Centro de Ensino Setor Leste
Grupo:
Milena
Marília
Liliane
Ghey
Natália Turma: "K"
Introdução
O trabalho a segui relata como ocorre a perpetuação das espécies.
Dêmos ênfase às partes mais importantes (em vermelho) e esperamos
que todos poçam ter uma bela recepção do assunto com o
conteúdo aqui contido.
Ínídice
*Os seres vivos produzem seus descendentes......pag 1
*Os cuidados na adolecência................................Pag 2
*Sistemas Genitais.................................................Pag 2à
4
Os seres vivos produzem seus descendentes
Todos os seres vivos têm a capacidade de rerpoduzir-se. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Tanto os seres unicelulares como os pluricelulares reproduzem-se. Existem duas formas de reprodução: a assexuada e a sexuada.
* Reprodução assexuada:
Nesse tipo de reprodução um único ser origina outros seres.
Exis-
tem muitas formas de reprodução assexuada. Um exemplo muito comum
é o da ameba, que é chamado de bipartição.
Entre os pluricelurares há também aqueles q reproduzem-se de forma
assexuada. Veja esses dois casos: Reprodução por esporos e reprodução
por brotamento.
* Reprodução por esporos
Aqui o indivíduo produz esporos, células que conseguem germinar
originando novos indivíduos, sem que haja fecundação. Essa
reprodução pode ocorrer em organismos unicelulares como certos
protozoários, e também em pluricelulares, como certas algas.
* Reprodução por brotamento
Essa reprodução também pode ocorrer em ceres unicelulares
e pluricelulares. Do animal (ou alga) surge um broto que logo se destaca formando
um novo ser.
* Reprodução sexuada
Ocorre quando hé troca de gametas (masculino+feminino), ou seja fecundação.
Os cuidados na adolescência
A adolecência começa na puberdade, por volta dos 12 a 13 anos de
idade. É nessa fase que ocorrem as mudanças físicas e pscicológicas
da criança.
* Métodos anticoncepcionais
A partir da puberdade, o organismo dos rapazes e garotas se torna capaz de gerar
filhos, mas saiba que ter filhos é uma decisão muito séria.
quem pretende ter relções sexuais e não quer correr o risco
de engravidar ou contagiar-se de alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível)
precisa buscar um método preventivo, vamos ver alguns:
-A camisinha masculina: é um dos métodos contraceptivos que pode ser adotado. Ela é vendida em farmácias e supermercados e pode ser usada por qualquer homem. Camisinha é uma espécie de saquinho de borracha que deve ser colocado no pênis já ereto, antes da relação sexual. Ao colocar a camisinha é preciso deixar um espaço livre para o esperma se depositar. O preservativo deve ser retirado após o ato sexual.
-Camisinha feminina: é um tubo de plástico, maior que a camisinha masculina que deve ser introduzido nan vagina. é vendida em farmácias e custa um pouco mais caro que a masculina. As camisinha masculina e feminina não devem ser usadas ao mesmo tempo, pois pode causar um deslocamento e assim a gravidez.
-A pílula combinada : é a pílula anticonsepcional mais comum. É um medicamento em forma de comprimidos, feito com hormônios sintéticos que impedem o amadurecimento do óvulo.
-Diafragma: é uma capinha de borracha que deve ser colocada na parte mais profunda da vagina, para tapar a entrada do úteroe, assim, impedir a passagem dos espermas.
Sistemas genitais
Sistema genital masculino
Testículos
São duas glândulas que produzem os espermas. Cada esperma é
formadobasicamente de três partes: cabeça, colo e cauda com flagelo.
Há também outros órgãos como: epídimos, glândulas seminais, pênis etc...
Pênis
É um órgão de forma cilíndrica e formado principalmente
por tecido erétil, ou seja, ele é capaz de ficar ereto.
Sistema genital femininno
É constituído basicamenten pelas seguintes estruturas: ovérios,
tubasa uterinas, vagina e vulva.
* O mecanismo de fecundação
Numa relação sexual, no momento da ejaculação, o
esperma é lançado no fundo da vagina. A fecundação
ocorre na porção inicial de uma das tubas uterinas.
Bibliografia
Livro: Ocorpo humano, autor: Carlos barros, Ed. ática
Livro: Os seres vivos, autor: Carlos Barros, Ed. ática