Apostilas Virtuais Campo Avançado Micróbios Projetos Prêmio
Canto dos alunos História Atividades Parcerias Participe
         

Projeto de Construção de um Viveiro Sala-de-Aula no Centro de Ensino Médio Setor Leste (Cemsl)

O Instituto de Educação Socioambiental (Iesambi), em parceria com o Margem, programa de educação ambiental do Cemsl, tem como proposta a construção de um viveiro sala-de-aula no referido colégio. Com capacidade para 40 pessoas, será destinado à produção de mudas de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, e servirá como local para aulas de educação ambiental à alunos da rede pública e privada de ensino, além de cursos para capacitação de professores. As mudas produzidas no viveiro serão utilizadas na revitalização do ambiente da escola e arredores e também na recuperação dos corredores ecológicos propostos por nossa equipe. Serão feitas doações de mudas para outras escolas interessadas e parte da produção será vendida para auxiliar na sustentabilidade do viveiro, assegurando a continuidade do trabalho.

Construção do viveiro

Materiais
Viveiro: Cimento CP320 (72 sacos); Areia lavada média (4,5 m3); Areia lavada grossa (0,5 m3); Areia lavada fina (7,5 m3); Areia saibrosa (1,5 m3); Brita 1 (2,5 m3); Brita 0 (8 m3); Arame queimado (1 rolo de 100 m); Vergalhão de 3/8"(15 barras); Vergalhão de 3/16" (36 barras); Vergalhão de 1/2" (5 barras); Tábua de 15 cm (36 m); Tábua de 20 cm (40 m); Tábua de 30 cm (72 m); Tijolo furado 20 X 20 cm (700 unidades); Tinta verde para parede externa (2 latas); Arame galvanizado fino para amarração (150 m); Plástico grosso transparente para cobertura 0,60 mm (80m); Tela verde de polipropileno (104 m); Cadeado grande FAMA (2 unidades).

Métodos
O projeto de engenharia (anexo I) e o cálculo do material necessário para a construção do viveiro (anexo II) foram feitos pelo professor Peter Faluhelyi. O trabalho será realizado por mestre de obras, com duração prevista de dois meses.

Produção de mudas

Materiais
Enxadas, pás, carrinhos de mão, caminhões de terra adubada, saquinhos para mudas, luvas para trabalho de jardinagem, estacas, calcáreo, tesoura de poda, sementes.

Métodos
A conservação, catalogação e produção das sementes e mudas serão orientadas pela equipe de professores do Margem, do preparo dos sacos com terra, seleção das sementes, plantio e cuidados até que as mudas estejam prontas para o transplante. Já estão disponíveis informações sobre algumas espécies na página do Instituto de Educação Socioambiental (Iesambi) (www.iesambi.org.br/dicasmudas.html ), parceiro do Margem.

Projeto de engenharia do Prof. Peter Faluhelyi