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Que notas são essas?

Nem oito nem oitenta!

Esse problema não é novo, Einstein quase repetiu de ano por ter dificuldades com matemática.

A charge acima retrata uma realidade cruel, onde antes tínhamos os alunos carregando toda a culpa por seus resultados, e hoje os professores são tidos como principais responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.

De um lado, alunos que recebem uma gama tremenda de informação por televisores, computadores, e pouca de seus pais, que quase sempre trabalham fora ou não conseguem acompanhar essas mudanças.

Do outro lado, professores que ganham pouco, tem poucos recursos pedagógicos, pouco tempo (na maioria das vezes tem dois empregos) e terminam esgotados e com pouca paciência.

O conhecimento científico e tecnológico aumentou e com isso o conteúdo que os alunos tem que "saber" para passar de ano.
Ao mesmo tempo música, dança, teatro, artes plásticas foram sendo deixadas de lado, para que houvesse mais tempo para estudos "mais importantes", que caem no vestibular.

Temos que chegar a um equilíbrio na educação. E para isso são necessárias mudanças estruturais, curriculares , na formação de professores, na própria arquitetura das escolas.

Valorizar a formação técnica, pois nem todos tem, obrigatoriamente, que passar em um vestibular e cursar uma faculdade.

Valorizar as artes e ensinar para a vida: culinária, cultura, cidadania, sem esquecer, claro, das disciplinas já existentes.

Música, dança, poesia, som, imagem, comunicação, direitos e deveres...

Diferente do que acontecia hà 30 anos atrás, quando os professores se formavam e trabalhavam até se aposentar, hoje os mestres tem que estar em constante atualização. E isso só é possível com um salário compatível e tempo, duas coisas que eles não possuem.

É necessário apoio instituicional, apoio da direção das escolas, apoio da mídia, apoio dos pais e dos alunos, para que os mestres possam trabalhar com dignidade e voltem a sentir orgulho de sua profissão, que considero uma das mais difíceis e importante, pois é a base de todas as outras.