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Carro movido a ar-comprimido chega ao mercado
30/05/2007
Estão chegando ao mercado os primeiros carros movidos a ar-comprimido.
Pelo menos ao mercado da Índia, onde a MDI International, pertencente
a Guy Négre, ex-engenheiro da Fórmula 1, fechou um acordo
com a maior fabricante de automóveis do país, a Tata Motors.
Négre é o responsável pelo projeto do MiniCat e
do CityCat, dois pequenos veículos com carroceria em fibra de vidro
e cujo motor funciona unicamente com o ar-comprimido armazenado em um
tanque muito parecido com o tanque de gás natural já largamente
utilizado no Brasil.
A empresa planeja produzir 6.000 unidades do carro a ar já em
2008, em diversas versões. A carroceria de fibra não é
o único fator responsável pelo baixo peso do veículo,
que viabilizou a utilização do motor a ar: uma tecnologia
de multiplexação permite que todos os equipamentos elétricos
do veículo sejam acionados por um único fio - microprocessadores
identificam quando o comando se refere à lâmpada do pisca-pisca
ou ao limpador de pára-brisas, por exemplo. Só no chicote
elétrico, um dos componentes individuais mais caros de um automóvel,
foram economizados 22 quilos.
Os pequenos carros a ar-comprimido atingem velocidades de até
110 km/h, com uma autonomia de 200 quilômetros. O reabastecimento
é fácil e rápido, podendo ser feito em poucos minutos
em estações dotadas de compressores industriais. Mas o proprietário
também tem a alternativa de recarregar o tanque em casa mesmo,
utilizando um pequeno compressor embutido no veículo. Nesse caso,
a recarga do tanque leva quatro horas.
A Tata Motors tem uma joint-venture com a Marcopolo, fabricante brasileira
de carrocerias para ônibus. Não foram divulgadas informações
sobre a possibilidade de que o carro a ar-comprimido venha a ser fabricado
no Brasil.
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