Curso de Metodologias de Ensino em Educação
Socioambiental
Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelas aulas, professores
de diferentes áreas do conhecimento criaram no Centro de Ensino
Médio Setor Leste (CEMSL), Brasília, o Margem. Projeto
apoiado pela Associação de Pais, Alunos e Mestres (APAM),
daquele estabelecimento, e pelo Instituto de Educação
Socioambiental (Iesambi), o Margem se compromete, em particular, com
as questões socioambientais. Dentre as atividades atualmente
desenvolvidas pelo grupo está a recuperação de
área da escola, com o plantio de árvores, preferencialmente
nativas, o que levou a uma revitalização do ambiente escolar.
As árvores aumentam a infiltração de água
no solo, evitam o assoreamento dos corpos de água e contribuem
para a formação das chuvas através da transpiração.
Esse trabalho foi avaliado como terceira melhor Prática Pedagógica
Empreendedora do Brasil, em 2003, pelo Ministério da Educação
(ME), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), e Conselho Nacional dos Secretários Estaduais
de Educação (Consed).
O Curso de Metodologias de Ensino em Educação Socioambiental
para professores de diferentes níveis de formação
possibilitará a extensão do trabalho a outras escolas.
Devido à proximidade com o Lago Paranoá, professores,
monitores, alunos e parceiros, a partir do programa curricular, redesenham
metodologias, levando as aulas para o Cerrado e suas diferentes fisionomias.
Cada professor receberá mudas de espécies arbóreas
que poderão ser utilizadas na revitalização de
outros espaços.
Objetivo Geral: Despertar o interesse do participante pelos fenômenos
da natureza através de atividades interativas que visam o desenvolvimento
do seu espírito crítico e estimulam a observação,
registro, discussão, interpretação e comunicação,
de maneira sistemática e transdisciplinar, de dados relativos
aos ecossistemas da hidrobacia do Paranoá e suas áreas
de influência, construindo alternativas aos impactos causados
pela ausência de corredores ecológicos e pelo desmatamento,
suas conseqüências na disponibilidade de água para
o consumo humano, e na manutenção da qualidade de vida,
formação da cidadania, e o estabelecimento de equilíbrio
ambiental.
Métodos: O curso será ministrado por profissionais da
equipe técnica e convidados. A liberação dos professores
participantes ficará a cargo da Secretaria de Estado de Educação.
A divulgação será feita por meio de cartazes e
ofícios enviados para a direção das escolas públicas
e particulares do DF e suas APAM´s. Será utilizada a sala
do Margem como espaço para as projeções audiovisuais
e aulas teóricas. As atividades práticas serão
realizadas nas áreas em recuperação do CEMSL, no
viveiro, horta, e em trilhas até a margem do Lago Paranoá,
as nascentes do Parque Asa Sul e, aos sábados, trilha em local
a ser escolhido. Dos participantes - cadastrados com vistas à
avaliação de impacto - serão solicitados relatórios
para discussão e avaliação do curso, no que tange
ao conhecimento demonstrado pelos ministrantes e material didático-pedagógico
disponibilizados.
Programa:
· Informações sobre os ambientes a serem visitados
- nascentes, zonas de recarga, ambientes límnicos, sementeiras;
· Instrumentos de análise de dados: barômetro (pressão),
condutivímetro, disco de Secchi, medidores de pH, rede de plâncton,
microscópio, gravadores de som e vídeo.
· Vantagens do plantio de árvores em ambientes urbanos;
· Adaptações às condições
do Cerrado, utilidades e identificação das espécies,
e coleta de sementes de espécies arbóreas nos arredores
do CEMSL;
· Atividades práticas de plantio, registro e cuidados
com as mudas e sementes;
· Uso de mapas / localização com o auxílio
de mapas e bússolas;
· Informações sobre as condições
físico-químicas de suas águas e sua influência
sobre os organismos vivos do lago;
· Análise ao microscópio dos organismos planctônicos
coletados.
· Noções de Legislação Ambiental:
Lei dos Crimes Ambientais, n. 9.665, de 12/02/1998; Código Florestal,
Lei 4.771, de 15/09/1965;
· Análise dos danos ambientais causados pela ausência
de corredores ecológicos e pelo desmatamento;
· Coleta dos organismos planctônicos das águas da
lagoa e nascentes do Parque Asa Sul;
· Análise comparativa dos dados do lago, da lagoa e das
nascentes referentes à biodiversidade, temperatura, pH.
