DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS - PROFESSOR JOÃO
5 M V G1 G2 - O MEIO AMBIENTE

Unidade 1: OS SERES VIVOS E O AMBIENTE

Um ambiente é o conjunto formado por todos os seres que nele vivem mais os fatores físico-químicos (luz, água, solo, ar,...).

1. Ecologia: é a ciência que estuda o ambiente, as relações dos seres vivos entre si e com os fatores físico-químicos do ambiente em que vivem.
1.1. Produtores: são os vegetais que transformam o gás carbônico (CO2), a luz (solar) e a água (com sais minerais) em oxigênio, açúcares, gorduras, vitaminas, proteínas e ácidos nucléicos (RNA e DNA).
1.2. Consumidores: podem ser primários (herbívoros ou vegetarianos - gafanhoto), secundários (rã), terciários (cobra) ou quaternários (gavião).
1.3. Decompositores: devolvem nutrientes para o solo, consumindo cadáveres e até seres vivos de todas as categorias. São representados pelos fungos e algumas bactérias (saprófitas).
Não há espécie que sobreviva isoladamente na natureza. As diferentes espécies são interdependentes também em relação aos fatores físico-químicos.

2. Ecossistema: é o conjunto formado pelos meios biótico (seres vivos) e o abiótico (ar, água, luz, etc.).
2.1. Habitat: é o lugar (endereço) onde mora um ser vivo.
2.2. Nicho ecológico: o conjunto das atividades e funções de uma determinada espécie no ecossistema em que ela vive.
2.3. Organismo (indivíduo): cada ser vivo tomado isoladamente.
2.4. Espécie: conjunto de indivíduos semelhantes que produzem descendentes férteis por cruzamento.
2.5. População: conjunto de organismos de uma mesma espécie que vive em uma determinada região, durante um determinado período de tempo.
2.6. Biocenose (comunidade): conjunto de populações que vivem em uma determinada região e que se relacionam entre si.
2.7. Equilíbrio ecológico: é uma situação em que um ecossistema se mantém relativamente estável, com seus componentes estabelecendo um contínuo relacionamento entre si.
2.8. Desequilíbrio ecológico: é uma situação em que as condições bióticas e abióticas de um ambiente são alteradas, podendo provocar a extinção de algumas espécies de seres vivos e o aumento das populações de outras espécies ("boom").
3. Cadeia alimentar: é a transferência de energia e matéria num ecossistema. Mantém os ecossistemas em equilíbrio, impedindo que o número de indivíduos de uma espécie aumente ou diminua a ponto de ameaçar a existência de outra, exceto a espécie humana (subespécie Homo sapiens sapiens).
4. Relações entre os seres vivos.
4.1. Intraespecíficas: entre indivíduos da mesma espécie (podem ser harmônicas ou desarmônicas).
4.2. Interespecíficas: entre indivíduos de espécies diferentes (idem).
4.3. Harmônicas: são aquelas em que não se verifica prejuízo entre os organismos envolvidos.
4.3.1. Sociedade: grupo de indivíduos da mesma espécie que desempenham funções diferentes na população (ex.: abelhas).
4.3.2. Colônia: grupo de indivíduos da mesma espécie que desempenham as mesmas funções na população (ex.: cianobactérias).
4.3.3. Comensalismo: relação entre duas espécies diferentes em que uma delas se beneficia, mas a outra não é prejudicada (rêmoras, com suas ventosas e tubarões).
4.3.4. Inquilinismo: como a situação anterior, sendo que neste caso a espécie beneficiada obtém abrigo (proteção) ou ainda suporte no corpo da espécie hospedeira (orquídeas e árvores de apoio).
4.3.5. Mutualismo: associação entre duas espécies diferentes em que ambas são beneficiadas (pássaro-palito e crocodilo).
Obs.: Protocooperação: mutualismo não obrigatório (ex.: anum e boi).
Simbiose: mutualismo obrigatório (ex.: liquens - raros em grandes cidades).
4.4. Relações desarmônicas: ação reguladora das populações (pró equilíbrio ambiental).
4.4.1. Predatismo: seres de uma espécie capturam e destroem fisicamente seres de outra espécie (presas), utilizando-os como alimento (sapos e insetos).
Obs.: canibalismo é a predação entre seres da mesma espécie (ratos sem alimentos podem devorar seus próprios filhotes).
4.4.2. Parasitismo: seres de uma espécie (parasitas) se alojam interna ou externamente em seres de outra espécie (hospedeiros), causando-lhes lesões, intoxicações e/ou morte (ex.: piolhos e solitárias). Geralmente não matam a presa e são menores que ela.
4.4.3. Competição: pode ocorrer também entre seres da mesma espécie e consiste em disputa como que por alimento, território ou fêmea (cônjuge). Ratos competem conosco por alimentos.

