Importância Dicas Ciclo Água / Árvores Espécies de Árvores Nascemte


Uma floresta de Jussaras que abriga uma nascente ou uma nascente que alimenta uma floresta?

Em 2003 o Iesambi adotou a Nascente da Semente, localizada na Chácara 28 da Área de Relevante Interesse Ecológico JK (ARIE JK), próxima à via de ligação Samambaia-Taguatinga. Mais tarde a Semarh (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, já extinta) entrou em contato conosco informando que seria criado um parque no local e que nós não éramos mais adotantes da nascente.

Infelizmente isso não aconteceu e continuou o parcelamento dessa área e o desmatamento e assoreamento da mata associada a ela. Em 2009, um morador denunciou o cercamento e um maior impacto antrópico à floresta.

O Iesambi foi ao local no dia 19 de setembro de 2009 e verificou que está ocorrendo uma grave degradação da Nascente da Semente. Em vários locais o solo hidromórfico (preto, característico de nascentes) está exposto devido à retirada da vegetação.

Conversamos com os moradores, alertando-os para o perigo de perderem essa área privilegiada, esse patrimônio natural que está tão perto deles. Distribuimos um panfleto (de meia folha, frente e verso, para evitar desperdício) sobre a importância das árvores e a idéia de criar um parque no local foi muito bem recebida.

Demos início, junto ao Ibram, do pedido de criação, para que ele se concretize.
A Subsecretaria de Defesa do Solo e Água (Sudesa) também está ajudando, e vai ser montado um plano de ação para que as áreas desmatadas sejam recuperadas e o parque seja criado.

A Jussara (Euterpe edulis) é uma palmeira do mesmo gênero do Açaí e espécie predominante dessa mata. Suas numerosas sementes, que cobrem todo o solo da área, deram origem ao nome da nascente.

Vamos criar um parque no local para preservar a nascente, essa floresta única no DF.

Assista alguns vídeos feitos na Nascente da Semente em setembro de 2009


Vídeo 1

As espécies presentes na mata e o problema do assoreamento por entulho jogado na área de preservação permanente
Vídeo 2

A substituição da mata nativa pelo capim e a batalha para o reflorestamento das bordas desmatadas

Vídeo 3

A força das águas que brotam desta nascente

     
Mata da Nascente em 2003
Degradação em setembro de 2009
Tubulação que joga água da chuva com entulho direto na nascente

Nascente da Semente