Centro de Ensino Setor Leste

Grupo:
Milena
Marília
Liliane
Ghey
Natália Turma: "K"


Reprodução


Introdução
O trabalho a segui relata como ocorre a perpetuação das espécies. Dêmos ênfase às partes mais importantes (em vermelho) e esperamos que todos poçam ter uma bela recepção do assunto com o conteúdo aqui contido.

Ínídice
*Os seres vivos produzem seus descendentes......pag 1
*Os cuidados na adolecência................................Pag 2
*Sistemas Genitais.................................................Pag 2à 4


Os seres vivos produzem seus descendentes

Todos os seres vivos têm a capacidade de rerpoduzir-se. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Tanto os seres unicelulares como os pluricelulares reproduzem-se. Existem duas formas de reprodução: a assexuada e a sexuada.

* Reprodução assexuada:
Nesse tipo de reprodução um único ser origina outros seres. Exis-
tem muitas formas de reprodução assexuada. Um exemplo muito comum é o da ameba, que é chamado de bipartição.
Entre os pluricelurares há também aqueles q reproduzem-se de forma assexuada. Veja esses dois casos: Reprodução por esporos e reprodução por brotamento.

* Reprodução por esporos
Aqui o indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar originando novos indivíduos, sem que haja fecundação. Essa reprodução pode ocorrer em organismos unicelulares como certos protozoários, e também em pluricelulares, como certas algas.

* Reprodução por brotamento
Essa reprodução também pode ocorrer em ceres unicelulares e pluricelulares. Do animal (ou alga) surge um broto que logo se destaca formando um novo ser.

* Reprodução sexuada
Ocorre quando hé troca de gametas (masculino+feminino), ou seja fecundação.

Os cuidados na adolescência
A adolecência começa na puberdade, por volta dos 12 a 13 anos de idade. É nessa fase que ocorrem as mudanças físicas e pscicológicas da criança.

* Métodos anticoncepcionais
A partir da puberdade, o organismo dos rapazes e garotas se torna capaz de gerar filhos, mas saiba que ter filhos é uma decisão muito séria. quem pretende ter relções sexuais e não quer correr o risco de engravidar ou contagiar-se de alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível) precisa buscar um método preventivo, vamos ver alguns:

-A camisinha masculina: é um dos métodos contraceptivos que pode ser adotado. Ela é vendida em farmácias e supermercados e pode ser usada por qualquer homem. Camisinha é uma espécie de saquinho de borracha que deve ser colocado no pênis já ereto, antes da relação sexual. Ao colocar a camisinha é preciso deixar um espaço livre para o esperma se depositar. O preservativo deve ser retirado após o ato sexual.

-Camisinha feminina: é um tubo de plástico, maior que a camisinha masculina que deve ser introduzido nan vagina. é vendida em farmácias e custa um pouco mais caro que a masculina. As camisinha masculina e feminina não devem ser usadas ao mesmo tempo, pois pode causar um deslocamento e assim a gravidez.

-A pílula combinada : é a pílula anticonsepcional mais comum. É um medicamento em forma de comprimidos, feito com hormônios sintéticos que impedem o amadurecimento do óvulo.

-Diafragma: é uma capinha de borracha que deve ser colocada na parte mais profunda da vagina, para tapar a entrada do úteroe, assim, impedir a passagem dos espermas.

Sistemas genitais

Sistema genital masculino

Testículos
São duas glândulas que produzem os espermas. Cada esperma é formadobasicamente de três partes: cabeça, colo e cauda com flagelo.

Há também outros órgãos como: epídimos, glândulas seminais, pênis etc...

Pênis
É um órgão de forma cilíndrica e formado principalmente por tecido erétil, ou seja, ele é capaz de ficar ereto.

Sistema genital femininno
É constituído basicamenten pelas seguintes estruturas: ovérios, tubasa uterinas, vagina e vulva.

* O mecanismo de fecundação
Numa relação sexual, no momento da ejaculação, o esperma é lançado no fundo da vagina. A fecundação ocorre na porção inicial de uma das tubas uterinas.

Bibliografia
Livro: Ocorpo humano, autor: Carlos barros, Ed. ática
Livro: Os seres vivos, autor: Carlos Barros, Ed. ática