CIÊNCIAS NATURAIS - 7 - PROFESSOR JOÃO
          O CORPO HUMANO
        Unidade 1 - Nosso corpo: uma visão geral.
        - Cabeça: faces (testa, olhos, nariz, boca, queixo), 
          orelhas.
          - Tronco: pescoço, ombros, axilas, tórax (peito, mamas, 
          mamilos), abdome (umbigo), quadril (nádegas, pênis, escroto, 
          vagina).
          - Membros: braços, cotovelos, antebraços, punhos, mãos, 
          dedos, coxas, joelhos, pernas (canelas), tornozelos, pés, dedos.
          - parentesco com todas as outras formas de vida do planeta, resultado 
          de transformações ocorridas ao longo de milhões 
          de anos. Tem estrutura (constituição) bem definida, com 
          partes funcionando de maneira integrada e em harmonia umas com as outras.
        1. O corpo humano:
          1.1. Alimento, reação química e energia: milhares 
          de reações químicas acontecem dentro do nosso organismo. 
          São fenômenos de transformação de certas 
          substâncias em outras diferentes.
          1.1.1. Obtenção de energia para a manutenção 
          da vida, à partir de certos nutrientes adquiridos através 
          da alimentação.
          1.1.2. Movimentação dos músculos, o que determina 
          o batimento do coração, o fluxo do sangue no interior 
          dos vasos sanguíneos, o deslocamento do alimento no tubo digestivo, 
          etc.
          1.1.3. Manutenção da temperatura adequada à vida.
          1.1.4. Crescimento e recuperação de certos ferimentos 
          e de muitas doenças.
          1.2. Aspectos gerais do corpo humano: animal (pluricelular) heterótrofo 
          (ou heterotrófico), dotado de tecidos especializados no desempenho 
          de funções.
          1.2.1. Heterótrofo: obtém alimento através de outros 
          seres vidos.
          1.2.2. Vertebrado: possui coluna vertebral, além de caixa craniana.
          1.2.3. Mamífero: apresenta glândulas mamárias.
          1.2.4. Primata: possui cinco dedos nas mãos e nos pés 
          com capacidade de preensão (polegar opositor); visão binocular 
          bem desenvolvida e em cores; cérebro bastante desenvolvido, e 
          postura ereta (muitos têm postura semi-ereta).
          1.2.5. Homeotermo: mantém praticamente constante a temperatura 
          corporal.
          1.2.6. Vivíparo: os filhotes se desenvolvem dentro do corpo materno, 
          recebendo da mãe os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.
          1.3. Definição da aparência externa:
          1.3.1. Expressão do rosto (manifesta estados emocionais).
          1.3.2. Forma corporal (estrutura do esqueleto, quantidade de células 
          musculares e adiposas).
          1.3.3. Tipo de pele (variação de cor e textura).
          1.3.4. Idade (cor do cabelo, lisura da pele).
          1.3.5. Sexo (masculino e feminino).
          1.4. Níveis de organização do corpo humano: o corpo 
          humano adulto é formado por cerca de 60 trilhões de células, 
          cada qual com seus componentes e características básicas. 
          São microscópicas. O microscópio foi inventado 
          por Hans Jansen e seu filho Zacharias, no final do século XVI 
          (o imperador Nero contribuiu com sua miopia e encomendas de lentes especiais). 
          Células com funções e formas definidas compõem 
          os tecidos. Estes os órgãos e, o conjunto desses, os aparelhos 
          (predomínio de um determinado órgão) e os sistemas.
          1.4.1. Tecidos: quatro sã os principais: muscular, nervoso, epitelial 
          e conjuntivo.
          1.4.2. Órgãos: o estômago, por exemplo, é 
          formado por tecidos como o epitelial e o muscular.
          1.4.3. Sistemas: o digestivo, por exemplo, é formado pela boca, 
          faringe, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, 
          e glândulas anexas como as salivares (anexas à boca), pâncreas 
          e fígado (anexas ao intestino delgado). Todos os sistemas funcionam 
          de maneira integrada, contribuindo para manter a saúde do organismo 
          como um todo: reprodutor, digestivo, respiratório,circulatório, 
          imunológico, excretor, ósseo, muscular, nervoso e endócrino.
          Raios-X, ultra-sonografia e tomografia são exemplos de técnicas 
          de análise sem cortes.
          1.5. Funções do corpo humano: as células, os tecidos, 
          os órgãos e os sistemas trabalham sem interrupção, 
          mantendo as funções do nosso organismo, que podemos classificar 
          em quatro:
          1.5.1. Nutrição: sobrevivência do indivíduo.
          1.5.2. Relação: interação indivíduo/ambiente.
          1.5.3. Reprodução: sobrevivência da espécie.
          1.5.4. Coordenação: equilibra todas as anteriores.
          1.6. Os seres humanos são da mesma raça (gatos persas 
          podem ter variadas cores: cinza, negra, malhada, branca, e são 
          da mesma raça). Luca Cavll-Sforza, professor da faculdade de 
          medicina de Stanford, na Califórnia (EUA), afirma que as cores 
          dos olhos, peles e cabelos, e as proporções corporais 
          (e estruturas) são apenas "vernizes". Segundo ele também 
          não há qualquer base científica na suposição 
          de que uma população seja intelectual ou fisicamente superior 
          a outra.
          1.6.1. Em 1996 o Brasil foi considerado campeão em reciclagem, 
          seguido por: 35% Finlândia, 33% Alemanha, 28% Áustria, 
          23% EUA, 16% Bélgica, 13% Dinamarca, 10% França, 5% Reino 
          Unido, 3,9% Japão.
          1.6.2 O ancestral comum dos primatas deve ter vivido há cerca 
          de 5 a 10 milhões de anos. Em 1968, Theodosius Dobzhanski propôs 
          classificação em que a família dos hominídeos 
          compreende basicamente os gêneros Australopithecus e Homo. Australopitecos 
          (macacos do sul) viveram há cerca de 3 ou 4 milhões de 
          anos na África. Tinham posição ereta e cérebro 
          um pouco maior que o de um chimpanzé. Mediam cerca de 1 a 1,5 
          metro de altura e pesavam de 30 a 60 quilos (A. africanus e A. robustus). 
          O gênero Homo compreendeu as espécies:
          
          a. H. habilis (homem hábil) - fósseis provenientes da 
          África Oriental (Quênia, Etiópia, Tanzânia), 
          indicam que viveram há cerca de 2,5 milhões de anos. Teriam 
          sido os primeiros a manipular instrumentos de pedra e caçar em 
          grupo.
          
          b. H. erectus - viveram há cerca de 2,33 milhões de anos 
          (descoberta de 1996). Prováveis primeiros a dominar o fogo e 
          ferramentas mais complexas como armas de pau e de pedra. Mediam entre 
          1,58 e 1,78 m de altura. Sobreviveram por mais de 1 milhão de 
          anos (cérebro se desenvolveu de 800 para 1.000 cm3. Acredita-se 
          tenham habitado inicialmente a África; Migraram para a Europa, 
          o Oriente Médio e a Ásia.
          
          c. H. sapiens - dentre outras subespécies:
          c.1. H. sapiens neanderthalensis - ossos fósseis achados no vale 
          de Neanderthal, Alemanha. Viveram na Europa e no Oriente Médio 
          há cerca de 70 a 100 mil anos. Eram dotados de corpo robusto, 
          queixo proeminente e grande volume craniano. Fabricavam instrumentos 
          mais elaborados, confeccionavam vestimentas, construíam abrigos,moravam 
          em cavernas e eram hábeis caçadores.
          c.2. H. sapiens sapiens - é o ser humano atual, surgido há 
          mais ou menos 50 mil anos. O fóssil mais antigo, encontrado na 
          França, tornou-se conhecido como Homem de Cro-Magnon.
          
          1.6.3. Os primeiros da espécie surgiram há 200 ou 300 
          mil anos. Eram caçadores hábeis e capazes de confeccionar 
          roupas de peles de animais; fabricavam ferramentas e construíam 
          cabanas. Compreendeu várias subespécies, das quais os 
          primeiros representantes tinham muita destreza na fabricação 
          de ferramentas: usavam faca, lança, arco e flechas - realizavam 
          pinturas em cavernas, revelando expressão artística.
