CITOLOGIA

"A Terra é azul!" - exclamou, maravilhado, Yuri Gagarin, astronauta russo e primeiro ser humano a sair da atmosfera terrestre. Isso aconteceu na década de 1960. Naquela época, a humanidade não sabia sequer a cor de seu planeta quando visto do espaço. De lá para cá, muito se descobriu sobre o mundo e os seres que nele existem.

A origem do Universo

Das diversas hipóteses que tentam explicar a origem do Universo, a mais aceita, a do Big-Bang (Grande Explosão), sugere que ele tenha sido formado há cerca de 15 bilhões de anos, após uma grande explosão. Uma incalculável quantidade de energia, depois de intensamente comprimida, repentinamente explodiu, formando estrelas e planetas.
O Universo é formado por centenas de bilhões de galáxias, cada uma com cerca de cem bilhões de estrelas. Galáxias são aglomeramentos de gases, estrelas, poeiras estelares e planetas com ou sem seus satélites naturais. A galáxia em que vivemos é a Via Láctea.

Sistema solar

O Sol formou-se há cerca de 8 bilhões de anos. Atualmente, em torno dele gravitam nove planetas. Do mais próximo ao mais distante, na seguinte ordem: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, já havendo a confirmação de mais dois e uma Lua.
Esse conjunto, formado pelo Sol e seus planetas, é o sistema solar.
Os gregos, há 2 mil anos, acreditavam que o Sol era um corpo brilhante de 60 cm de diâmetro. Hoje, sabemos que seu diâmetro é de 1 392 000 km e seu volume, maior que a soma de todos os planetas a seu redor.

A Terra: nosso planeta

A Terra formou-se há cerca de 5 bilhões de anos. Acredita-se que sua massa aumentou ao atrair, por gravidade, matéria que girava ao seu redor. Essa matéria, constantemente compactada, produziu altas temperaturas em todo o planeta. Entretanto, com o passar de milhões de anos, a superfície esfriou, permanecendo, abaixo dela, um núcleo de altíssimas temperaturas. Hoje, a 100 km de profundidade, a temperatura chega a 3 000ºC. A 30 km de altura, o ar quase não existe e a temperatura é tão baixa que a vida, como a conhecemos, seria impossível.

A força da vida

Entre extremos tão severos, prospera um mundo maravilhoso, em que rios, oceanos, desertos, cobertura vegetal e uma infinidade de outros ambientes bordam a superfície com milhões de espécies vivas. Assim, a vida se mantém. Ela surgiu há aproximadamente 3,8 bilhões de anos, tão logo a Terra esfriou o suficiente, e, desde esse momento, vem evoluindo. Entretanto, é em razão da vida que nosso planeta apresenta alta concentração de oxigênio, baixa concentração de gás carbônico e temperatura média de 13ºC, o que o torna ideal para os seres vivos que conhecemos.
Se a Terra não tivesse vida, ela seria parecida com Marte ou Vênus. Nesses planetas, a temperatura média é altíssima, quase não existe gás oxigênio e a concentração de gás carbônico é demasiadamente alta. Essas condições ambientais seriam incompatíveis com a vida terrestre.
Pelo que se vê, as atividades dos seres vivos, junto aos fenômenos naturais, fazem com que nosso planeta tenha temperatura e concentração de gás carbônico menores. Por isso, embora muitos afirmem que a Terra modifica a vida, ao que tudo indica, também a vida molda a Terra.

Biologia: estudo dos seres vivos

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos.
Ar, pedras, água são seres não-vivos. Plantas, animais, fungos, protistas, bactérias, vírus são seres vivos.

Identificando um ser vivo

> Os seres vivos apresentam características que os diferem dos que não têm vida:
> Reações a estímulos: os seres vivos apresentam reações a estímulos e, com isso, podem estar mais bem adaptados aos ambientes em que vivem.
> Células: exceto os vírus, todos os seres vivos são constituídos de células.
> Composição química: os seres vivos apresentam composição química mais complexa que os seres não-vivos.
> Metabolismo: os seres vivos quebram os alimentos em partes menores (nutrientes), por meio do catabolismo, e os unem em partes maiores, por meio do anabolismo, obtendo energia e matéria necessárias à vida.
> Homeostasia: os seres vivos procuram, por inúmeros mecanismos, manter seu meio interno em equilíbrio dinâmico, apesar de condições externas adversas.
> Ciclo de vida: os seres vivos nascem, crescem, tornam-se maduros, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Como não duram para sempre, possuem ciclo de vida limitado.
> Tipo de crescimento: o crescimento dos seres vivos se faz por multiplicação de suas células. Seres não-vivos podem apresentar crescimento apenas por deposição de substâncias.
> Reprodução: sempre um ser vivo provém de outro preexistente, por meio de algum tipo de reprodução.
> Hereditariedade: os seres vivos transmitem aos descendentes características próprias de sua espécie.
> Mutação: os seres vivos são capazes de apresentar modificações genéticas que podem favorecer ou prejudicar sua sobrevivência.

Na próxima, níveis de organização dos seres vivos...

Bibliografia:
Coleção Delta - Ensino Médio - Biologia Integrada - Luiz Eduardo Cheida (Volume Único) - FTD/SP - 2003