André P. Guimarães
  Jefferson V. Da Silva
  Marcio B. Semminot
  Magno
  1° H
Objetivos:
Aprimorar os conhecimentos sobre o assunto (método científico)
  Alcançar o valor determinado na nota do trabalho.
  Para a realização de trabalho foram utilizadas pesquisas em livros 
  e pesquisas em sites da internete
 O método científico
  
  A porção periférica do esquema, com quatro campos e uma 
  via de raciocínio, com quatro etapas, representa de maneira simplificada, 
  o que muitos livros de metodologia científica consideram como método 
  científico. A intuição, ainda que essencial para a práxis 
  científica, não costuma ser incluída no método, 
  a considerar apenas os procedimentos racionais. Conquanto esteja já se 
  transformando em coisa do passado, alguns livros ainda adotam o argumento indutivista, 
  a omitir a dedução de hipóteses. O esquema apresentado 
  não se adapta ao argumento indutivista, a menos que excluamos alguns 
  de seus componentes. Críticas ao indutivismo podem ser encontradas na 
  maioria dos livros de metodologia científica e, em particular, nos livros 
  de Chalmers e de Popper.
  O método em si é mais complexo e engloba não apenas a dedução 
  de hipóteses mas também a produção de teorias com 
  múltiplas hipóteses. As teorias nem sempre são testadas 
  por suas hipóteses mas por suas previsões. Nestes casos o teorizador 
  adota, com freqüência, artifícios outros, e não pertencentes 
  ao "plano da práxis". Por vezes estes artifícios têm 
  como finalidade fortalecer argumentos a respaldarem uma ou outra das hipóteses 
  ainda não testadas; por outras têm por finalidade a dedução 
  do "entrelaçamento entre as hipóteses" a dar corpo à 
  teoria; ou mesmo, à sondagem de possíveis "variáveis 
  escondidas" a comportarem a existência de hipóteses ainda 
  não visualizadas. Estes procedimentos, em geral, podem ser sistematizados 
  e, pelo fato de levarem à dedução de teorias que fazem 
  previsões, ou seja, que permitem que "se determinem os conceitos 
  que se relacionam aos objetos independentemente da experiência, e anteriormente 
  a ela", podemos dizer que relacionam-se à chamada lógica 
  transcendental de Kant. Este assunto será objeto do próximo capítulo. 
  
  
  Método Científico Al-Haytham
  O método científico, baseado na experimentação, 
  começou com Abu Ali al-Hasan Ibn al-Haytham (965-1039), nascido em Basra, 
  atual Iraque. No ocidente ele ficou conhecido como Alhazen. Em seus estudos 
  de Ótica, Kitab al-Manazir, traduzido para o latim como Opticae thesaurus 
  Alhazeni em 1270, no qual discute a teoria da reflexão, para provar que 
  a luz viaja do objeto até o olho, proposto por Aristótoles, mas 
  contrário do que havia sido proposto por Euclides e Ptolomeu (no Alamagesto), 
  ele convidou pessoas a olhar fixamente para o Sol, e provou que quando se olha 
  fixamente para o Sol, ele queima o olho, causando cegueira. Roger BaconNo fim 
  do século XII seus textos foram traduzidos para o latim, levando o inglês 
  Roger Bacon (1214-1294) a publicar, em seu Opus Majus, "Argumentos não 
  removem a dúvida, de forma que a mente possa descansar na certeza do 
  conhecimento da verdade, a menos que a encontre a experimentação". 
  William de OckhamUm dos pilares do método científico é 
  a chamada Navalha de Ockham, ou Lei da Parcimônia, ou ainda Lâmina 
  de Ockham, proposta pelo filósofo franciscano inglês William de 
  Ockham (1285-1349), que afirma que quando existem várias formas de explicar 
  algo, a certa é a mais simples. Esta proposta foi publicada em seu trabalho 
  Expositio aurea et admodum utilis super totam artem veterem: Frustra fit per 
  plura, quod fieri potest per pauciora.
  É desnecessário fazer com mais o que se pode fazer com menos. 
  Essentia non sunt multiplicanda praeter necessitatem.
  O essencial não deve ser multiplicado sem necessidade. "Há 
  um certo receio (...) de que algumas coisas não são feitas para 
  serem conhecidas, que algumas inquirições são muito perigosas 
  para os seres humanos. Todas as pesquisas acarretam algum elemento de risco. 
  Não há garantia de que o universo se conforme a nossas predisposições. 
  O melhor meio de evitar abusos e incompreensões de parte a parte é 
  tornar o povo cientificamente informado a fim de que compreenda as implicações 
  de tais investigações Se a ciência for considerada um sacerdócio 
  fechado, demasiado difícil e misterioso para compreensão de uma 
  pessoa de cultura mediana, o perigo do desentendimento será maior. Se 
  a ciência, porém, for um tópico de interesse e consideração 
  geral, se seus encantos e conseqüências sociais forem discutidos 
  com competência e regularidade nas escolas, na imprensa e à mesa 
  de jantar, teremos aumentado as possibilidades de aprender como o mundo realmente 
  é, para melhorarmos a ambos, a nós e a ele." 
 O grupo entendeu por método científico, os métodos utilizados 
  para pesquisar fenômenos que ocorrem na natureza,
  Entendê-los e explicá-los.
 A porção periférica do esquema, com quatro campos e uma 
  via de raciocínio, com quatro etapas, representa de maneira simplificada, 
  o que muitos livros de metodologia científica consideram como método 
  científico. A intuição, ainda que essencial para a práxis 
  científica, não costuma ser incluída no método, 
  a considerar apenas os procedimentos racionais. Conquanto esteja já se 
  transformando em coisa do passado, alguns livros ainda adotam o argumento indutivista, 
  a omitir a dedução de hipóteses. Críticas ao indutivismo 
  podem ser encontradas na maioria dos livros de metodologia científica 
  e, em particular, nos livros de Chalmers e de Popper.
  O método em si é mais complexo e engloba não apenas a dedução 
  de hipóteses mas também a produção de teorias com 
  múltiplas hipóteses. Por vezes estes artifícios têm 
  como finalidade fortalecer argumentos a respaldarem uma ou outra das hipóteses 
  ainda não testadas; por outras têm por finalidade a dedução 
  do "entrelaçamento entre as hipóteses" a dar corpo à 
  teoria; ou mesmo, à sondagem de possíveis "variáveis 
  escondidas" a comportarem a existência de hipóteses ainda 
  não visualizadas. Estes procedimentos, em geral, podem ser sistematizados 
  e, pelo fato de levarem à dedução de teorias que fazem 
  previsões, ou seja, que permitem que "se determinem os conceitos 
  que se relacionam aos objetos independentemente da experiência, e anteriormente 
  a ela", podemos dizer que relacionam-se à chamada lógica 
  transcendental de Kant 
Conclusão
O método científico é tudo o que usado para criar explicações ou hipóteses para o que a ciência ainda não descobriu
Bibliografia
O trabalho foi feito a partir das seguintes fontes:
http://astro.if.ufrgs.br/metodo.htm
http://www.ecientificocultural.com/ECC2/FilCien/cap03.htm
Introdução ao método científico