          1.6.4. Há cerca de 10 mil anos o ser humano começou a 
          cultivar plantas para seu próprio consumo. Podendo escolher seus 
          alimentos, com a agricultura se estabeleceu às margens de rios, 
          onde surgiram as primeiras civilizações.
          1.6.5. Embora acredite-se que alguma forma de linguagem já fosse 
          apresentada pelo H. habilis, foi a partir das primeiras civilizações 
          que a cultura começou a se desenvolver, a ponto de a "evolução" 
          cultural ter se sobreposto à biológica, segundo cientistas.
          1.7. Evolução cultural: a cultura é uma característica 
          exclusivamente humana. O sucesso do ser humano em seu meio se deve à 
          evolução cultural dos últimos 10 mil anos. O ser 
          humano não apenas adaptou-se ao ambiente como também o 
          conquistou; é a adaptação cultural (roupas de esquimós) 
          sobrepujando a biológica (gordura no corpo da foca).
          O fim da última glaciação e o derretimento das 
          calotas polares, há 10 mil anos, aproximadamente, favoreceram 
          à mudança de hábitos alimentares (de carnívoros 
          à onívoros). Durante essa época os grupos humanos 
          povoaram toda a Terra (exceto a Antártida), mas seu estilo de 
          vida - baseado na caça, pesca, coleta de frutos e raízes 
          - vinha de milhares de anos. Há 8 mil anos começaram a 
          ser construídos os primeiros vilarejos. As cidades surgiram 2 
          mil anos depois. Em seguida os estudos, as bases políticas, morais, 
          científicas e tecnológicas do novo mundo. Na África 
          tropical, os australopitecos viviam nus, sem abrigo e sem fogo. Viviam 
          em média 20 anos, segundo os cientistas. Hoje, no Brasil, ela 
          é de 70 anos, podendo chegar aos 85 em alguns países. 
          A evolução natural do ser humano compõe-se da biológica 
          e da cultural, acompanhada do desenvolvimento ecológico do planeta.
        Unidade 2 - Reproduzindo a vida e perpetuando a espécie.
        1. A nossa vida começa a partir de uma única 
          célula-ovo (único momento de ser unicelular em nosso reino), 
          o zigoto. Esta se divide sucessivamente originando outras que vão 
          se especializando e compondo aos poucos um novo organismo, pronto para 
          nascem em, aproximadamente, nove meses.
          Após transformações atinge-se a maturação 
          sexual, continuando o ciclo que perpetua a espécie.
        2. O sistema reprodutor - o impulso sexual: estímulos 
          que aproximam duas pessoas (que se sintam atraídas uma pela outra). 
          É complementado pelo prazer que sentem de estar juntas, pelo 
          afeto, pelo amor.
        3. Gametas, espermatozóides, oócitos: 
          3.1 Gametas: são as células reprodutoras masculinas (espermatozóides) 
          e femininas (oócitos). Através do ato sexual há 
          o encontro deles, chamado fecundação, que marca a formação 
          da célula-ovo ou zigoto.
          Órgãos reprodutores masculinos: testículos, epidídimos, 
          canais deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis 
          (por onde passa a uretra).
          3.2. A viagem dos espermatozóides: produzidos nos testículos 
          (as "bolas" do escroto ou "saco"), são armazenados 
          nos epidídimos. Através da ejaculação (lançamento 
          do esperma, líquido esbranquiçado), seguem pelos canais 
          deferentes (labirinto de dutos ou canais). São banhados por secreções 
          da vesícula seminal e da próstata, o que ajuda na sua 
          mobilidade, dando ao esperma aspecto leitoso - Ao mesmo tempo são 
          lançadas secreções que fazem "faxina" 
          na uretra, para que a acidez deixada pela urina não seja prejudicial. 
          Algumas válvulas acionadas com a ereção do pênis 
          evitam a saída simultânea de urina.
          3.3. Testículos: produtores de espermatozóides. São 
          duas glândulas de forma oval, situadas no saco escrotal, "saco", 
          ou escroto, que fica na parte inferior e externa do abdome. Dentro deles 
          há, em média, 700 finíssimos canais, chamados seminíferos, 
          onde são produzidos os gametas. A produção de espermatozóides 
          é contínua: começa na puberdade, entre 12 e 13 
          anos, e vai até o fim da vida, quando ter-se-há produzido 
          cerca de 15 trilhões deles, sendo 300 a 400 milhões liberados; 
          a cada ejaculação. Os espermatozóides são 
          formados por cabeça, colo e cauda ou flagelo. Movimenta-se no 
          líquido do esperma ou sêmem, vibrando o flagelo com rapidez. 
          Os testículos também produzem o hormônio sexual 
          masculino, testosterona, que provoca o desenvolvimento dos caracteres 
          sexuais secundários.
          3.4. Epidídimos: onde os espermatozóides completam o amadurecimento, 
          em uma ou três semanas. São dois tubos enovelados sobre 
          os testículos que fabricam secreção que permite 
          a maturação dos espermatozóides.
          3.5. Canais deferentes: dois tubos que se unem cada um a um ducto da 
          vesícula seminal, formando o canal ejaculatório antes 
          de atingir a uretra (servem para conduzir os espermatozóides).
          3.6. Vesículas seminais: duas glândulas em forma de bolsa 
          que fabricam um líquido denso, destinado a nutrir os espermatozóides 
          e aumentar a sua mobilidade.
          3.7. Próstata: produção de líquido prostático, 
          que dá ao esperma aspecto leitoso, sendo semelhante ao líquido 
          produzido pelas vesículas seminais.
          3.8. Esperma ou sêmem: é o conjunto formado pelos espermatozóides 
          mais os líquidos produzidos pelo epidídimo, pelas vesículas 
          seminais, pelas glândulas bulbouretrais e pela próstata. 
          Cada centímetro cúbico contém cerca de 100 milhões 
          de espermatozóides.
          3.9. Pênis, uretra e ejaculação: o pênis é 
          órgão de forma cilíndrica. No seu interior encontra-se 
          a uretra. Mediante certos estímulos, fica ereto (levantado) e 
          rígido. Com o aumento contínuo dos estímulos o 
          esperma é lançado em pequenos jatos, processo chamado 
          ejaculação. O aumento do seu volume se deve à maior 
          quantidade de sangue.
          3.10. Uretra: tubo procedente da bexiga, é o responsável 
          pela eliminação tanto da urina quanto do sêmem.
        4. Órgãos reprodutores femininos: produzem 
          oócitos (gametas), recebem os espermatozóides, e abrigam 
          o novo ser. São eles: ovários, trompas de Falópio 
          (tubas uterinas), útero, vagina e vulva (que contém o 
          clitóris). Externamente mostra fenda com dois pares de lábios: 
          os grandes e os pequenos. O clitóris se encontra na extremidade 
          superior dos lábios menores. Ele se enche de sangue quando a 
          mulher se excita, possibilitando o orgasmo.
          4.1. Ovários - oócitos, ovulação, hormônios 
          e menopausa: são suas glândulas situadas no interior da 
          cavidade pélvica ("cadeiras"). Sua função 
          é produzir oócitos e certos hormônios. Um oócito 
          leva cerca de 28 dias para amadurecer. Quando está pronto, ele 
          é liberado para a trompa, um tipo de canal que se comunica com 
          o útero. Por não ter movimento próprio, o oócito 
          conta com pequenas contrações da parede das trompas, que 
          o empurram. Esse processo chama-se ovulação e ocorre, 
          via de regra, a cada 28 dias, no meio do ciclo menstrual (duas semanas 
          após o primeiro fluxo).
          4.1.1. Uma mulher nasce com cerca de 200 mil a 400 mil oócitos 
          imaturos em seus ovários. A maturação e liberação 
          de oócitos começa na puberdade, ao redor dos 12 ou 13 
          anos de idade, terminando por volta dos 50 anos, quando a mulher atinge 
          a menopausa. É uma das maiores células do corpo humano 
          (0,1 mm). Só perde para algumas células nervosas (que 
          podem atingir 2 m de comprimento).
          4.1.2. Produção de dois importantes hormônios - 
          o estrogênio e a progesterona: o primeiro é responsável 
          pela formação das características secundárias 
          - o desenvolvimento dos seios, o surgimento de pêlos pubianos, 
          etc. O segundo, entre outras funções, prepara o útero 
          para receber o zigoto (célula-ovo).
