André P. Guimarães
Jefferson V. Da Silva
Marcio B. Semminot
Magno
1° H
Objetivos:
Aprimorar os conhecimentos sobre o assunto (método científico)
Alcançar o valor determinado na nota do trabalho.
Para a realização de trabalho foram utilizadas pesquisas em livros
e pesquisas em sites da internete
O método científico
A porção periférica do esquema, com quatro campos e uma
via de raciocínio, com quatro etapas, representa de maneira simplificada,
o que muitos livros de metodologia científica consideram como método
científico. A intuição, ainda que essencial para a práxis
científica, não costuma ser incluída no método,
a considerar apenas os procedimentos racionais. Conquanto esteja já se
transformando em coisa do passado, alguns livros ainda adotam o argumento indutivista,
a omitir a dedução de hipóteses. O esquema apresentado
não se adapta ao argumento indutivista, a menos que excluamos alguns
de seus componentes. Críticas ao indutivismo podem ser encontradas na
maioria dos livros de metodologia científica e, em particular, nos livros
de Chalmers e de Popper.
O método em si é mais complexo e engloba não apenas a dedução
de hipóteses mas também a produção de teorias com
múltiplas hipóteses. As teorias nem sempre são testadas
por suas hipóteses mas por suas previsões. Nestes casos o teorizador
adota, com freqüência, artifícios outros, e não pertencentes
ao "plano da práxis". Por vezes estes artifícios têm
como finalidade fortalecer argumentos a respaldarem uma ou outra das hipóteses
ainda não testadas; por outras têm por finalidade a dedução
do "entrelaçamento entre as hipóteses" a dar corpo à
teoria; ou mesmo, à sondagem de possíveis "variáveis
escondidas" a comportarem a existência de hipóteses ainda
não visualizadas. Estes procedimentos, em geral, podem ser sistematizados
e, pelo fato de levarem à dedução de teorias que fazem
previsões, ou seja, que permitem que "se determinem os conceitos
que se relacionam aos objetos independentemente da experiência, e anteriormente
a ela", podemos dizer que relacionam-se à chamada lógica
transcendental de Kant. Este assunto será objeto do próximo capítulo.
Método Científico Al-Haytham
O método científico, baseado na experimentação,
começou com Abu Ali al-Hasan Ibn al-Haytham (965-1039), nascido em Basra,
atual Iraque. No ocidente ele ficou conhecido como Alhazen. Em seus estudos
de Ótica, Kitab al-Manazir, traduzido para o latim como Opticae thesaurus
Alhazeni em 1270, no qual discute a teoria da reflexão, para provar que
a luz viaja do objeto até o olho, proposto por Aristótoles, mas
contrário do que havia sido proposto por Euclides e Ptolomeu (no Alamagesto),
ele convidou pessoas a olhar fixamente para o Sol, e provou que quando se olha
fixamente para o Sol, ele queima o olho, causando cegueira. Roger BaconNo fim
do século XII seus textos foram traduzidos para o latim, levando o inglês
Roger Bacon (1214-1294) a publicar, em seu Opus Majus, "Argumentos não
removem a dúvida, de forma que a mente possa descansar na certeza do
conhecimento da verdade, a menos que a encontre a experimentação".
William de OckhamUm dos pilares do método científico é
a chamada Navalha de Ockham, ou Lei da Parcimônia, ou ainda Lâmina
de Ockham, proposta pelo filósofo franciscano inglês William de
Ockham (1285-1349), que afirma que quando existem várias formas de explicar
algo, a certa é a mais simples. Esta proposta foi publicada em seu trabalho
Expositio aurea et admodum utilis super totam artem veterem: Frustra fit per
plura, quod fieri potest per pauciora.
É desnecessário fazer com mais o que se pode fazer com menos.
Essentia non sunt multiplicanda praeter necessitatem.
O essencial não deve ser multiplicado sem necessidade. "Há
um certo receio (...) de que algumas coisas não são feitas para
serem conhecidas, que algumas inquirições são muito perigosas
para os seres humanos. Todas as pesquisas acarretam algum elemento de risco.
Não há garantia de que o universo se conforme a nossas predisposições.
O melhor meio de evitar abusos e incompreensões de parte a parte é
tornar o povo cientificamente informado a fim de que compreenda as implicações
de tais investigações Se a ciência for considerada um sacerdócio
fechado, demasiado difícil e misterioso para compreensão de uma
pessoa de cultura mediana, o perigo do desentendimento será maior. Se
a ciência, porém, for um tópico de interesse e consideração
geral, se seus encantos e conseqüências sociais forem discutidos
com competência e regularidade nas escolas, na imprensa e à mesa
de jantar, teremos aumentado as possibilidades de aprender como o mundo realmente
é, para melhorarmos a ambos, a nós e a ele."
O grupo entendeu por método científico, os métodos utilizados
para pesquisar fenômenos que ocorrem na natureza,
Entendê-los e explicá-los.
A porção periférica do esquema, com quatro campos e uma
via de raciocínio, com quatro etapas, representa de maneira simplificada,
o que muitos livros de metodologia científica consideram como método
científico. A intuição, ainda que essencial para a práxis
científica, não costuma ser incluída no método,
a considerar apenas os procedimentos racionais. Conquanto esteja já se
transformando em coisa do passado, alguns livros ainda adotam o argumento indutivista,
a omitir a dedução de hipóteses. Críticas ao indutivismo
podem ser encontradas na maioria dos livros de metodologia científica
e, em particular, nos livros de Chalmers e de Popper.
O método em si é mais complexo e engloba não apenas a dedução
de hipóteses mas também a produção de teorias com
múltiplas hipóteses. Por vezes estes artifícios têm
como finalidade fortalecer argumentos a respaldarem uma ou outra das hipóteses
ainda não testadas; por outras têm por finalidade a dedução
do "entrelaçamento entre as hipóteses" a dar corpo à
teoria; ou mesmo, à sondagem de possíveis "variáveis
escondidas" a comportarem a existência de hipóteses ainda
não visualizadas. Estes procedimentos, em geral, podem ser sistematizados
e, pelo fato de levarem à dedução de teorias que fazem
previsões, ou seja, que permitem que "se determinem os conceitos
que se relacionam aos objetos independentemente da experiência, e anteriormente
a ela", podemos dizer que relacionam-se à chamada lógica
transcendental de Kant
Conclusão
O método científico é tudo o que usado para criar explicações ou hipóteses para o que a ciência ainda não descobriu
Bibliografia
O trabalho foi feito a partir das seguintes fontes:
http://astro.if.ufrgs.br/metodo.htm
http://www.ecientificocultural.com/ECC2/FilCien/cap03.htm
Introdução ao método científico