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Curso de Metodologias de Ensino em Educação Socioambiental

O Curso de Metodologias de Ensino em Educação Socioambiental para professores de diferentes níveis de formação possibilitará a extensão do trabalho a outras escolas. Devido à proximidade com o Lago Paranoá, professores, monitores, alunos e parceiros, a partir do programa curricular, redesenham metodologias, levando as aulas para o Cerrado e suas diferentes fisionomias. Cada professor receberá mudas de espécies arbóreas que poderão ser utilizadas na revitalização de outros espaços.

Objetivo Geral: Despertar o interesse do participante pelos fenômenos da natureza através de atividades interativas que visam o desenvolvimento do seu espírito crítico e estimulam a observação, registro, discussão, interpretação e comunicação, de maneira sistemática e transdisciplinar, de dados relativos aos ecossistemas da hidrobacia do Paranoá e suas áreas de influência, construindo alternativas aos impactos causados pela ausência de corredores ecológicos e pelo desmatamento, suas conseqüências na disponibilidade de água para o consumo humano, e na manutenção da qualidade de vida, formação da cidadania, e o estabelecimento de equilíbrio ambiental.

Métodos: O curso será ministrado por profissionais da equipe técnica e convidados. O período de aulas será de meio-horário para facilitar a participação dos professores e interessados. A divulgação será feita por meio de cartazes e ofícios enviados para a direção das escolas públicas e particulares do DF e suas APAM´s. Será utilizada a sala do Margem como espaço para as projeções audiovisuais e aulas teóricas. As atividades práticas serão realizadas em áreas verdes preservadas, em recuperação e degradadas, viveiros, hortas, e em trilhas até a margem do Lago Paranoá, as nascentes do Parque Asa Sul e, aos sábados, trilha em local mais afastado, a ser escolhido. Dos participantes serão solicitados relatórios para discussão e avaliação do curso, no que tange ao conhecimento demonstrado pelos ministrantes e material didático-pedagógico disponibilizados. Será feito um cadastro dos participantes para o acompanhamento dos resultados e avaliação de impacto das atividades.

Programa:

· Informações sobre os ambientes a serem visitados - nascentes, zonas de recarga, ambientes límnicos, sementeiras;
· Instrumentos de análise de dados: barômetro (pressão), condutivímetro, disco de Secchi, medidores de pH, rede de plâncton, microscópio, gravadores de som e vídeo.
· Vantagens do plantio de árvores em ambientes urbanos;
· Adaptações às condições do Cerrado, utilidades e identificação das espécies, e coleta de sementes de espécies arbóreas;
· Atividades práticas de plantio, registro e cuidados com as mudas e sementes;
· Uso de mapas / localização com o auxílio de mapas e bússolas;
· Informações sobre as condições físico-químicas de suas águas e sua influência sobre os organismos vivos do lago;
· Análise ao microscópio dos organismos planctônicos coletados.
· Noções de Legislação Ambiental: Lei dos Crimes Ambientais, n. 9.665, de 12/02/1998; Código Florestal, Lei 4.771, de 15/09/1965;
· Análise dos danos ambientais causados pela ausência de corredores ecológicos e pelo desmatamento;
· Coleta dos organismos planctônicos das águas da lagoa e nascentes do Parque Asa Sul;
· Análise comparativa dos dados do lago, da lagoa e das nascentes referentes à biodiversidade, temperatura, pH.
· História do Cerrado / Ecologia Humana
· Utilidades das plantas - medicinal, alimentação, construção, artesanato, entre outras
· Fitofisionomias do Cerrado: solo, rochas, águas, flora e fauna.

Carga Horária: 32 horas-aula

Clientela: Professores dos níveis fundamental, médio e superior, educadores socioambientais e demais interessados.

Áreas de interesse: Multidisciplinar

Professores:

JOÃO COUTO TEIXEIRA, Professor de Biologia (Cemsl) / 9559 9422
LAURA CAVALIERI BISIO, Bióloga, Mestre em Biologia Molecular / 9225 2480
MARIA IZABEL MELOTTI, Professora de História e Filosofia (Cruzeiro) / 9603 0983
PETER FALUHELYI, Professor de Física (Cesan) / 9957 0603

Cronograma das atividades:

1º dia: 4 horas - Profs. João Couto e Peter Faluhelyi
8h - Apresentação do projeto e de vídeos;
9h - Informações sobre os ambientes a serem visitados - nascentes, zonas de recarga, ambientes límnicos, sementeiras;
10h - Intervalo;
10h20 - Prática com os instrumentos de análise de dados: barômetro (pressão), condutivímetro, disco de Secchi, medidores de pH, rede de plâncton, microscópio, gravadores de som e vídeo.

2º dia: 4 horas - Profas. Bella Xible e Laura Cavalieri
8h - Leitura em grupo do texto de Magalhães e Crispim, e discussão sobre as vantagens do plantio de árvores em ambientes urbanos;
9h - Trilha na Água Mineral, com informações sobre adaptações às condições do Cerrado, utilidades e identificação das espécies;
10h - Intervalo;
10h20 - Viveiro - atividades práticas de plantio, registro e cuidados com as mudas e sementes;
11h30 - Plantio na horta e em área em recuperação.

3º dia: 4 horas - Profs. João Couto e Peter Faluhelyi
8h - Informações sobre o uso de mapas / Prática de localização com o auxílio de mapas e bússolas;
8h30 - Trilha nas margens do Lago Paranoá, com coleta de dados e informações sobre as condições físico-químicas de suas águas e sua influência sobre os organismos vivos do lago;
10h30 - Coleta de organismos planctônicos do lago e retorno ao CEMSL;
11h30 - Análise ao microscópio do material coletado.

4º dia: 4 horas - Profs. João Couto e Laura Cavalieri
8h - Noções de Legislação Ambiental: Lei dos Crimes Ambientais, n. 9.665, de 12/02/1998; Código Florestal, Lei 4.771, de 15/09/1965;
9h - Trilha até as nascentes e lagoa do Parque Asa Sul, com avaliação dos possíveis danos ambientais causados pela ausência de corredores ecológicos e pelo desmatamento;
10h - Coleta dos organismos planctônicos das águas da lagoa e da nascente;
11h - Comparação dos dados do lago, da lagoa e da nascente referentes à microscopia, temperatura, pH, salinidade (condutivímetro).

5º dia: 4 horas - Profas. Bella Xible e Laura Cavalieri
8h - História do Cerrado / Ecologia Humana
9h - Utilidades das plantas - medicinal, alimentação, construção, artesanato, entre outras
10h - intervalo
10h20 - Entrega dos relatórios pelos participantes
10h30 - Oficina de manufatura e degustação de chás, pães e bolos com frutos do Cerrado.

6º dia (sábado): 8 horas - Toda a equipe e professores convidados
Saída de campo para ambiente natural nos arredores de Brasília, onde se abordará as diferentes fisionomias do Cerrado, solo, rochas, águas, flora e fauna.

7º dia: 4 horas - Profs. Bella Xible e Peter Faluhelyi
8h - Devolução dos relatórios e espaço para discussão e comentários sobre os resultados;
9h - Distribuição das mudas;
10h - Intervalo
10h20 - Avaliações
11h - Considerações finais / Entrega dos certificados