PROJETO INTERDISCIPLINAR: LANÇAMENTO DE FOGUETES 2006

INTRODUÇÃO

     A idéia de trazer à tona o tema sobre plataformas espaciais e veículos lançadores é mostrar a importância, no mundo atual, dos resultados das pesquisas sobre a radiação cósmica, o sistema solar, o Sol, em especial de alguns astros mais próximos como o satélite da Terra – a Lua, e outros planetas também próximos como Marte e Vênus. É claro que o programa espacial da humanidade não se encerra com esses poucos pontos aqui mencionados, na verdade seria interessante sair do sistema solar e encontrar algum sistema parecido com o nosso e que seja habitável. Entretanto, isto está longe de acontecer, porque o sistema mais próximo, alfa do Centauro, está a quatro anos-luz da Terra. Nenhuma nave com tecnologia atual seria capaz de chegar naquele sistema tripulado. A proposta de um curso sobre Astronáutica, e em especial sobre plataformas e veículos lançadores para alunos de 2º grau é fascinante, porque pode fazer com que alguns alunos tenham a curiosidade de saber como funciona o sistema de lançamento de foguetes, e talvez isto virar uma futura proposta concreta profissional daqueles estudantes. O curso mostrará um breve histórico sobre os principais acontecimentos que proporcionaram o desenvolvimento de plataformas de lançamento, bem como a propulsão e controle da estabilidade de veículos lançadores.

     Ao final do curso o estudante terá uma noção dos conflitos enfrentados pelas nações para dominar a tecnologia espacial, e quanto a humanidade se aproximou de uma tecnologia de paz. Não devemos somente nos prender aos primórdios da tecnologia de foguetes que passou pela 2º Guerra Mundial com seus resultados nefastos como V-2 de von Braun, mas continuar perseverando rumo ao conhecimento de nossa galáxia e talvez de outras vizinhas. Outra noção clara será dada na aplicação dos conhecimentos de Física, em nível de ensino médio, para lançar um protótipo de foguete com materiais reutilizados, i.e. material que seria descartado no lixo, sendo aproveitado como recurso didático em aulas práticas deste curso.

 

OBJETIVOS

Mostrar a história sobre a tecnologia de plataformas de lançamento e foguetes

Construir uma plataforma de foguetes com propulsão a ar comprimido

Construir um protótipo de foguete com propulsão a ar comprimido

Lançar os foguetes construídos por meio de procedimentos de segurança

 

METODOLOGIA

 O curso será ministrado em duas fases para o 2º semestre do ano letivo. Os alunos terão quatro aulas semanais. A primeira fase durará 1 mês e meio e segunda mais 1 mês e meio, totalizando 3 meses. A primeira fase terá na primeira aula a sensibilização dos alunos que nela se inscreveram. Nas duas aulas seguintes, o curso mostrará os diversos períodos da pesquisa sobre a invenção do avião e lançamentos de foguetes a partir de Newton, passando pelas experiências de Santos Dumont e irmãos Wright, acrescentando as de Tsiolkovsky até os tempos atuais. Na segunda fase, serão realizados os foguetes e as plataformas de lançamento com material reutilizado do lixo doméstico.  A tabela 1 mostrará a distribuição das aulas por assuntos e atividades.

data

assunto

1A

1E

1F

2F

2G

11/9

Sensibilização por meio de audiovisual de cenas reais de foguetes lançados

 

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15/9

Sensibilização por meio de audiovisual de cenas reais de foguetes lançados

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18/9

Breve histórico da corrida espacial e os seus benefícios para a sociedade

 

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22/9

Breve histórico da corrida espacial e os seus benefícios para a sociedade

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25/9

Avaliação  sobre a parte histórica da corrida espacial

 

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29/9

Avaliação sobre a parte histórica da corrida espacial

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2/10

Estudos sobre veículos lançadores

 

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6/10

Estudos sobre veículos lançadores

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9/10

Avaliações sobre veículos lançadores

 

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13/10

Avaliações sobre veículos lançadores

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16/10

Construção de foguetes a ar comprimido

 

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20/10

Construção de foguetes a ar comprimido

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23/10

Construção de plataformas de lançamento de foguetes

 

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27/10

Construção de plataformas de lançamento de foguetes

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30/10

Construção de plataformas de lançamento de foguetes

 

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3/11

Lançamento de foguetes

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6/11

Lançamento de foguetes

 

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10/11

Lançamento de foguetes

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13/11

Lançamento de foguetes

 

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17/11

Avaliações finais sobre Física de foguetes

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20/11

Avaliações finais sobre Física de foguetes

 

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24/11

Avaliações finais sobre Física de foguetes

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27/11

Avaliações para aqueles com atestado médico

 

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1/12

Avaliações para aqueles com atestado médico

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 RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

 Os recursos materiais virão da reutilização de resíduos sólidos provenientes da triagem do lixo doméstico, especialmente garrafas PET e latas de alumínio. O resto do material será comprado pela turma como fita adesiva, tubos e conexões de PVC de 20 mm, materiais específicos de vedação, parafusos longos para fixação das plataformas no solo, válvula de bicicleta, adesivo éster acrilato (Superbond) e cinta plástica para fazer amarração do foguete enquanto se enche de ar comprimido (tempo para fazer a contagem regressiva). A bomba manual de ar para bicicleta com manômetro para medida das pressões de ar comprimido, realizadas com aa faixa permitida de segurança e ferramentas específicas, como máquina de furar, ferramenta para fazer rosca em tubos de PVC, martelo para fixação da plataforma de lançamento de foguetes, alicate e torno mecânico para fazer rasgo circunferencial na superfície do tubo para colocação de anel de vedação de borracha.

   O recurso humano será da própria escola, isto é realizado com o professor de Física do vespertino, Peter = Faluhelyi e os alunos inscritos das turmas do vespertino, de 1ª A, 1ª F, 1ª E, 2ª F e 2ª G, no projeto interdisciplinar: Lançamento de Foguetes.

REALIZADORES

      Secretaria de Educação – Centro de Ensino Médio Asa Norte (CEAN) – Laboratório de Informática (LabInfo – CEAN) - Laboratório de Ciências (CEAN) – Associação de Pais, Alunos, Auxiliares e Mestres (APAAM).

COLABORADORES

     AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA ESCOLA (AEB ESCOLA)