Inicial  Participe  Parcerias  Desafios  Contato

Índios brasileiros usam práticas de melhoramento vegetal nos seus cultivares

Laura Cavalieri
anáise da notícia do Ambiente Brasil (http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=40779)

As técnicas de melhoramento vegetal são utilizadas desde o início da agricultura, prova disso são as estratégias dos índios yawalapiti e kayabi, que habitam o Parque Indígena do Xingu.

O Melhoramento Vegetal é uma alternativa aos trangênicos, pois faz uso de técnicas mais naturais, que não agridem o meio ambiente, direta ou indiretamente.

Fábio de Oliveira Freitas, agrônomo da Embrapa, estranhou estruturas circulares em uma das lavouras de mandioca dos yawalapiti e descobriu que era a “Casa do Kukurro”, uma oferenda feita às lagartas normalmente encontradas na plantação, as quais são vistas como espíritos protetores da mandioca. As variedades de mandioca são plantadas separadas nos canteiros, mas na Casa do Kukurro todas são plantados juntas, chegando a haver até 15 variedades misturadas. Ao crescer, as plantas oriundas desse plantio conjunto florescem e podem fecundar umas às outras representando um ambiente de recombinação genética importante.

Na lavoura de amendoim, a tribo dos kayabi somente planta os frutos que demoram a cair da planta e usam os que caem cedo para alimentação. Também separam os canteiros de variedades diferentes com fileiras de mandioca, para manter as características de cada uma. Com isso, preservam variedades com características importantes como resistência à seca, pe.

O Professor da UnB Nagib Nassar teve bons resultados com a mandioca, obtendo tubérculos com maior teor de proteínas e com 200 vezes mais carotenóides (precursores da vitamina A). Clique aqui para ver a notícia.

O Prof. Nagib também contesta a afirmação de que a coexistência entre plantas transgênicas e os cultivares tradicionais é possível. No caso do milho, pe., a contaminação é certa e os fabricantes dos transgênicos ainda vêm depois cobrar royalties dos agricultores tradicionais pela contaminação. Leia o artigo Coexistência impossível.