          4.2. Trompas uterinas (de Falópio): caminho para a fecundação 
          de oócitos. Aí o oócito é fecundado, recebendo 
          o nome de zigoto. Este passa por sucessivas divisões celulares, 
          originando um embrião que se aloja e se desenvolve na cavidade 
          uterina, formando o feto. Nesse estágio as ovulações 
          e a menstruação são interrompidas.
          4.2.1. São dois tubos finos e longos (medem 7 a 14 cm). Elas 
          comunicam os ovários ao útero. Entre milhões de 
          espermatozóides lançados através da ejaculação, 
          geralmente apenas um penetra o oócito, fecundando-o. Os gêmeos 
          bivitelinos são exemplos da penetração (simultânea) 
          de dois gametas masculinos no oócito. Outros, que porventura 
          conseguirem entrar, degenerar-se-ão. Ademais, há a formação 
          da zona pelúcida do ovo, que lhes impede a entrada.
          4.3. Útero: é um órgão que tem a forma de 
          uma pêra invertida. Sua função é alojar o 
          embrião, permitindo que ele se desenvolva até o nascimento. 
          Mede, normalmente, 7,5cm de comprimento, por 5cm de largura. Durante 
          a gravidez chega a atingir mais de 30cm. Seu interior é revestido 
          pela mucosa uterina. É nela que o embrião se aloja, fenômeno 
          chamado nidação.
          4.4. Vagina: órgão por onde sai naturalmente o bebê. 
          É o canal que liga o útero à vulva, que é 
          a parte externa dos órgãos genitais femininos, ou seja, 
          é o conjunto formado pelo clitóris e pelos pequenos e 
          grandes lábios. É constituída de uma membrana mucosa 
          e de uma parede muscular. Ambas lubrificam e dão elasticidade 
          a ela, permitindo a relação sexual e a abertura adequada 
          à passagem do bebê na hora do parto ("chego").
          4.5. Clitóris: tecidos eréteis. É um órgão 
          externo e pequeno. Como o pênis, é formado por tecidos 
          eréteis (se enchem de sangue quando a mulher está sexualmente 
          exicitada). Proporciona prazer sexual à mulher.
          4.5.1. De aproximadamente 200 milhões de espermatozóides, 
          apenas um penetra o oócito, até três dias após 
          o ato sexual, se deslocando a uma velocidade de 2 milímetros 
          (mm) por minuto.
          4.5.2. Infertilidade: a presença de anticorpos que matam os espermatozóides 
          pode ser uma das causas, tanto no corpo masculino quanto no feminino. 
          A má-formação dos mesmos pode causar-lhes deficiência 
          na locomoção, impedindo que atinjam ou penetrem oócitos. 
          A obstrução (bloqueio) das trompas também é 
          uma das causas da incapacidade de gerar filhos. Muitos desses problemas 
          podem ser resolvidos com intervenções médicas corretas.
          4.5.3. Após a Segunda Guerra Mundial houve inchaço das 
          cidades (devido à migração da população 
          rural, melhoria da qualidade de vida, etc.). Nova York (EUA) elimina 
          24 mil toneladas de lixo diariamente (1,8kg/dia/pessoa). Na grande São 
          Paulo, 12 mil, sendo necessários 10 mil lixeiros e mil caminhões 
          para recolhê-lo. O seu destino é, geralmente, os aterros 
          sanitários (local onde é enterrado). Daí a formação 
          de gases combustíveis (que podem gerar explosões, mas 
          também ser usados por famílias no preparo de alimentos 
          em "fogões" improvisados com canos ali introduzidos). 
          Poluição dos lençóis freáticos (que 
          abastecem as populações locais); má utilização 
          dessas áreas, que poderiam ser parques para a recreação 
          e o lazer da coletividade.
          4.5.4. Não há o que "nasça" lixo. Torna-se 
          isso o que é acomodado em local inadequado. Uma solução 
          é a separação do material para facilitar a reciclagem.
        5. Como nascemos: hoje é possível haver 
          gravidez de várias formas, não apenas através de 
          relações sexuais. O cuidado com a higiene pode evitar 
          conseqüências inesperadas. A clonagem é uma das novidades 
          tecnológicas que chega aos seres humanos, além da "inseminação 
          artificial", ou o "bebê de proveta".
          5.1. Quando ocorre a ovulação em um dos ovários, 
          dizemos que a mulher entrou em seu dia mais fértil (época 
          mais favorável à reprodução). Costuma ocorrer 
          do 10º ao 18º dia após o início da menstruação. 
          Considera-se período fértil aquele que compreende o dia 
          provável da ovulação, mais os quatro dias anteriores 
          a ela e os quatro posteriores. A probabilidade de fecundação 
          é menor nos outros dias.
          5.2. Menstruação ou regras: menarca é o nome dado 
          à 1ª menstruação, que costuma acontecer entre 
          os 11 e os 13 anos de idade. Pode durar entre três e sete dias, 
          mormente cinco, se repetindo, via de regra, após 28 dias. Também 
          o volume de sangue e tecidos eliminados varia de mulher para mulher.
          5.2.1. O que faz o organismo feminino menstruar: durante a preparação 
          (mensal) do útero para aninhar o zigoto, ele recebe do ovário 
          um hormônio que transforma a sua mucosa (epitélio de revestimento 
          interno dos órgãos), tornando-a esponjosa e cheia de vasos 
          sanguíneos. Quando não ocorre a fecundação, 
          o oócito degenera-se após 10 a 12 dias, a mucosa uterina 
          perde a consistência esponjosa e se desmancha, desfazendo-se o 
          "ninho" preparado para o zigoto (célula-ovo). A esse 
          material que se desmancha do útero é adicionado sangue 
          oriundo (originado) do rompimento dos vasos sanguíneos formados 
          na mucosa uterina, e é eliminado através da vagina (menstruação, 
          regras, "paquete", "chico", etc.). O término 
          dos ciclos acontece por volta dos 50 anos de idade (menopausa). Durante 
          a gravidez e amamentação não há menstruação.
          5.3. A formação dos gametas masculinos e femininos - espermatogênese 
          e ovulogênese. 
          5.3.1. Espermiogênese: começa na puberdade (aos 12 ou 13 
          anos de idade, aproximadamente). Os espermatozóides se formam 
          a partir de células germinativas, localizadas nos canais seminíferos 
          dos testículos. No século XVII acreditava-se que nos oócitos 
          havia miniaturas dos pais. Após a descoberta dos espermatozóides, 
          estes passaram a ser os "portadores" das miniaturas. Hoje 
          sabe-se que ambos os gametas (gamos = juntos) contribuem com a mesma 
          quantidade de cromossomos (cromo = cora; somos = corpos), porções 
          de DNA (durante a divisão celular) para a formação 
          da célula-ovo.
          5.3.2. Ovulogênese: os oócitos são formados por 
          células germinativas situadas no interior dos ovários. 
          Começa na puberdade (entre os 11 e os 13 anos de idade, via de 
          regra), com o amadurecimento dos oócitos.
          5.4. Fecundação: ocorre normalmente na região de 
          2/3 de uma das tubas uterinas, caracterizando-se pela fusão dos 
          núcleos dos dois gametas.
          5.5. Juventude: fator de risco. Existem métodos que podem evitar 
          a gravidez. Fatores são levados em conta, como: nível 
          educacional e social da família, exames pré-natais da 
          mãe, orientação sistemática por parte de 
          médico. Quanto mais nova a mãe, mais risco de nascimentos 
          de bebês abaixo do peso ideal e prematuros (que nascem antes do 
          tempo). Uma possível explicação para esse fato 
          pode ser o baixo suprimento de sangue no útero. A faixa de idade 
          ideal seria entre os 20 e os 24 anos de idade. Mulheres mais idosas 
          correm riscos maiores como o de ter filhos com trissomia do cromossomo 
          21, ou seja, Síndrome de Down (doença que afeta o desenvolvimento 
          mental e motor do bebê).
          5.5.1. Depois de algumas divisões do zigoto, suas células 
          vão se diferenciando e formam o embrião (à partir 
          de 16 células). No útero, ao redor do embrião, 
          desenvolve-se bolsa cheia de líquido amniótico (proteção). 
          Passa-se a chamá-lo de feto à partir da 8ª semana.
          5.6. Placenta: órgão responsável pelo suprimento 
          de gás oxigênio e alimentos para o feto, através 
          do cordão umbilical (ela os retira do sangue da mãe). 