QUESTÕES PARA AVALIAR O APRENDIZADO

1. Uma espécie consegue sobreviver só, por muito tempo, em um determinado ambiente?
2. Qual a diferença entre herbívoros e carnívoros?
3. O que é ecologia? Poe que é importante estudá-la?
4. Cite dois exemplos de recursos naturais que a Terra oferece.
5. O que é habitat? Dê exemplo diferente do apresentado no texto.
6. De que se compõem os meios abiótico e biótico?
7. O que é ecossistema? Exemplifique um pequeno e simples, e outro complexo.
8. Dê uma definição de nicho ecológico.
9. "Preás são roedores de hábitos noturnos, vivem em bandos com cerca de dez indivíduos e se alimentam de capim e outras plantas." Essa descrição refere-se ao hábitat ou ao nicho ecológico desses animais? Por quê?
10. Qual a diferença entre população e biocenose (comunidade)?
11. O que você entende por equilíbrio ecológico? Dê exemplo.
12. Dê um exemplo de desequilíbrio ecológico diferente do apresentado no texto.
13. Por que os seres produtores são assim chamados? Dê exemplos.
14. Quais são os tipos de consumidores? Dê exemplos.
15. De que se alimentam animais herbívoros, carnívoros e onívoros?
16. Qual o papel dos seres decompositores em um ecossistema? Dê exemplos.
17. Construa duas cadeias alimentares. Uma em que você seja consumidor primário, e outra em que você seja consumidor secundário.
18. Desenhe em seu caderno uma cadeia alimentar encontrada na floresta. Depois faça uma legenda para o desenho, explicando como a matéria pode ser reciclada.
19. Explique o que é uma sociedade. Dê exemplos de insetos sociais.
20. O que é comensalismo? Dê exemplo dessa relação.
21. Explique a relação entre orquídeas (epífitas: aquelas que vivem sobre plantas) e árvores que lhes servem de suporte.
22. Quais são as funções das algas e dos fungos que formam os líquens?
23. Qual a diferença entre comensalismo e mutualismo?
24. Defina parasitismo e predatismo. Por quê eles são benéficos ao ecossistema?
25. O que é competição? Dê dois exemplos de seres que competem com o homem.

Unidade 2: VOCÊ PISA E SE MOVE NO SOLO

Quando se formou, há aproximadamente 4.5 bilhões de anos, a Terra era constituída por material pastoso em altíssima temperatura. Ao se resfriar lentamente, constituiu as rochas (sólidas). Estas foram se transformando e originando outras e, portanto, diferentes tipos de solos. A superfície da Terra é continuamente remodelada pela ação da água, dos ventos, do vapor e dos seres vivos. Ao nível do mar o raio da Terra é de 6.330 quilômetros (km). Suas camadas são: Núcleo (nife), manto (sima) e crosta terrestre ou litosfera (sial).
1. Núcleo: o centro da Terra é de ferro e níquel. Ele tem cerca de 3.400 km de espessura. Possui duas partes: Os núcleos interno e externo. O interno é um cristal sólido e o externo, líquido. O interno tem temperatura de cerca de 4.000ºC (graus Celsius ou centígrados). Acredita-se que ele gire no mesmo sentido e um pouco mais rápido que o restante da Terra.
2. Manto: grossa camada pastosa com cerca de 2.900 km de espessura. É formado de magma, mistura incandescente principalmente de silicato de magnésio e ferro. Tem uma temperatura aproximada de 3.500ºC. O núcleo externo e o magma estão em constante movimento, porque o calor do núcleo interno (sólido) se propaga para o núcleo externo (líquido) e para o magma (pastoso), criando movimentos de subida e descida nessas partes líquida e pastosa (a lava que sai dos vulcões é formada de magma).
3. Crosta: camada superficial. Tem de 10 a 70 km de espessura. É formada principalmente por oxigênio, silício e alumínio, mas também por ferro, cálcio, sódio, potássio, magnésio, fósforo e enxofre, dentre outros. Tem três camadas: Rocha matriz, subsolo e solo.
3.1. Rocha matriz: é a camada mais inferior da crosta. Também chamada rocha-mãe, se formou a partir do resfriamento da parte mais superficial do manto. Foi ela que originou as outras duas camadas acima.
3.2. Subsolo: contém fragmentos de rocha originados da rocha matriz. Fornece recursos naturais como o carvão, o petróleo e vários tipos de minérios (ferro, alumínio, cobre, prata, etc.).
3.3. Solo: é a camada mais fina e externa da litosfera. Se formou a partir da desintegração de fragmentos das rochas do subsolo. Garante o desenvolvimento das plantas.