Curso
de Metodologias de Ensino em Educação Socioambiental
O
Curso de Metodologias de Ensino em Educação Socioambiental
para professores de diferentes níveis de formação
possibilitará a extensão do trabalho a outras escolas.
Devido à proximidade com o Lago Paranoá, professores,
monitores, alunos e parceiros, a partir do programa curricular, redesenham
metodologias, levando as aulas para o Cerrado e suas diferentes fisionomias.
Cada professor receberá mudas de espécies arbóreas
que poderão ser utilizadas na revitalização de
outros espaços.
Objetivo
Geral: Despertar o interesse do participante pelos fenômenos da
natureza através de atividades interativas que visam o desenvolvimento
do seu espírito crítico e estimulam a observação,
registro, discussão, interpretação e comunicação,
de maneira sistemática e transdisciplinar, de dados relativos
aos ecossistemas da hidrobacia do Paranoá e suas áreas
de influência, construindo alternativas aos impactos causados
pela ausência de corredores ecológicos e pelo desmatamento,
suas conseqüências na disponibilidade de água para
o consumo humano, e na manutenção da qualidade de vida,
formação da cidadania, e o estabelecimento de equilíbrio
ambiental.
Métodos:
O curso será ministrado por profissionais da equipe técnica
e convidados. O período de aulas será de meio-horário
para facilitar a participação dos professores e interessados.
A divulgação será feita por meio de cartazes e
ofícios enviados para a direção das escolas públicas
e particulares do DF e suas APAM´s. Será utilizada a sala
do Margem como espaço para as projeções audiovisuais
e aulas teóricas. As atividades práticas serão
realizadas em áreas verdes preservadas, em recuperação
e degradadas, viveiros, hortas, e em trilhas até a margem do
Lago Paranoá, as nascentes do Parque Asa Sul e, aos sábados,
trilha em local mais afastado, a ser escolhido. Dos participantes serão
solicitados relatórios para discussão e avaliação
do curso, no que tange ao conhecimento demonstrado pelos ministrantes
e material didático-pedagógico disponibilizados. Será
feito um cadastro dos participantes para o acompanhamento dos resultados
e avaliação de impacto das atividades.
Programa:
·
Informações sobre os ambientes a serem visitados - nascentes,
zonas de recarga, ambientes límnicos, sementeiras;
· Instrumentos de análise de dados: barômetro (pressão),
condutivímetro, disco de Secchi, medidores de pH, rede de plâncton,
microscópio, gravadores de som e vídeo.
· Vantagens do plantio de árvores em ambientes urbanos;
· Adaptações às condições
do Cerrado, utilidades e identificação das espécies,
e coleta de sementes de espécies arbóreas;
· Atividades práticas de plantio, registro e cuidados
com as mudas e sementes;
· Uso de mapas / localização com o auxílio
de mapas e bússolas;
· Informações sobre as condições
físico-químicas de suas águas e sua influência
sobre os organismos vivos do lago;
· Análise ao microscópio dos organismos planctônicos
coletados.
· Noções de Legislação Ambiental:
Lei dos Crimes Ambientais, n. 9.665, de 12/02/1998; Código Florestal,
Lei 4.771, de 15/09/1965;
· Análise dos danos ambientais causados pela ausência
de corredores ecológicos e pelo desmatamento;
· Coleta dos organismos planctônicos das águas da
lagoa e nascentes do Parque Asa Sul;
· Análise comparativa dos dados do lago, da lagoa e das
nascentes referentes à biodiversidade, temperatura, pH.
· História do Cerrado / Ecologia Humana
· Utilidades das plantas - medicinal, alimentação,
construção, artesanato, entre outras
· Fitofisionomias do Cerrado: solo, rochas, águas, flora
e fauna.
Carga
Horária: 32 horas-aula
Clientela:
Professores dos níveis fundamental, médio e superior,
educadores socioambientais e demais interessados.
Áreas
de interesse: Multidisciplinar
Professores:
JOÃO
COUTO TEIXEIRA, Professor de Biologia (Cemsl) / 9559 9422
LAURA CAVALIERI BISIO, Bióloga, Mestre em Biologia Molecular
/ 9225 2480
MARIA IZABEL MELOTTI, Professora de História e Filosofia (Cruzeiro)
/ 9603 0983
PETER FALUHELYI, Professor de Física (Cesan) / 9957 0603
Cronograma
das atividades:
1º
dia: 4 horas - Profs. João Couto e Peter Faluhelyi
8h - Apresentação do projeto e de vídeos;
9h - Informações sobre os ambientes a serem visitados
- nascentes, zonas de recarga, ambientes límnicos, sementeiras;
10h - Intervalo;
10h20 - Prática com os instrumentos de análise de dados:
barômetro (pressão), condutivímetro, disco de Secchi,
medidores de pH, rede de plâncton, microscópio, gravadores
de som e vídeo.
2º
dia: 4 horas - Profas. Bella Xible e Laura Cavalieri
8h - Leitura em grupo do texto de Magalhães e Crispim, e discussão
sobre as vantagens do plantio de árvores em ambientes urbanos;
9h - Trilha na Água Mineral, com informações sobre
adaptações às condições do Cerrado,
utilidades e identificação das espécies;
10h - Intervalo;
10h20 - Viveiro - atividades práticas de plantio, registro e
cuidados com as mudas e sementes;
11h30 - Plantio na horta e em área em recuperação.
3º
dia: 4 horas - Profs. João Couto e Peter Faluhelyi
8h - Informações sobre o uso de mapas / Prática
de localização com o auxílio de mapas e bússolas;
8h30 - Trilha nas margens do Lago Paranoá, com coleta de dados
e informações sobre as condições físico-químicas
de suas águas e sua influência sobre os organismos vivos
do lago;
10h30 - Coleta de organismos planctônicos do lago e retorno ao
CEMSL;
11h30 - Análise ao microscópio do material coletado.
4º
dia: 4 horas - Profs. João Couto e Laura Cavalieri
8h - Noções de Legislação Ambiental: Lei
dos Crimes Ambientais, n. 9.665, de 12/02/1998; Código Florestal,
Lei 4.771, de 15/09/1965;
9h - Trilha até as nascentes e lagoa do Parque Asa Sul, com avaliação
dos possíveis danos ambientais causados pela ausência de
corredores ecológicos e pelo desmatamento;
10h - Coleta dos organismos planctônicos das águas da lagoa
e da nascente;
11h - Comparação dos dados do lago, da lagoa e da nascente
referentes à microscopia, temperatura, pH, salinidade (condutivímetro).
5º
dia: 4 horas - Profas. Bella Xible e Laura Cavalieri
8h - História do Cerrado / Ecologia Humana
9h - Utilidades das plantas - medicinal, alimentação,
construção, artesanato, entre outras
10h - intervalo
10h20 - Entrega dos relatórios pelos participantes
10h30 - Oficina de manufatura e degustação de chás,
pães e bolos com frutos do Cerrado.
6º
dia (sábado): 8 horas - Toda a equipe e professores convidados
Saída de campo para ambiente natural nos arredores de Brasília,
onde se abordará as diferentes fisionomias do Cerrado, solo,
rochas, águas, flora e fauna.
7º
dia: 4 horas - Profs. Bella Xible e Peter Faluhelyi
8h - Devolução dos relatórios e espaço para
discussão e comentários sobre os resultados;
9h - Distribuição das mudas;
10h - Intervalo
10h20 - Avaliações
11h - Considerações finais / Entrega dos certificados
|