          Da mesma forma, os gás carbônico e outros resíduos 
          do organismo do feto são por ela transportados ao sangue da mãe, 
          através do cordão umbilical. O organismo da mãe 
          elimina-os para o meio externo. Logo após o nascimento do bebê, 
          a placenta é eliminada do organismo materno.
          5.7. Gravidez: o seu primeiro sinal é o atraso da menstruação 
          (embora isto possa ter outros motivos). A confirmação 
          pode vir de exame de laboratório (de urina ou de sangue). Não 
          ocorrendo fatos inesperados, a gravidez termina com o parto ("chego") 
          após cerca de nove meses d(40 semanas). Durante esse período 
          a alimentação da grávida deve ser equilibrada, 
          como a de qualquer outra pessoa.
          5.7.1. Desde o início da gestação dever ser acompanhada 
          pelo obstetra (médico de gestantes), para que seja possível 
          a detecção de problemas de saúde no feto e/ou na 
          mãe. Não há motivos para temer os efeitos de pequenos 
          sustos, pesadelos ou tombos, pois o feto está bem protegido por 
          vários envoltórios, como a bolsa de líquido amniótico, 
          a parede do útero, os músculos do abdome e a pele da mãe.
          5.7.2. Por volta da terceira semana forma-se no embrião um tubo 
          onde mais tarde aparecerá a espinha dorsal. Entre a terceira 
          e a quarta semana, o coração começa a bater. Na 
          oitava, os músculos do embrião já podem se contrair, 
          permitindo a realização de pequenos movimentos. A formação 
          dos órgãos internos se dá no começo da gravidez. 
          Na 16ª semana, o feto está completamente formado e se inicia 
          um período de crescimento. Quando atinge a 32ª semana, está 
          quase pronto para nascer.
          5.7.3. Relações sexuais durante gravidez sem risco não 
          prejudicam nem ao feto, nem à mãe.
          5.8. Parto: após o nascimento, o bebê está pronto 
          para levar uma vida semi-independente: respirar por seus próprios 
          órgãos respiratórios, digerir seus alimentos e 
          fazer parte de seu primeiro grupo social: a família.
          5.8.1. Bebê prematuro é aquele que nasce antes de completar 
          pelo menos 38 semanas de gestação. Extremamente: menos 
          de 30; moderadamente: entre 31 e 36; e prematuros limítrofes: 
          entre 37 e 38. Em geral, permanece durante certo tempo em uma encubadora 
          (aparelho com temperatura constante e suprimento de oxigênio para 
          facilitar sua respiração). São providências 
          que minimizam sua chance de aquisição de infecções.
          5.8.2. Sem medo de dar à luz: com assistência médica, 
          as possibilidades de complicações durante o parto são 
          mínimas. São indicativos dele: contrações 
          mais freqüentes dos músculos do útero ("dores 
          do parto") e rompimento da bolsa de líquido amniótico.
          5.8.3. No momento do parto normal, o feto se encontra com a cabeça 
          voltada para baixo. É então expelido do útero, 
          pela vagina, por movimentos naturais daquele órgão, ajudado 
          pelos esforços da mãe. Após o bebê sai a 
          placenta. O cordão umbilical é cortado após o bebê 
          respirar e chorar. Depois do parto, o aparelho reprodutor da mulher, 
          aos poucos, volta ao seu estado anterior à gravidez.
          5.8.4. Parto cesariano: consiste em opção cirúrgica 
          de corte no abdome, mediante anestesia, por onde a criança é 
          retirada, com duração aproximada de 60 minutos. É 
          necessário quando a criança se encontra em posição 
          inadequada (cabeça voltada para cima, por exemplo), ou quando 
          o médico observa que ela ou a mãe não apresentam 
          condições de suportar o trabalho de parto. Pode ainda 
          ocorrer por opção da mãe e concordância do 
          médico. Nesse caso, ela é programada com antecedência. 
          A recuperação da mãe com essa opção 
          é mais lenta.
          5.8.5. Aliviando a dor do parto: Existem técnicas naturais, como 
          relaxamento e respiração, e anestesia peridural, aplicada 
          na medula espinhal. A gestante fica consciente, sentindo todos os membros 
          do corpo. Consegue realizar bem o trabalho de parto e até caminhar. 
          No caso de cesariana, a anestesia raquidiana é mais recomendada. 
          Também injetada na medula espinhal, deixa a gestante adormecida 
          da cintura para baixo. Pode não ser aplicada anestesia alguma 
          - apenas na hora em que a cabeça do bebê está "coroando" 
          (aparecendo), é que o médico aplica um pouco de anestesia, 
          em um nervo próximo à região, chamada períneo. 
          Isso é necessário porque o períneo receberá 
          um pequeno corte para facilitar a saída do bebê.
          5.8.6. Parto com fórceps: aparelho utilizado quando o trabalho 
          de parto não está satisfatório para um parto normal 
          e também já não há mais tempo para realizar 
          uma cesariana.
          5.8.7. Leite materno: uma receita incomparável: o colostro, o 
          primeiro leite produzido pela mãe, atua como um laxante (solta 
          o intestino) suave é portador de fatores (grande carga de anticorpos) 
          que estimulam o desenvolvimento da flora intestinal. É portanto 
          estimulador das atividades intestinal e imunológica (contra inúmeras 
          doenças contagiosas).
          a. O excedente de caseína presente no leite de vaca provoca a 
          formação de coágulos protéicos, que a criança 
          normalmente tem dificuldade de digerir, o que pode comprometer sua função 
          intestinal. A maior concentração de minerais no leite 
          daquele animal pode acarretar uma sobrecarga nos rins do bebê.
          b. A produção do leite materno constitui uma fonte de 
          benefícios também para a mãe: além de favorecer 
          o retorno do útero a seu tamanho normal e de contribuir para 
          a redução dos processos hemorrágicos após 
          o parto, também diminui a possibilidade de desenvolvimento de 
          cêncer nos seios. Do ponto de vista psicológico, cumpre 
          papel fundamental de aprofundar a relação entre mãe 
          e filho, estabelecendo um contato prazeroso entre eles e favorecendo 
          o desenvolvimento de um sentimento de proteção e de segurança 
          no bebê.
          5.8.8. Como se formam gêmeos:
          a. Univitelinos (ou idênticos): situação em que 
          a célula-ovo, em divisão, se separa em dois grupos (ou 
          mais). São clones - ambos compartilham a mesma placenta, embora 
          permaneçam em bolsas amnióticas separadas (tem membrana 
          separando-as). São idênticos no sexo, na aparência 
          física e até mesmo a personalidade costuma ser semelhante.
          b. Bivitelinos (não-idênticos): se formam quando a mulher 
          ovula dois (ou mais) oócitos. Neste caso existe uma placenta 
          para cada feto (as bolsas amnióticas são separadas por 
          membrana). São tão diferentes uns dos outros como quaisquer 
          irmãos nascidos em partos diferentes (podem ser de sexos diferentes).
          c. Siameses: são indivíduos que nascem ligados entre si, 
          dividindo certos órgãos, ou apenas ligados por uma tira 
          de pele.
          5.8.9. A inseminação in vitro (em vidro) é uma 
          das técnicas mais utilizadas, hoje, por casais com problemas 
          de fertilidade. É capaz de substituir algumas funções 
          do aparelho reprodutor não-fértil. A fecundação 
          ocorre em laboratório, onde o embrião é formado, 
          e depois implantado no útero (bebê de "proveta").
          5.8.10.Diante de entupimento nas trompas de Falópio, por exemplo, 
          um oócito é localizado, retirado com um tubo especial, 
          colocado em uma cuba com nutrientes, onde amadurece entre 4 e 6 horas. 
          Acrescenta-se esperma à cuba, onde começa sua divisão. 
          Cerca de dois dias depois, o ovo se torna embrião (de 8 a 16 
          células).
          5.8.11."Pensar globalmente e agir localmente": prefira produtos 
          recicláveis e/ou de boa qualidade, mesmo que sejam mais caros. 
          Reduza o uso de pacotes durante compras. Contribua com a coleta seletiva.
        6. Você e seu corpo na adolescência: entre 
          as mudanças mais profundas pelas quais passa o ser humano, está 
          o desenvolvimento do seu corpo. No recém-nascido, a cabeça 
          é proporcionalmente maior (de 1/4 chega a 1/8 do seu tamanho). 
