Centro de Ensino Médio Setor Leste

Integrantes : Bárbara Cristine Freitas de Souza (03)
                      Illiana Mayumi Baêta Otani (19)
                      Mayara Gabriela Amorim (29)
                      Myrelle Sousa Rodrigues (32)
Série/Turma : 1º G     Turno : Vespertino
Data : 11/03/2005
Professor : João Couto - Biologia

 

 

 

Embriologia

 

O que estuda a embriologia ?

 

   A Embriologia é a parte da Biologia que estuda  o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos  e níveis evolutivos.

    Em Biologia o desenvolvimento envolve diversos aspectos :

a)multiplicação de células, através de mitoses sucessivas;

b)crescimento, devido ao aumento do número de células e das modificações volumétricas  em cada uma delas;

c)diferenciação ou especialização celular, com modificações no tamanho e forma das célilas é que tornam as células capazes de cumprir suas funções biológicas.

 

   Através da fecundação ocorre o encontro do gameta masculino(espermatozóide) como feminino(óvulo), o que resulta na formação do zigoto ou célula-ovo.

   Após a fecundação o desenvolvimento embrionário apresenta as etapas de segmentação que vão do zigoto até o estágio  de blástula. Muitas vezes há um estágio intermediário, a mórula.

   A Gastrulação é o período de desenvolvimento de blástula até a formação da glástula, onde começa o processo de diferenciação celular, ou seja, as células vão adquirindo posições e funções biológicas específicas.

   Os óvulos são gametas femininos que serão classificados em função das diferentes quantidades de vitelo(reservas nutritivas) e das suas variadas formas de distribuição no interior do citoplasma. Essas duas características determinam aspectos diferentes do desenvolvimento embrionário.

 

Tipos de ovos :

 

Oligolécitosalécitos – pouco vitelo (equinodermos,protocordados e mamíferos.

Telolécitos incompletos – heterolécitos – polaridade (anfíbios).

Telolécitos completos – megalécitos – disco germinativo (peixe,répteis,aves).

Centrolécitos – vitelo no centro (atrópodes).

 

 

 

Fases do desenvolvimento embrionário

  

   Segmentação : aumento do número de células (blastômeros);

 

 

Mórula : grupo de células agregadas. Lembra uma amora;

Blástula : esfera oca onde a camada de células denominada blastoderma envolve a blastocela (cavidade);

Gástrula : forma e arquêntero, a mesentoderme  e a actoderme;

Nêurula : forma o tubo neural, ocorrendo no final da anterior;

Organogênese : Formação dos órgãos.

 

 

 

·        Desenvolvimento Embrionário

 

 

   A ativação do óvulo pela fecundação inicia  divisões mitóticas, denominadas clivagem. Os três tipos mais comuns de clivagem são :

·        Clivagem radial (equinodermas e vertebrados), na qual os planos de clivagem são paralelos os em ângulos retos.

·        Clivagem espiral (anelídeos e moluscos), na qual os planos de clivagem são oblíquos ao eixo polar.

·        Clivagem superficial (artrópodos), na qual ocorrem divisões nucleares mas não citoplasmáticas.

   A quantidade e a distribuição do vitelo, que impede a clivagem, afetam bastante o tipo de clivagem. A clivagem freqüentemente conduz a um estágio multicelular conhecido como blástula, contendo uma cavidade interior, a blastocele. A massa total da blástula é menor que a do ovo.

   A gastrulação  converte a blástula em um embrião bilateral (gástrula), que possui o plano básico do adulto. A conversão ocorre através de movimentos morfogenéticos das células embrionárias. Como na clivagem, o modelo da gastrulação é muito afetado pela quantidade e distribuição do vitelo. Os folhetos germinativos _ectoderma,mesoderma e endoderma_ tornaram-se evidentes durante a gastrulação.

   Seguindo-se á gastrulação, os rudimentos de órgãos derivados de um ou mais folhetos germinativos são logo estabelecidos. Em todos os animais, o sistema nervoso, a camada epidérmica da pele e as regiões bucal e anal são derivadas do ectoderma; o revestimento do intestino e as diversas regiões associadas ao intestino, tais como o fígado e o pâncreas, são derivados do endoderma as camadas musculares, os vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo são derivados do mesoderma.

   A posição é o primeiro fator na determinação do destino das células embrionárias e regulação do curso do desenvolvimento. A posição determina a natureza do meio citoplasmático e do meio celular circundante, ao quais, interagindo como núcleo, regulam a ativação seqüencial dos genes e, desse modo, o destino final da célula.

   Primeiramente, como em muitos animais marinhos, o desenvolvimento inclui um estado de larva móvel que alimenta (desenvolvimento indireto) e é responsável pela dispersão e pela fonte precoce de nutrição fora do ovo. Contudo, as larvas estão sujeitas a uma alta mortalidade ou são incompatíveis com certa condições, e têm sido, portanto suprimidas em muitas espécies marinhas e na maioria das espécies dulcícolas (desenvolvimento direto).

   Os ovos cleidóicos, que são sistemas mais ou menos auto-suficientes contidos em uma casca protetora, evoluíram em alguns grupos de animais, especialmente o terrestres. As membranas extra-embrionárias _saco vitelino,âmnio,córion e alantóide fornecem proteção e manutenção para o desenvolvimento do embrião dentro de ovos cleidóicos de répteis e aves.

   O cuidado paterno, ou incubação dos ovos, seja dentro ou fora do corpo da fêmea, é uma adaptação disseminada que facilita a sobrevivência do embrião. A incubação permite a redução do números de ovos produzidos.

   O embrião humano é incubado no interior do útero, onde ele chega sob a forma de blástula (blastocisto), seguindo-se á fecundação na parte superior da tuba Falópio. O córion e a alantóide de seus ancestrais reptilianos adaptaram-se para a troca de gases, alimentos e dejetos entre as correntes sangüíneas embrionária e uterina. As partes do córion-alantóide e da parede uterina relacionadas com as trocas constituem a placenta.

 

 

Bibliografia :
   Biologia das células 1 – Origem da Vida
   Autores : Amabis e Martho    Editora : Moderna

   Bio 1
   Autor : Sônia Lopes     Editora : Saraiva