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Centro
de Ensino Médio Setor Leste (Cemsl) Estudantes:
Yuri Soares, Rodrigo Couto de Almeida e Mateus de Oliveira Soares A inquietação com a utilização descontrolada
e depredatória dos recursos naturais fez com que a comunidade
criasse, um projeto de estudos socioambientais na hidrobacia do Paranoá.
Está demonstrado que o plantio de árvores em ambientes
urbanos é vantajoso em todos os aspectos (Magalhães e
Crispim, 2003). Além de preservar os ambientes naturais ainda
intactos, temos que restaurar e recuperar os que foram degradados. Em
razão disso, é fundamental que a escola cumpra seu papel
de esclarecer e conscientizar alunos e comunidade para os problemas
causados pelo desmatamento, principalmente os relacionados à
água, recurso limitado na maior parte do mundo e também
no Distrito Federal.
Sumário Resumo .................................................................................................................................
3 Resumo Os trabalhos realizados pelo Projeto Margem nas margens
do Lago Paranoá, nas nascentes da 614 sul e em outros ambientes
naturais do DF têm sido um campo de estudo para alunos, professores
e parcerias do Projeto Margem há vários anos. Nessas
oportunidades, devido à interação entre as diferentes
áreas do conhecimento representadas dentro do grupo profissional
da escola, têm sido desenvolvidos trabalhos interdisciplinares,
onde se objetiva uma aprendizagem significativa por meio de aulas
de campo, coleta de material, análise em aulas práticas
de laboratório e discussões em sala de aula, fazendo
a ligação dos conhecimentos abordados com o currículo
escolar. O envolvimento dos alunos com o ambiente próximo à
escola possibilita também a percepção da realidade
social e política da sociedade em que vive. A participação
dos alunos no Movimento pela Criação do Parque Asa Sul,
com participação do Projeto Margem e CEMSL, constituiu-se
em um momento de verdadeira prática de cidadania, onde a comunidade,
organizadamente, assegurou a preservação de um patrimônio
natural que estava seriamente ameaçado. I. Introdução A inquietação com a utilização
descontrolada e depredatória dos recursos naturais fez com
que a comunidade criasse, um projeto de estudos socioambientais na
hidrobacia do Paranoá. Desde então, o Projeto Margem
tem possibilitado aos diferentes segmentos da comunidade escolar e
parceiros, observar, registrar, discutir e divulgar situações
encontradas na área de influência da escola ou em outras
áreas de interesse, sempre com a preocupação
de interligar os estudos ao currículo escolar, horizontal e
verticalmente. As aulas às margens do Lago Paranoá e
em outras regiões do Cerrado, proporcionam estudos de temas
do currículo escolar com a integração de diferentes
áreas do conhecimento. II. Objetivo Verificar em que aspectos ocorre a melhoria da qualidade de vida do ambiente onde são plantadas árvores. III. Resultados 1. Recuperação da área posterior do CEMSL com o plantio de mudas de espécies arbóreas. a) Estatística: Dados estatísticos relacionados às mudas
plantadas em 2002: b) Aumento da biodiversidade: estão sendo observadas na área em recuperação várias espécies de aves como o Quero-quero (Vanellus chilensis), Pomba-do-Cerrado (Columba sp.), Tesourinha (Tyrannus savana), Fogo-apagou (Scardafella squammata), Maria-Faceira (Syrigma sibilatrix), Corujas-buraqueira (Speotyto cunicularia) além de uma infinidade de insetos e outros invertebrados. Elementos da fauna são importantes na polinização e dispersão de sementes, o que leva a um aumento ainda maior da biodiversidade, em um processo cíclico. IV. Conclusão Os cuidados com a terra, a adoção das mudas por grupos de alunos, confecção de placas de identificação e de cercas de proteção, além de todas as vantagens da presença de árvores para a nossa qualidade de vida, tem facilitado o aprendizado de conceitos de ecologia, botânica, geografia, física, química, um maior conhecimento a respeito de espécies nativas do Cerrado, entre outros. O plantio e cuidado com as mudas nos auxiliam a desenvolver novas habilidades, incluindo a divisão de tarefas e o trabalho em grupo. Além disso, o trabalho de esclarecimento junto aos funcionários da conservação resultou na preservação de muitas espécies nativas que vinham sendo cortadas, juntamente com a grama, durante os últimos anos (vide foto do Cajuzinho-do-Cerrado), representando uma interação muito positiva com a comunidade, que também vai tomando consciência da importância da preservação do meio ambiente.
Magalhães, L.M.S. e Crispim, A.A. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas na cidade? Ciência Hoje, Vol. 33, nº 193, 64-85, 2003. Ribeiro J.F., Felfili J.M., Fagg C.W. e Borges Machado J.W. Recuperação de matas de galeria, Embrapa. Páginas da Internet
Título: Projeto Margem Questão: No terreno da escola existia uma área erosada e desgastada, quase desértica, que servia como depósito de lixo. Para melhorar a qualidade de vida e do ambiente escolar foi iniciado o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas. A questão é em que aspectos ocorre a melhoria da qualidade de vida com o plantio de árvores. Materiais e Métodos: 1. Preparo do solo Foram abertas 144 covas por uma retroescavadeira de São Sebastião, que foram cobertas por mais de quinhentos alunos. Cada cova recebeu um carrinho-de-mão de adubo humano e duas ou três mudas de árvores, a maioria nativa do Cerrado, além de diferentes sementes de árvores locais. As mudas foram doadas pela Novacap, Parque Olhos d'Água, UnB e Chácaras Geranium e Pau d'Óleo. 2. Plantio e cuidados com as mudas O trabalho de manutenção das mudas, como capina e irrigação, está sendo feito junto com a comunidade escolar. 3. Irrigação por gotejamento Materiais Conexões Ferramentas Material didático 4. Identificação das espécies arbóreas A identificação das espécies está sendo feita com o auxílio dos Profs. João Couto Teixeira (orientador), Maria Izabel Melotti Xible (co-orientadora). 5. Confecção das placas de identificação Material Métodos 6. Colocação das placas de identificação Métodos 7. Pesquisa sobre a utilidade das espécies A pesquisa sobre a utilidade das espécies plantadas está sendo feita na internet e nos livros Flores e Frutos do Cerrado - Ed. UnB e Guia de Plantas do Cerrado - WWF. Bibliografia: Carolyn Proença, Rafael S. Oliveira e Ana Palmira Silva. Flores e Frutos do Cerrado, Ed. UnB. Magalhães, L.M.S. e Crispim, A.A. Vale a pena plantar e manter árvores e florestas na cidade? Ciência Hoje, Vol. 33, nº 193, 64-85, 2003. Ribeiro J.F., Felfili J.M., Fagg C.W. e Borges Machado
J.W. Recuperação de matas de galeria, Embrapa. FEBRACE-
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