          É a fase em que o organismo atinge a maturidade sexual. Não 
          há ser biológico que viva para sempre. Em um ciclo de 
          vida normal as pessoas nascem, crescem, amadurecem, envelhecem e morrem. 
          Ao nascermos,a maioria dos órgãos está pronta, 
          só precisando aumentar de tamanho. À medida que crescemos 
          também envelhecemos. Paramos de crescer quando todo o processo 
          de ossificação termina.
          6.1. Geralmente, o tempo de vida de uma pessoa está relacionado 
          com a qualidade de seu padrão de vida. As pessoas vivem, em média, 
          85 anos nos países ricos, industrializados, devido ao conforto, 
          condições de higiene e de saneamento básico adequadas, 
          boa alimentação, segurança e fácil acesso 
          a tratamentos médicos. No Brasil a expectativa de vida, na média, 
          dos homens, é de 65 anos, e das mulheres, de 71.
          6.2. Com o passar dos anos, o organismo humano vai perdendo o seu vigor. 
          Os músculos, os ossos, as articulações, as glândulas, 
          os órgãos em geral vão diminuindo seu rendimento. 
          Receita para manter a saúde e prolongar a vida:
          6.2.1. Seguir alimentação equilibrada (evitar açúcares 
          e produtos com substâncias artificiais em excesso).
          6.2.2. Fazer exercícios regularmente (caminhar, nadar, jogar 
          capoeira).
          6.2.3. Não fumar (o cigarro afeta vários órgãos 
          do corpo).
          6.2.4. Não consumir bebidas alcoólicas e qualquer tipo 
          de droga (são produtos que deterioram muitos órgãos 
          do corpo, causando sérios prejuízos ao cérebro).
          6.3. Em 1995, era brasileira a mulher mais antiga no mundo. A mineira 
          Maria do Carmo Jerônimo, com 124 anos, só perdia para outro 
          mineiro: João Soares de Almeida (9 meses e 13 dias mais velho). 
          Falando como uma criança de 4 anos, Maria nasceu em 5 de março 
          de 1871, tendo sido escrava até aos 17 anos de idade. Foi responsável 
          pela criação de 13 bisnetos do escritor Bernardo Guimarães. 
          Medindo 1,24 m de altura e pesando 41 Kg, não sabia ler, escrever, 
          ou lidar com dinheiro. A ex-escrava não gostava de música, 
          nem de TV; nunca teve namorado. "Casamento é abacaxi", 
          gostava de repetir. Segundo Bernadete Bernardo Guimarães, 35 
          anos, uma de suas filhas por adoção, "o negócio 
          dela é ir à missa". Também não fizeram 
          parte da longa vida de Maria resfriado, infecção e estresse. 
          José Geraldo Vilela Reis, seu médico há 13 anos, 
          disse: "sua longevidade se deve à estrutura genética 
          e imunológica e à resistência ao estresse. Ela não 
          se preocupa com coisa alguma. Maria que viver muito mais. O tempo parou 
          para ela".
          6.4. Passo a passo - de bebê a criança, de criança 
          a adolescente: quando nasce, o bebê depende dos adultos. Não 
          é capaz de viver sozinho. Seu meio de comunicação 
          mais eficiente é o choro (sono, molhado, com frio, calor, carência 
          de companhia). Para que se tornem adultos saudáveis precisam 
          de amor e estímulos. Vai se tornando capaz de observar suas mãos, 
          seus pés, balbuciar, ocupar-se com brinquedos. Aprende a brincar 
          e enquanto brinca, vai aprendendo a coisas sobre o mundo. Ele explora 
          e conquista os ambientes mais próximos.
          6.5. Ele explora e conquista os ambientes mais próximos. Geralmente, 
          por volta dos sete meses o bebê já consegue sentar. Mais 
          ou menos aos dez meses ele fica em pé por si só. Começa 
          a se locomover por volta de 13 ou 14 meses. Aos poucos aprende a falar. 
          Vai ampliando seus contatos sociais. Já reconhece maior quantidade 
          de pessoas da sua família, animais de estimação, 
          outras pessoas além dos familiares. Na escola, passa a conviver 
          com outras crianças e com outros adultos, aprende a ler, desenvolve 
          seus conhecimentos e suas habilidades. Torna-se cada vez mais independente.
          6.6. Conviver com pessoas é extremamente importante. É 
          assim que a criança se torna capaz de fazer amizades duradouras, 
          aprende a respeitar os limites de sua liberdade e a reconhecer suas 
          falhas. O adolescente tem modificada a forma do corpo, a voz dos meninos 
          torna-se mais grave, se destacam os seios nas meninas. Não é 
          mais uma criança. Há grandes alterações 
          em sua mente, na maneira de viver e de se relacionar com os outros. 
          Agora ele começa a atuar no mundo com sua própria personalidade, 
          com seus próprios interesses.
          6.6.1. A adolescência e as mudanças no corpo. Do latim 
          púbis = penugem ou pêlos (região dos órgãos 
          sexuais e axilas). É desencadeada pelo aumento na produção 
          dos hormônios sexuais. Termina ao atingir a idade adulta (entre 
          os 18 e os 20 anos).
          6.6.2. Feminina: por volta dos 12 anos ela começa a perceber 
          que nascem pelos debaixo dos braços e ao redor dos órgãos 
          genitais. Os seios crescem, a cintura fica mais fina, os quadris e as 
          coxas tornam-se mais arredondados.
          6.6.3. Masculino: por volta dos 13 anos percebem que crescem mais depressa. 
          O pênis e os testículos adquirem o tamanho adulto. Os pelos 
          pubianos (da região genital) aumentam e ficam encaracolados. 
          Os ombros tornam-se mais largos que os quadris e os músculos 
          se desenvolvem. No rosto aparece uma "penugem" que se transforma 
          em barba. A voz fica mais grossa (grave). Param de crescer por volta 
          dos 20 anos de idade (a cabeça, aos 16).
          6.6.4. Mudança nas proporções, ritmos e preocupações: 
          a criança cresce muito nos primeiros anos de vida, menos na infância, 
          e "espicha" na adolescência, chegando a ficar desproporcional. 
          Os membros costumam ficar mais longos em relação ao tronco. 
          A situação se equilibra mais tarde. As mudanças 
          físicas não acontecem ao mesmo tempo para todos os jovens. 
          As meninas não devem se preocupar com o desenvolvimento inicialmente 
          desigual dos seios. Cravos e espinhas são reflexo da maior atividade 
          das glândulas sebáceas.. O dermatologista, especialista 
          em pele, deve ser consultado em caso de muitos aparecimentos (não 
          os espremer para não marcar o rosto). O grande desenvolvimento 
          de glândulas sudoríparas aumenta a quantidade de transpiração 
          (ou suor); o banho diário minimiza o problema. Devem ser lavados 
          os órgãos sexuais externos diariamente, com água 
          e sabão (a glande ou "cabeça" do pênis, 
          recoberta por membrana chamada prepúcio. Se a pele é muito 
          apertada, caracteriza problema chamado fimose, que pode ser resolvido 
          através de pequena cirurgia).
          6.6.5. Na mente, essa fase é marcada por alterações 
          psicológicas. É período de muitas indagações, 
          em que a pessoa inicia caminhada no "mundo dos adultos". Mudanças 
          de pensamentos trazem mudanças de atitude. "O que é 
          sexo?"; "qual o sentido da vida?"; "por que estou 
          neste mundo?". É importante descobrir coisas novas sobre 
          a vida e sobre nós mesmos. Conhecer, perguntar, experimentar, 
          discutir, são atitudes construtivas.
          6.6.6. Preocupações dos pais de adolescentes: o anseio 
          dos adolescentes por independência e auto-suficiência demonstrada 
          por eles assustam alguns pais. Há preocupações 
          com os "amigos" dos filhos (más companhias, mau caminho): 
          envolvimento com drogas; gravidez; violência; doenças (principalmente 
          DST´s); aquisição de hábitos e comportamentos 
          que prejudiquem a saúde física e mental.
          6.6.7. Adolescência para todos: virar adulto exige muitas decisões. 
          A "ponte" para essa situação é a adolescência. 
          Este precisa aprender a escolher seu modo de vida, suas crenças, 
          namorados (as); precisa começar a pensar na profissão 
          que irá seguir. Aos poucos, vai se tornando um ser independente. 