· História do Cerrado / Ecologia Humana
· Utilidades das plantas - medicinal, alimentação,
construção, artesanato, entre outras
· Fitofisionomias do Cerrado: solo, rochas, águas, flora
e fauna.
Carga Horária: 32 horas-aula
Clientela: Professores dos níveis fundamental, médio
e superior, educadores socioambientais e demais interessados.
Áreas de interesse: Multidisciplinar
Professores:
JOÃO COUTO TEIXEIRA, Professor de Biologia (Cemsl) / 9559 9422
LAURA CAVALIERI BISIO, Bióloga, Mestre em Biologia Molecular
/ 9225 2480
MARIA IZABEL MELOTTI, Professora de História e Filosofia (Cruzeiro)
/ 9603 0983
PETER FALUHELYI, Professor de Física (Cesan) / 9957 0603
Cronograma das atividades:
1º dia: 4 horas - Profs. João Couto e Peter Faluhelyi
8h - Apresentação do projeto e de vídeos;
9h - Informações sobre os ambientes a serem visitados
- nascentes, zonas de recarga, ambientes límnicos, sementeiras;
10h - Intervalo;
10h20 - Prática com os instrumentos de análise de dados:
barômetro (pressão), condutivímetro, disco de Secchi,
medidores de pH, rede de plâncton, microscópio, gravadores
de som e vídeo.
2º dia: 4 horas - Profas. Bella Xible e Laura Cavalieri
8h - Leitura em grupo do texto de Magalhães e Crispim, e discussão
sobre as vantagens do plantio de árvores em ambientes urbanos;
9h - Trilha entres as mudas plantadas, com informações
sobre adaptações às condições do
Cerrado, utilidades e identificação das espécies,
e coleta de sementes de espécies arbóreas nos arredores
do CEMSL;
10h - Intervalo;
10h20 - Viveiro - atividades práticas de plantio, registro e
cuidados com as mudas e sementes;
11h30 - Plantio na horta e na área em recuperação.
3º dia: 4 horas - Profs. João Couto e Peter Faluhelyi
8h - Informações sobre o uso de mapas / Prática
de localização com o auxílio de mapas e bússolas;
8h30 - Trilha pelo corredor ecológico até as margens do
Lago Paranoá, com coleta de dados e informações
sobre as condições físico-químicas de suas
águas e sua influência sobre os organismos vivos do lago;
10h30 - Coleta de organismos planctônicos do lago e retorno ao
CEMSL;
11h30 - Análise ao microscópio do material coletado.
4º dia: 4 horas - Profs. João Couto e Laura Cavalieri
8h - Noções de Legislação Ambiental: Lei
dos Crimes Ambientais, n. 9.665, de 12/02/1998; Código Florestal,
Lei 4.771, de 15/09/1965;
9h - Trilha até as nascentes e lagoa do Parque Asa Sul, com avaliação
dos possíveis danos ambientais causados pela ausência de
corredores ecológicos e pelo desmatamento;
10h - Coleta dos organismos planctônicos das águas da lagoa
e da nascente;
11h - Comparação dos dados do lago, da lagoa e da nascente
referentes à microscopia, temperatura, pH, salinidade (condutivímetro).
5º dia: 4 horas - Profas. Bella Xible e Laura Cavalieri
8h - História do Cerrado / Ecologia Humana
9h - Utilidades das plantas - medicinal, alimentação,
construção, artesanato, entre outras
10h - intervalo
10h20 - Entrega dos relatórios pelos participantes
10h30 - Oficina de manufatura e degustação de chás,
pães e bolos com frutos do Cerrado.
6º dia (sábado): 8 horas - Toda a equipe e professores
convidados
Saída de campo para ambiente natural nos arredores de Brasília,
onde se abordará as diferentes fisionomias do Cerrado, solo,
rochas, águas, flora e fauna.
7º dia: 4 horas - Profs. Bella Xible e Peter Faluhelyi
8h - Devolução dos relatórios e espaço para
discussão e comentários sobre os resultados;
9h - Distribuição de mudas;
10h - Intervalo
10h20 - Avaliações
11h - Considerações finais / Entrega dos certificados
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