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Oficina de Arborização
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CEANOficina de Arborização - 2007/2009Professores: Peter e Donizeti 1. INTRODUÇÃO O projeto visa amenizar a temperatura ambiente e aumentar a umidade relativa do ar dos blocos administrativo e salas de aula da escola. É possível por meio de planejamento, obedecendo a critérios de afastamento de árvores das projeções dos blocos, melhorar as condições microclimáticas do ambiente de trabalho, além de favorecer nas salas de aula o melhor aprendizado dos alunos. O plantio de árvores ameniza o clima, purifica o ar e o solo, contribui para a estética do ambiente e economia de energia, provisão de alimentos e remédios e diminuição da poluição sonora, reduzindo o impacto ambiental na época das chuvas, a erosão do solo e o assoreamento dos recursos hídricos. As árvores aumentam a infiltração de água no solo, evitam o assoreamento de corpos de água e contribuem para a formação de chuva por meio da transpiração. As árvores escolhidas serão preferencialmente nativas e frondosas, como também árvores frutíferas que se adaptaram ao clima do Cerrado. 2. Objetivo - Preparar o viveiro de mudas arbóreas 3. Ações Na primeira fase do projeto será realizado projeto de construção
de um viveiro, junto com os alunos, com um ponto de água para rega
das mudas. O local do viveiro será estabelecido em comum acordo
com a direção da escola. O viveiro será de dimensões
6 m de comprimento por 5 m de largura, isto é de área 30
m2, de estrutura de madeira com caibros de seção transversal
de 3 cm x 3 cm e pé-direito de 2,5 m, com coberto de tela plástica
(sombreiro) nas laterais e na cobertura, e aberto na parte frontal dele.
No interior, serão dispostos 10 caixas de sementeiras de amianto
(ou de plástico reciclado) fixadas à altura de 1m do chão
ao longo das paredes do viveiro, e no centro numa disposição
retangular, também a 1 m do chão as mudas de árvores.
Ainda nesta fase teremos realizado a planta baixa juntamente com os alunos,
de um sistema de irrigação por gotejamento das árvores
existentes e daquelas que serão plantadas ao longo do período
das oficinas. Desta forma, evitaremos desperdício de água,
e teremos o controle do consumo de mensal, nos horários estabelecidos
de funcionamento do sistema de irrigação entre os responsáveis
pelo projeto e a administração da escola. Depois, virá
a execução da instalação da tubulação
com ramais principais (diâmetro de ¾") e secundários
(diâmetro de 1/2"). Esta fase se compõe de estudo e
desenho do viveiro e do sistema de irrigação com orçamentos,
respectivos em lojas comerciais. Nesta fase, será dado fundamentos
teóricos para os procedimentos desta fase do projeto nas quartas
no 1º e 2º horários no vespertino. 4.Cronograma da oficina 1º bimestre - 1ª fase do projeto 21/3 - Fundamentos teóricos para realização de projeto de arborização. Realização de um esboço da locação e da disposição das sementeiras do viveiro com medidas na área verde da escola. Abordagem de possíveis materiais para construção de um viveiro e de sementeiras. 28/3 - Realização de planta de locação do viveiro, conforme planta de situação da escola, realizado pelos alunos em papel manteiga, com escala 1:1000. Planta baixa do viveiro, com papel manteiga, em escala 1:50. Planta de instalação hidráulica do ponto de água. 4/4 - Verificação e possíveis correções das plantas baixas do viveiro. Levantamento do orçamento da construção do viveiro. Realização de um esboço da locação da rede de tubulação com ramais principais e secundários do sistema de irrigação por gotejamento, registrando as posições e medidas dos comprimentos dos trechos de tubulação. 11/4 - Realização de planta de instalação hidráulica da tubulação do sistema de irrigação das árvores por gotejamento com os ramais principais e secundários, em papel manteiga, com escala 1:1000. 18/4 - Verificação e possíveis correções da planta di instalação hidráulica do sistema de irrigação das árvores. Levantamento de orçamentos dos materiais para construção do sistema de irrigação. 25/4 - Propostas de patrocínios para adquirir o material para a fase 2ª fase do projeto que é a execução do viveiro e do sistema de irrigação. Fechamento das avaliações do projeto. Fazer exposição do projeto durante os intervalos culturais. 2º bimestre - 2ª fase do projeto 2/5 - Fundamentos teóricos para os procedimentos de execução do viveiro e do sistema de irrigação por gotejamento. 9/5 - Organização do material adquirido para o viveiro e o sistema de irrigação por gotejamento dentro da sala do OCEANO VERDE. Levantamento de doação de adubo da Belacap ou lodo ativado da CAESB com o devido custo de transporte do adubo. 16/5 - Execução de escavação para colocação de tubos e conexões da rede de tubulação conforme planta baixa do sistema de irrigação por gotejamento. Instalação de conexões e gotejadores às linhas de tubulações. Tampar com a terra retirada as tubulações ligadas entre si. 23/5 - Continuação da execução do sistema de colocação de tubos e conexões dos ramais principais e secundários do sistema de irrigação. 30/5 - Execução do viveiro de mudas, conforme planta baixa incluindo a fixação das sementeiras em bancadas. 6/6 - Continuação do viveiro de mudas, conforme planta baixa. Colocação de terra adubada dentro das sementeiras. 13/6 - Adubação de árvores existentes e também de covas já existentes. 20/6 - Continuação de adubação de árvores e de covas. Preparação de novas covas de árvores frondosas nativas. 27/6 - Plantio de árvores nativas frondosas selecionadas. Preparação de caramanchões e estruturas de madeira para árvores frutíferas. 4/7 - Plantio de árvores frutíferas adaptadas ao Cerrado. 11/7 - Fechamento de avaliações do 2º bimestre. 5. Recursos humanos e materiais Os recursos humanos são os professores responsáveis pelo
projeto e os alunos inscritos na oficina, em conjunto com a administração
da escola para documentos de solicitação de materiais de
doação ou patrocínio para o projeto. 6. Resultados esperados - Projeto com plantas baixas do viveiro e do sistema de irrigação
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