Apostilas Virtuais Campo Avançado Micróbios Projetos Prêmio
Canto dos alunos História Atividades Parcerias Participe
         

MARGEM

O Margem é um programa de educação socioambiental que foi criado em 1993 por professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os professores João Couto Teixeira e Peter Faluhelyi foram coordenadores do projeto de 1996 e 2005 e, desde sua criação, em 2002, o Iesambi tem acompanhado e contribuído voluntariamente nas atividades de observar, registrar, discutir e divulgar situações encontradas na vizinhança da escola ou em outras áreas de interesse, sempre com a preocupação de interligar os estudos ao currículo escolar, horizontal e verticalmente.

As aulas de campo são atualizadas, na tentativa de possibilitar a professores e alunos a busca conjunta de técnicas de observação das diferentes áreas do conhecimento que se revelam em um todo, a partir de um local escolhido para estudo.
Enfatizamos a necessidade de estudarmos o nosso próprio ambiente.
Procuramos descobrir com outros estabelecimentos de ensino ou instituições interessadas, maneiras participativas de trabalhar uma educação que se preocupe com as questões ambientais. As aulas de campo agilizam a adequação do conteúdo curricular à realidade local e exigem dinâmicas que facilitam o aprendizado.

No Terceiro Milênio, para não nos desatualizarmos em relação às novas tendências de ensino, necessitamos envolver os estudantes em atividades pedagógicas que busquem a contextualização em relação à região geopolítica onde eles vivem. Essa intenção se materializa em um projeto de educação socioambiental e transdisciplinar, na qual professores, alunos, comunidade e profissionais de áreas afins possam interagir com mais harmonia entre si e em relação ao meio.