer rasgo circunferencial na
superfície do tubo para colocação de anel de
vedação de borracha.
O recurso humano
será da própria escola, isto é realizado com
o professor de Física do vespertino, Peter =
Faluhelyi e os alunos inscritos das turmas do vespertino, de
1ª A, 1ª F, 1ª E, 2ª F e 2ª G, no projeto
interdisciplinar: Lançamento de Foguetes.
REALIZADORES
Secretaria de Educação
– Centro de Ensino Médio Asa Norte (CEAN) – Laboratório
de Informática (LabInfo – CEAN) - Laboratório de Ciências
(CEAN) – Associação de Pais, Alunos, Auxiliares
e Mestres (APAAM).
COLABORADORES
AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA ESCOLA (AEB ESCOLA)