Apresentação Estatuto Equipe Resultados Projetos Fale conosco

Quantas crianças são arrastadas até a morte, durante anos, pela desnutrição?

Acho natural, na dor ao perder um filho, um parente, um amigo, e mesmo ao presenciar crimes pela televisão, nossa primeira reação ser a da vingança, a punição imediata dos culpados, com a mesma violência de que foram capazes. E depois, com um pouco mais de calma, a cobrança por justiça, punições mais severas, um maior número de cadeias, que leis sejam criadas e modificadas.

Mas onde está a análise, a busca pelas causas de tanta violência?

Alguém já questionou o que pensam jovens, que têm como única alternativa de trabalho receber um salário mínimo (R$ 350,00), quando vêem senadores e deputados, que ganham mais de R$ 10.000,00 por mês, roubando e ficando impunes, sem nem ao menos devolver o dinheiro? Será que tudo isso também não está contribuindo para o aumento da violência? Para mim, ao menos uma das causas para todos esses crimes está nos nossos "representantes", que deveriam dar o exemplo e, ao contrário, promovem uma violência sutil, roubando e impedindo que o povo obtenha sua consciência como cidadão, com uma educação de baixa qualidade, serviços de saúde precaríssimos, e cada vez menos opções de emprego e dignidade.

E falo isso sem partidarismos, somos todos responsáveis por essa situação, nos acomodamos e ficamos esperando que a polícia ou o presidente da república resolva o problema. Projetos sociais ajudam, mas somente ações efetivas de integração de toda a população no processo produtivo do país, com um salário justo, vão desmantelar todo esse esquema de violência. Não se escolhe o crime quando se tem a opção de um trabalho digno. (a não ser em casos patológicos, que precisam de tratamento)

Justiça e, principalmente, oportunidades para todos serão muito mais eficazes que cadeias ou a diminuição da idade penal.

Laura Cavalieri