          Converse com idosos para conhecer as realidades de quando estavam naquela 
          idade, suas contestações e críticas. Em uma placa 
          de pedra encontrada na Mesopotâmia (região onde nasceu 
          a escrita e hoje pertence ao Iraque), há 4 mil anos (!), encontra-se 
          a seguinte inscrição anônima: "O adolescente 
          considera tudo o que é mais antigo do que ele como arcaico e 
          obsoleto. Ao passo que tudo seu é novo, criativo, algo que sem 
          dúvida dará certo. Essa praga só pensa em sexo 
          e contestação".
          6.6.8. Ficar adulto é demorado. Não se pode ter pressa, 
          pois cada pessoa tem seu próprio tempo de maturação, 
          tanto física quanto emocional. Que bom quando esse tempo pode 
          ser lembrado como os "anos dourados" de vida.
          6.6.9. A circulação de substâncias e de elementos 
          químicos na natureza - como o ciclo da água, oxigênio 
          e nitrogênio - é denominada ciclo biogeoquímico. 
          Na biosfera, esses ingredientes essenciais aos seres vivos tendem a 
          circular do ambiente para os organismos, e destes de volta ao meio externo:
          a. Gasosos: o reservatório natural é a atmosfera; é 
          o caso dos ciclos do oxigênio e nitrogênio.
          b. Sedimentares: o reservatório natural é a crosta terrestre; 
          é o caso do ciclo do cálcio.
          6.7. Falando de sexo: antigamente era assunto proibido. A vergonha e 
          o medo impediam qualquer manifestação de dúvidas 
          e emoções. Às vezes, nem o próprio corpo 
          eram bem conhecido. Os jovens precisam entender as dificuldades que 
          esse tipo de educação recebida pelos adultos pode trazer 
          na hora de orientar os próprios filhos.
          6.7.1. Para que serve o sexo: para garantir a perpetuação 
          (continuidade) das espécies. Na maioria dos animais, o macho 
          só cruza com a fêmea quando ela está fértil, 
          quando seu organismo está pronto para gerar filhotes. Para o 
          ser humano a reprodução é apenas uma das funções 
          da atividade sexual. As mulheres (e os homens) têm vontade de 
          praticar atos sexuais mesmo quando estão grávidas ou menstruadas. 
          Para o ser humano a relação sexual é uma maneira 
          de obter prazer e alegria, de dar e receber carinho, afeto ("fazer 
          amor").
          6.7.2. Como acontece a ejaculação? Quando um homem (rapaz) 
          fica excitado, seu pênis fica ereto e rígido. Em um certo 
          momento o esperma jorra pela uretra, em uma série de jatos: é 
          a ejaculação. Cada uma delas libera um pouco mais que 
          uma colher pequena de esperma. Quando ocorre durante o sono, recebe 
          a denominação de polução noturna. Pode ocorrer 
          independentemente do tipo de sonho, é natural e não faz 
          mal algum.
          6.7.3. O que é menstruação? Em um determinado dia, 
          por volta dos 12 anos de idade, a menina pode ter sua calcinha manchada 
          de sangue pela primeira vez. É a menarca, que pode durar de três 
          a cinco dias. Durante essa fase é preciso usar absorvente para 
          impedir que o sangue manche a roupa. A alternativa é usar pequenas 
          toalhas, sempre bem lavadas. O tampão, um chumaço de algodão, 
          é geralmente usado por mulheres (que já tiveram relações 
          sexuais, ou seja, cujo hímem já tenha sido rompido), já 
          que é introduzido na vagina.
          6.7.4. Durante a menstruação pode-se fazer o que se faz 
          no resto do mês: lavar a cabeça, nadar (se já puder 
          usar tampão), fazer ginástica, comer comida normal, tomar 
          sorvete, andar de bicicleta, andar descalça. Tomar banho, além 
          de não fazer mal algum, é absolutamente necessário 
          para manter a higiene. Caminhadas podem aliviar as cólicas (dores 
          na "barriga"). Mas se estas forem prolongadas ou fortes demais, 
          é necessário procurar o médico.
          6.7.5. É errado se masturbar? Mexer nos órgãos 
          sexuais ou acariciá-los para sentir prazer é hábito 
          que começa na infância e pode acontecer durante toda a 
          vida (é comum na adolescência). Antigamente dizia-se que 
          fazia mal, deixava a pessoa fraca, com dor de cabeça, fazia crescer 
          pêlos nas mãos, viciava, incapacitava a pessoa de ter relações 
          sexuais. A masturbação não faz mal, não 
          é doença nem vício. É um modo de satisfazer 
          a vontade sexual, conhecer o corpo, experimentar suas sensações.
          6.7.6. O que é homossexualidade? É atração 
          sexual por pessoa (s) do mesmo sexo. Trata-se de pessoa igual às 
          outras em termos de características hormonais, glandulares e 
          sanguíneas. O que a diferencia é o objeto de sua atração 
          sexual, o que o realiza. Não é vício nem doença 
          e deve ser respeitada. Na adolescência é comum surgirem 
          amizades íntimas entre menino ou entre meninas, o que é 
          próprio da idade e não significa que a pessoa vá 
          fazer essa opção para o resto da vida.
          6.7.7. O que é ser virgem? Considera-se assim quem não 
          teve relações sexuais. Nas mulheres nessa condição 
          pode existir o hímem (fina pele que recobre a entrada do canal 
          vaginal). Essa membrana tem um orifício pelo qual escoam sangue 
          menstrual e as secreções vaginais. Nem sempre dói 
          quando se rompe (geralmente durante a 1ª relação 
          sexual). Durante muito tempo acreditou-se que as moças deviam 
          permanecer virgens até o casamento; já os rapazes eram 
          incentivados a ter relações sexuais desde o início 
          da puberdade. Em alguns grupos de jovens as virgens são chamadas 
          de atrasadas e "caretas". Para enfrentar todas as superstições, 
          há que se desenvolver maturidade física e mental.
          6.7.8. Quando ter a primeira relação sexual? Inicia-se 
          com afeto, abraços, beijos, trocas de carícias. Isso faz 
          com que haja excitação: o pênis fica ereto e a vagina 
          mais úmida. Em geral a mulher excita-se mais vagarosamente que 
          o homem. Quando a mulher demonstra que está pronta, o homem introduz 
          o pênis na sua vagina. A sensação é boa para 
          ambos. No momento de máxima excitação ocorre o 
          orgasmo: o homem ejacula e a mulher sente contrair-se o útero 
          e toda a região genital. Nem sempre ocorre simultaneamente para 
          os parceiros. Com o tempo vai se descobrindo como realizar a relação 
          de maneira mais satisfatória. Nem sempre dá tudo certo 
          (nas primeiras vezes).
          6.8. Métodos anticoncepcionais: ter filhos é decisão 
          séria. Exige cuidados constantes, carinho, orientação 
          de responsáveis, tempo disponível e condição 
          financeira. "Fazer" uma pessoa é enorme responsabilidade. 
          Como evitar a gravidez? A mulher não fica grávida por 
          si só. A responsabilidade é dos cônjuges (parceiros). 
          Se não for possível conversar sobre o assunto, talvez 
          ainda não seja boa hora para a relação sexual.
          6.8.1. Camisinha, camisa-de-vênus ou preservativo: é o 
          método mais simples e um dos mais eficazes. Vendida em farmácias 
          e supermercados, pode ser usada por qualquer homem. Trata-se de saco 
          de látex (borracha) que deve "vestir" o pênis 
          ereto. O esperma ejaculado fica no espaço reservado à 
          ele na extremidade do preservativo. Deve ser retirado ao fim da relação, 
          com o pênis ereto. Como impede o contato direto entre o pênis 
          e a mucosa da vagina, também serve para prevenir a transmissão 
          de doenças como a sífilis, gonorréia (blenorragia) 
          e AIDS.
          6.8.2. Pílula: comprimido feito com hormônios sintéticos 
          (não naturais) que impede o amadurecimento do oócito e 
          a ovulação. É quase 100% seguro, mas pode causar 
          efeitos colaterais. Deve ser tomado todos os dias, no mesmo horário. 
          Cada cartela tem 21 comprimidos. O primeiro deve ser tomado no quinto 
          dia a partir da chegada da menstruação. Não é 
          aconselhável para adolescentes pois pode haver interferência 
          hormonal no crescimento. Para algumas mulheres pode provocar maiores 
          problemas de saúde. Por isso tudo, só pode ser receitado 
          por médico, que avaliará a saúde da mulher antes 
          de indicá-lo, e durante o seu consumo (pelo menos uma vez por 
          ano). No primeiro mês de uso é aconselhável a associação 
          de outro método como o preservativo, já que nesse estágio 
          pode ocorrer ovulação.
