Projeto 
       Margem
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                       PROJETO MARGEM    

 

 

 

 

      Com a falta de conscientização das pessoas em pessoas em ralação ao meio ambiente, alguns professores dos CEM Setor Leste e algumas pessoas da comunidade criaram em 1993 o PROJETO MARGEM, um projeto de estudos socioambientais que na época era realizado apenas na hidrobacia do Paranoá. Essas aulas na margem do Paranoá e em outras regiões do cerrado proporcionaram  estudos de temas do currículo escolar com a integração de diferentes áreas do conhecimento.

     Em 2001  inicio-se o processo de arborização próximo aos blocos da escola.

     Em 2002 Prosseguiu-se com a recuperação de uma área degradada de cerrado também dentro dos limites da escola. Realizada por professores e alunos, em um trabalho de três meses com o plantio de aproximadamente 200 mudas em 140 covas.

     Em 2003 a manutenção das mudas por meio de campina e a irrigação das mesmas deu continuidade ao projeto. Alem disso foi criado pelo professor Peter, com  ajuda dos alunos, um sistema de irrigação, que facilitou o trabalho dos envolvidos no projeto e também possibilitou uma melhor qualidade de vida as plantas.

     E mesmo com muito trabalho nesse grande projeto, os professores estão sempre lembrando do papel fundamental dos mesmos ate então: Conscientizar os alunos e a comunidade sobre o desmatamento ao meio ambiente, não só no Distrito Federal, mas no mundo todo!!!

 

                                                      

 

Sugestões:

 

-Nova identificação das mudas, sendo utilizado o mesmo processo de identificação das primeiras. Pois a maioria das mudas está sem identificação. 

 

-Criar um espaço para que alunos que já passaram pelo projeto margem, possam ministrar palestras a respeito do projeto para outros alunos que ainda não o conhece e outras pessoas interessadas no mesmo.                                                                                      

 

 

 

CAMPÃO

 

O QUE O CAMPÃO?

 

 

     Muita gente tem curiosidade em saber o que é o famoso campão, pois é muito comentado por todos os alunos que o conhece.

     O campão é uma área da escola que estava degradada de cerrado. Em 2002 foi feita a recuperação dessa área, com o plantio de aproximadamente 200 mudas de plantas nativas do cerrado.

    É chamado assim porque há alguns anos era utilizada como um campo de futebol, que era usado pelos alunos da escola.

    Hoje são ministradas aulas de campo neste local, onde os alunos conhecem as plantas e ate mesmo ajudam no cultivo das mesmas. Não se esquecendo que daqui uns anos a sombra dessas arvores vai abrigar outros alunos.

 

 

 

 

Mas porque tantas dificuldades?

 

     Quem pensa que é fácil manter um projeto como esse se engana! A falta de disponibilidade de um coordenador para o projeto e a falta de um funcionário para auxiliar os professores e alunos na vigilância e manutenção das mudas, é um dos fatores que impedem um melhor andamento do projeto.

     Mas os principais fatores que impedem a melhoria do projeto é o racionamento na utilização de água para irrigar as mudas e a eliminação de varias mudas durante o corte da grama. Sem contar com uma queimada que ocorreu a poucos meses no campão.

 

 

 

Anexos

 

I-

 

Nome-  Lapa  (diretor da escola)

 

1-      Como você define o projeto margem?

 Proteção ambiental, e conscientização do meio ambiente.

 

2-      Qual a sua relação com o projeto?

Administrador em quanto diretor, e fazer o possível para acontecer.

 

3-      Qual é o objetivo do projeto?

Preservar o meio ambiente dentro do colégio e dar a todos uma conscientização maior de cidadãos.

4-      No seu ponto de vista, que influencia esse projeto pode dar a nossa escola? E pra você?

Influencia pra outras escolas e uma reconstrução ambiental no colégio e pra mim a certeza dessa grande contribuição enquanto diretor.

5-      De onde veio à idéia de fazer esse projeto?

Há muitos anos atrás por um grupo de professores engajados e preocupados com a questão do meio ambiente.

 

II-

 

Nome-  João Couto Teixeira

 

1-      Como você define o PROJETO MARGEM?

Um projeto de educação sócio ambiental que se propõe a experenciar aulas sem teto na região da hidrobácia do Paranoá, cerrado e matas de galeria.

 

 

2-      Qual a sua relação com o projeto?

  Profissional e afetiva, um engajamento ideológico na busca de educação transdiciplinar.

 

 

3-      Qual é o objetivo do projeto pra escola?

É uma oportunidade que o C.E.M.S.L tem de articular diferentes áreas de conhecimento, sem perda pedagógica, buscando a interatividade da comunidade em relação a questões educacionais, sociais, artísticas e pedagógicas.

 

4-      No seu ponto de vista, que influencia esse projeto pode dar a nossa escola? E pra você?

 

 Nos seus dez de atividade, o projeto conta com uma miríade de ex-alunos e profissionais liberais que já participaram de ato de sensibilização em relação ao ambiente em que vivemos. Cada uma dessas pessoas que conosco participaram e participam de atividades como o conhecimento da biodiversidade macro e microscopia desse bioma, revitalização do espaço da escola e criação do parque ecológico da asa sul, o ambientalismo cientifico e tecnológico passa a ser um importante instrumento de ensino. Como biólogo a opção pela biologia chegou cedo, sendo reforçada pelas atividades através da secretaria de estado de educação. Cidades como Gama, Sobradinho e Cruzeiro representaram importantes oportunidades de experiência que cuminam com a formação de trabalho formada por diferentes seguimentos de pessoas diretas e indiretamente interessadas na busca por melhor qualidade de vida.

 

 

5-      De onde surgiu a idéia de fazer este projeto?

 

A idéia da criação do projeto margem partiu dos professores: Silas, Marilia, Jamir (Biologia); Mozart (Matemática); Marco Antonio, Mauricio (Ed. Física); Magalhães (GEO); Márcia (Química), alem de professores e parcerias. Os alunos se interessaram por aulas as margens do lago Paranoá que fica a 800m da escola. Através da observação dos seres vivos encontrados pelo caminho, todo tipo de resto de entulho jogado e a condição social das pessoas que moram em barracos ou grandes casas na região da hidrobácia. Disso tudo resultou a criação do primeiro site da então fundação educacional do Distrito Federal. Parte do seu conteúdo pode ser encontrada no endereço; www.iesambi.org.br