          Quanta bobagem: "É a primeira vez. Não vou ter esse 
          azar!". "Em pé, não engravida". "Se 
          lavar bem depois, na fica grávida". "Uma boa lavagem 
          com vinagre ou coca-cola, depois da relação, mata os espermatozóides". 
          Ginecologista é o médico indicado para estas consultas.
          6.8.3. Diu, dispositivo intra-uterino: é peça de cobre 
          ou silicone colocada, pelo médico, dentro do útero. Impede 
          que o espermatozóide encontre o oócito, ou que o ovo se 
          implante no útero e se desenvolva. Pode permanecer de 2 a 5 anos. 
          Depois disso, pode ser substituído. Um tipo de silicone pode 
          permanecer por tempo indeterminado. Pode sair do lugar, daí a 
          importância de visitas periódicas ao médico (pode 
          sair do lugar e causar sangramentos, problemas de saúde ou permitir 
          a gravidez).
          6.8.4. Diafragma: proteção de borracha colocada na parte 
          mais profunda da vagina, que veda a entrada do útero e impede 
          a penetração dos espermatozóides. Deve ser instalado 
          antes da relação e retirado oito horas após. O 
          ginecologista indica o tamanho adequado para cada vagina e ensina como 
          usá-lo (há necessidade de treino). Não prejudica 
          a saúde nem é sentido pelos parceiros.
          6.8.5. Tabelinha: método chamado "Billings", natural, 
          na utiliza material ou remédio. Consiste em não ter relações 
          no período fértil. Dá certo se a mulher tem regras 
          regulares (a cada 27 ou 30 dias). Os dias mais apropriados são 
          sete antes, três depois e os durante a menstruação.
          6.8.6. Coito interrompido: consiste em retirar o pênis da vagina 
          antes da ejaculação. Não é seguro por às 
          vezes saírem gotas de esperma antes da ejaculação, 
          contendo milhões de espermatozóides. Além da dificuldade 
          de interrupção no momento adequado, também interfere 
          no prazer dos parceiros.
          6.9. Doenças sexualmente transmissíveis - As mais comuns 
          são: gonorréia (blenorragia), sífilis, AIDS (esta 
          última, embora chamada de doença, trata-se de síndrome, 
          palavra que caracteriza conjunto de sinais e sintomas que podem ser 
          produzidos por mais de uma causa.
          6.9.1. Como evitar: limitar o número de parceiros e usar preservativos.
          6.9.2. Essas doenças são curáveis? A gonorréia 
          e a sífilis, sim. Seu tratamento é feito com antibióticos, 
          remédios que impedem a divisão celular de bactérias 
          (a formação da parede de glicoproteínas). A AIDS 
          ainda não tem cura (é mortal). A solução 
          é evitar o contágio.
          6.9.3. Sintomas da gonorréia: o homem com blenorragia sente dor 
          e ardência ao urinar, eliminando gotas de pus pela uretra. Pode 
          aparecer dor no abdome. Ela pode ficar estéril se a doença 
          não for tratada.
          6.9.4. O que fazer? Quando aparecem sintomas há que se comunicar 
          ao(s) parceiro (s), suspender relações e procurar médico. 
          O tratamento é simples. Remédio caseiro não costuma 
          ser recomendado. Como os sintomas nas mulheres não são 
          claros, torna-se importante consulta anual a ginecologista.
          6.9.5. Sífilis - É uma doença grave? Se não 
          for tratada corretamente, pode causar cegueira, paralisia, distúrbios 
          mentais (loucura), e morte. A gestante passa a doença ao bebê; 
          que nestes casos geralmente nasce com deficiências físicas 
          e mentais.
          6.9.6. Quais os sintomas da sífilis? Ela manifesta-se inicialmente 
          por uma ferida nos órgãos sexuais (às vezes imperceptível) 
          que sara por si só, mesmo sem tratamento adequado (mas o seu 
          micróbio - agente etiológico - continua no organismo). 
          Em seguida aparecem manchas avermelhadas no corpo, que também 
          desaparecem por si só. A fase mais grave ocorre quando o micróbio 
          (espirilo) atinge o sistema nervoso e os órgãos internos, 
          levando o parasitado a ter febre alta, perda de cabelo, rachaduras nos 
          pés e mãos e gânglios inchados.
          6.9.7. AIDS: o que é? A síndrome da imunodeficiência 
          adquirida é causada por um grupo de vírus chamados HIV, 
          que invadem células sanguíneas chamadas linfócitos 
          (tipo B, auxiliares). O organismo do aidético fica incapaz de 
          se defender contra infecções como pneumonia, meningite, 
          infecções intestinais, vindo a falecer por conta de uma 
          delas. Os primeiros registros dão conta do seu surgimento nos 
          EUA em 1979, e no Brasil, em 1982. Hoje também estão entre 
          os países mais afetados a Uganda e a França.
          6.9.8. Como é transmitida a AIDS? Através do contato com 
          o esperma, sangue e secreção vaginal de pessoas contaminadas. 
          Há que se ter "ferida" para que o vírus passe 
          à circulação do (a) parceiro (a). Até o 
          alicate de manicuro pode ser o veículo da transmissão, 
          como transfusão de sangue. Mães aidéticas podem 
          passar a doença para o feto (durante a gravidez), na hora do 
          parto (se houver rompimento de vasos ou capilares), ou através 
          da amamentação.
          6.9.9. Como evitar a AIDS? Usando preservativos, controlando o sangue 
          usado em transfusões (através de testes feitos nos bancos 
          de sangue), utilizando seringas e agulhas descartáveis novas, 
          ou esterilizadas (drogas injetáveis), evitar agulhas de acupuntura, 
          de furar orelhas, ou de fazer tatuagens, de procedência duvidosa. 
          Da mesma forma as lâminas, as tesouras e alicates, de barbeiros, 
          manicuros e pedicuros (aconselha-se, na medida do possível, levar 
          seu próprio material de uso).
          a. Picadas de insetos transmitem AIDS? Não existe estudo algum 
          que possa comprovar isso; da mesma forma o aperto de mãos, abraços, 
          beijos no rosto, espirros, piscinas, vasos sanitários, toalhas, 
          copos ou outros objetos, bastando que sejam normalmente limpos.
          b. Conviver com doentes de AIDS é perigoso? A convivência 
          social ou familiar com aidéticos não apresenta perigo 
          algum, desde que tomados normais cuidados com a higiene. As pessoas 
          que tratam dos doentes precisam usar luvas. Pessoa alguma se contamina 
          por visitar, conversar e ser carinhoso com um paciente.
          c. Como uma pessoa sabe que está com AIDS? Pode haver contaminação 
          sem sintomas. O HIV pode permanecer no organismo e se manifestar por 
          período de seis meses a dez anos (ou mais). Nesse período 
          a pessoa também pode transmitir a doença. Os principais 
          sintomas são: febre, diarréia constante, emagrecimento, 
          herpes, "sapinho" (candidíase), gânglios inflamados 
          pelo corpo, manchas roxas na pele que não desaparecem com o tempo, 
          cansaço, falta de ar, tosse. O diagnóstico definitivo 
          é feito apenas pelo médico, através de testes de 
          laboratório e exame clínico do paciente.
          d. Existe remédio contra a AIDS? Até o momento não 
          há medicamento que destrua o vírus da AIDS. Os usados 
          prolongam a vida do doente, melhorando o seu estado geral.
          e. AIDS: uma nova esperança de cura. Ainda não existe 
          vacina contra a AIDS, mas novas drogas já matam 98,9% dos vírus 
          HIV no corpo humano. Com apenas três meses de tratamento, pacientes 
          terminais ganham peso, controlam as infecções típicas 
          da doença e voltam a caminhar; pessoas que se infectaram recentemente 
          livram-se de maneira quase total dos vírus, mas ainda não 
          se pode falar em cura. Pesquisadores admitem que está próximo 
          o dia da cura daquela que, em quinze anos de misteriosa e selvagem proliferação, 
          matou quatro milhões de pessoas. Ela sairá da lista dos 
          fatais e passará a das graves.
          f. Existem mais de 21 milhões de pessoas infectadas (700 mil 
          no Brasil - dados de 1999). A nova terapia, chamada de tríplice, 
          baseia-se em descobertas recentes sobre a origem, a evolução 
          e a natureza dos HIV´s, e em avanços farmacêuticos. 
          O descobridor, Dr. David Ho, explica que o coquetel de drogas tem a 
          capacidade de interromper a multiplicação do vírus 
          no organismo. Ele recomenda que o mesmo seja combatido desde o primeiro 
          dia em que se instala no organismo. A técnica consiste na combinação 
          dos medicamentos AZT, 3CT e ritonavir. Os dois primeiros podem bloquear 
          os estágios iniciais do ciclo reprodutivo dos vírus nas 
          células humanas. O terceiro é capaz de interferir no estágio 
          final do ciclo reprodutivo do vírus. A indagação 
          dos cientistas é: até quando se conseguirá dominar 
          os vírus comesse método? Outra preocupação 
          é o custo do tratamento com o coquetel de drogas: em média 
          mil dólares por pessoa, por mês, o que é inacessível 
          a 94% dos portadores no mundo. Os hospitais da rede pública do 
          Brasil que tratam aidéticos (309) receberam em dezembro de 1996 
          e janeiro de 1997 dez mil kits com remédios que compõem 
          a terapia tríplice. Foram gastos 48,8 milhões de reais 
          naquela primeira compra dos novos coquetéis.
        Unidade III - Constituição de nosso organismo: as células 
          e os tecidos.
         Com exceção dos vírus, os seres 
          vivos são formados por célula (s). Nós animais, 
          surgimos como uma única célula-ovo ou zigoto. À 
          partir dela, formam-se todas as outras. Primeiro ela se divide em duas; 
          cada uma delas se divide em duas outras, e assim sucessivamente. Todas 
          essas células têm os mesmos genes (estruturas formadas 
          por ácidos nucléicos). Comandam todas as atividades celulares 
          e regulam o mecanismo de reprodução. Alguns podem se manter 
          ativos em umas células e inativos em outras. Em certo instante, 
          as células começam a se diferenciar, ou seja, vão 
          se especializando no desempenho de determinadas funções. 
          Assim vão se formando as epiteliais, musculares, ósseas, 
          sanguíneas.
          Os tecidos surgem do agrupamento de células semelhantes em forma 
          e função. O corpo humano é formado por trilhões 
          dessas unidades vivas.
        5. Visão geral sobre a célula: as pesquisas 
          científicas no campo do estudo das células devem muito 
          ao microscópio, que permite ampliá-las milhares de vezes. 
          Os vírus somente podem ser observados ao microscópio eletrônico 
          (que funciona com feixes de elétrons, no vácuo, eliminando 
          a possibilidade da observação in vivo, ao contrário 
          do que ocorre com o óptico, que funciona com a luz).
          5.1. A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1665, pelo 
          cientista inglês Robert Hooke (o mesmo que dificultou a entrada 
          na Academia Real Britânica de personalidades como o físico 
          Isaac Newton e Leewenhöeck, o descobridor das bactérias). 
          Com um microscópio simples, porém mais aperfeiçoado 
          que os da família Hans e Zacarias Jansen, seus inventores no 
          século XVI (lembra-se a importância da miopia do imperador 
          romano Nero para o avanço das pesquisas com lentes de aumento), 
          observou pedaços da casca de uma corticeira, percebendo a sua 
          constituição em inúmeros compartimentos (naquele 
          tecido morto, vazios). Chamou-os células (diminutivo latínico 
          de cela).
          5.2. A "sociedade" celular: Cada célula em nosso corpo 
          tem função específica.
          
          QUESTÕES PARA AVALIAR O APRENDIZADO
        1. Comente a importância dos milhares de reações 
          químicas que ocorrem dentro dos organismos.
          2. Distinga heterótrofos, vertebrados, mamíferos, primatas, 
          homeotermos, e vivíparos.
          3. Explique por que o animal humano pode ser considerado social?
          4. A partir de que estrutura se se organiza o corpo humano?
          5. Defina e exemplifique um tecido.
          6. Explique por que o nosso estômago é considerado um órgão.
          7. Exemplifique um sistema e explique como se formam os sistemas do 
          corpo humano.
          8. Como são mantidas as funções do nosso organismo?
          9. Classifique as funções do corpo humano.
          10. Defina impulso sexual.
          11. Defina gameta.
          12. Nomeie os gametas masculino e feminino.
          13. Defina zigoto ou célula-ovo.
          14. Enumere os órgãos do sistema reprodutor masculino.
          15. Esquematize um espermatozóide, indicando as suas partes.
          16. Indique a parte do espermatozóide responsável pela 
          sua locomoção.
          17. Cite o nome do hormônio sexual masculino, o local onde ele 
          é produzido e a sua função.
          18. Descreva o trajeto dos espermatozóides desde que são 
          produzidos até o momento da ejaculação.
          19. Explique de que maneira as vesículas seminais contribuem 
          para a viagem dos espermatozóides.
          20. Cite qual é a produção da próstata.
          21. Defina esperma.
          22. Defina ejaculação e cite o órgão envolvido 
          nesta função.
          23. Enumere os órgãos do sistema reprodutor feminino.
          24. Nomeie a célula reprodutora feminina e indique o órgão 
          que a produz.
          25. Caracterize a ovulação.
          26. Defina menopausa.
          27. Cite os nomes dos hormônios sexuais femininos, suas funções 
          e os locais de sua produção.
          28. Indique o órgão onde, via de regra, ocorre a fecundação.
          29. Explique a função do útero.
          30. Defina vulva e cite o nome do canal que a liga ao útero.
          31. Caracterize o clitóris.
          32. Descreva o trajeto do espermatozóide no aparelho sexual feminino.
          33. Indique a relação entre a ovulação e 
          o período fértil.
          34. Indique o fator necessário para a ocorrência da gravidez.
          35. Identifique o período considerado fértil para a mulher.
          36. Defina menarca.
          37. Explique o ciclo menstrual.
          38. Explique a razão da ocorrência da menstruação.
          39. Indique o período considerado como idade fértil da 
          mulher.
          40. Indique o período em que começa a formação 
          do gameta masculino.
          41. Indique os locais onde se encontram as células germinativas 
          que formam os espermatozóides.
          42. Defina espermatogênese.
          43. Defina oogênese ou ovulogênese.
          44. Nomeie o fenômeno que ocorre com a fusão dos gametas 
          masculino e feminino.
          45. Diferencie oócito de célula-ovo.
          46. Indique como o zigoto se torna embrião.
          47. Explique quando o embrião passa a ser considerado feto.
          48. Indique a função da placenta.
          49. Explique como o oxigênio e o alimento da mãe passam 
          para o feto.
          50. Cite o que acontece com a placenta após o nascimento da criança.
          51. Cite o tempo de duração de uma gravidez normal.
          52. Explique a razão, se concordar com a afirmação 
          de que os órgãos internos se formam ao final da gestação.
          53. Diferencie bebês extremamente, moderadamente e limítrofes, 
          em termos de prematuridade.
          54. Caracterize os sintomas de início do trabalho de parto.
          55. Diferencie os partos normal e cesariano.
          56. Justifique a opção por parto cesariano.
          57. Explique a razão do uso de fórceps em partos.
          58. Indique a diferença entre os gêmeos uni e bivitelinos 
          quanto à formação.
          59. Identifique, em um ciclo de vida normal, o que vai ocorrendo com 
          o corpo humano.
          60. Cite alternativas para prolongar a vida, mantendo a saúde.
          61. Indique o que um bebê precisa para se tornar um adulto saudável, 
          além de cuidados físicos.
          62. Defina puberdade, indicando o que a desencadeia.
          63. Indique as transformações que ocorrem no corpo da 
          adolescente e quais os hormônios responsáveis por elas.
          64. Indique que transformações ocorrem no corpo do adolescente 
          e que hormônio é responsável por aqueles fenômenos.
          65. Explique como o surgimento dos caracteres sexuais secundários 
          se manifesta em diferentes pessoas.
          66. Defina alterações psicológicas.
          67. Identifique o que muda na relação familiar do adolescente.
          68. Cite alguns dos mais comuns conflitos e questionamentos dos jovens.
          69. Indique a importância da adolescência e as preocupações 
          dos pais.