BIOLOGIA

Centro de Ensino Médio Setor Leste
Disciplina: Biologia
Professor: João Couto

Série: 1º Turma: M

Grupo:
Andréia Rodrigues Sousa e Silva No: 03
Charlote Emanuele da Silva e Sousa No ; 09
Dayanna Souza Rocha No: 11


Objetivo- estudar a vida e seus processos. Preocupando-se com as características e comportamentos dos organismos e sua interação com o ambiente. O termo biologia foi criado no final dos anos 1700 pelo naturalista francês Pierre Antoine de Monet, Jean Baptiste de Lamarck, compondo-se de "bio" (vida) e "logos"(estudo).
Os Biólogos estudam os princípios gerais de como os seres vivos funcionam e se organizam. No seu conjunto o estudo da vida apresenta-se em diferentes níveis de organização:

Nível atômico e molecular
Biologia Molecular- Estudo da composição química celular e dos processos biológicos a nível molecular que se desenrolam no interior das células. A cito química dedica-se à identificação e localização dos compostos químicos na células.
Bioquímica- Ciência que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos.

Nível celular
Biologia Celular- A Biologia Celular é o estudo da biologia no nível celular. O campo se sobrepõe com outras áreas da biologia, particularmente Biologia Molecular e Citologia. A biologia celular se concentra no entendimento do funcionamento dos vários sistemas celulares, o aprendizado de como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas.

Nível multicelular
Histologia- (do grego, hydton, tecido + logos, estudos) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função.
Anatomia - (do grego anatome, que significa cortar), é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
Fisiologia- (do grego physis = natureza e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.
Ao nível do desenvolvimento de um organismo individual
Biologia do desenvolvimento- é a parte da biologia que estuda o desenvolvimento em suas diversas fases e facetas

Ao nível da hereditariedade entre os progenitores e a descendência
Genética- é o ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.

Ao nível do comportamento do grupo
Etologia - é a ciência que estuda o comportamento animal.

Ao nível das populações e das diferentes espécies
Genética – é o ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração
Biologia das Populações- comparação e classificação dos organismos vivos e sua relações evolutivas entre as diferentes espécies.
Sistemática - A sistemática é a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os taxonomistas são os cientistas que classificam as espécies em outros taxa a fim de definir o modo como eles se relacionam evolucionariamente.
Taxonomia - refere-se à classificação das coisas, e aos princípios subjacentes da classificação. Quase tudo - objetos animados, inanimados, lugares e eventos - podem ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico.

Ao nível do estudo das plantas, fungos e algas
Botânica- Botânica é o estudo científico da vida das plantas, fungos e algas.

Ao nível do estudo dos animais
Zoologia- O estudo do reino animal.
No topo da escala, encontra-se o estudo dos ecossistemas, ou seja, das interações entre os organismos vivos e o seu ambiente).

Evolução e biologia
Um dos conceitos centrais em Biologia é a Teoria da Evolução, inicialmente exposta por Charles Darwin . A história evolutiva de um organismo, como por exemplo a seqüência de espécies ancestrais, é chamada filogenia; é estudada usando métodos de Biologia Molecular pela análise de seqüências biopolimétricas de genes e proteínas, e pela investigação de formas antigas de vida pela Paleontologia. Várias metodologias têm sido desenvolvidas, incluindo filogenética-a relação evolutiva entre as espécies, levando em consideração tanto formas de vida atuais quanto as já extintas; fenética; e cladística - um método e análise das relações evolutivas entre grupos de seres vivos, de modo a obter a sua "genealogia".

A classificação das coisas vivas é chamada sistemática ou taxonomia, e deve refletir as árvores evolutivas (árvores filogenéticas) dos diferentes organismos. A taxonomia organiza os organismos em grupos chamados taxa, enquanto a sistemática procura suas relações. O sistema dominante é chamado Taxonomia de Lineu, que inclui classificação e nomenclatura binominal. A forma como os organismos são nomeados é governada por convenções internacionais.

As classificações dos seres vivos são muito numerosas. Propõem-se desde a tradicional divisão em dois reinos, estabelecida por Lineu no século XVII entre animais e vegetais, até as propostas atuais dos Sistemas Cladísticos com três domínios que compreendem mais de 20 reinos. Uma classificação, bastante aceita por sua utilidade, divide os seres vivos em seis reinos:

Monera- é um reino biológico, que inclui todas os organismos vivos que possuem uma organização celular procariótica.

Protista- é um dos reinos biológicos comumente reconhecidos, incluindo todos os eucariontes exceto as plantas, fungos, e animais, e algumas vezes outros grupos que são tratados como reinos separados.

Fungi- os fungos são um vasto grupo de organismos classificados como um Reino pertencente ao Domínio Eukaryota.

Plantae- é um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra. São, em geral, organismos autotróficos, cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.

Animmalia - reino Animalia, Reino Animal ou Reino Metazoa é composto por seres vivos tipicamente multicelulares, com locomoção e capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.

Vírus - está incluído no super reino Acytota (Acelulados, sem celulas).

Existe também uma proposta, aceita por muitos biólogos, de dividir o domínio "Bactéria" em outros dois: Archaea (bactéria que fazem fermentação) e Eubactéria (demais bactérias).

A classificação mais aceita, seguindo critérios cladísticos, propõe os seguintes Super reinos.

Acytota- os membros deste reino são organismos acelulares (sem células), que por sua vez estão classificados num único reino: os Vírus.

Prokaryota- (gr pro, anterior, antes + karyon, noz ou amêndoa - núcleo) é um domínio de seres vivos unicelulares, sem membrana que envolva o núcleo e sem presença de proteínas históricas associadas ao DNA, que por sua vez encontra-se disperso no citoplasma ou em forma de anéis (plasmídeos).

Eukaryota- (gr. eu, verdadeiro + karyon, noz ou amêndoa - núcleo) inclui todos os seres vivos com células eucarióticas, ou seja, com um núcleo celular rodeado por uma membrana (ou seja, núcleo individualizado, separado do citoplasma) e com vários organelas.

Apesar de a Biologia ser a ciência que estuda a vida (bactérias, cianobactérias, micoplasmas), alguns "organismos" são objetos da biologia, apesar de que a maioria dos biólogos não os considerem seres vivos. São eles:

Vírus- Um vírus é uma pequena partícula que pode infectar outros organismos biológicos

Viróides-

Príons- Um príon ou prião é uma proteína com capacidade de modificar outras proteínas tornando-as cópias de si própria.


Conclusão
Com este trabalho é possível afirmar que a Biologia é o estudo dos seres vivos. Tratando-se de todos os aspectos das manifestações de vida, desde as reações bioquímicas básicas até a vida em sociedade.
Que a biologia (do grego biós, vida, e logos, conhecimento) se tornou campo específico da ciência em 1802. Antes disso era só a parte da história natural, que incluía também geografia e geologia.
A pesquisa biológica começou na Antigüidade, associada à medicina. Os primeiros registros do que hoje é biologia tratam das propriedades terapêuticas de certas plantas e tentativas de classificação dos seres vivos.


Referências Bibliográficas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biologia#Biologia:_Generalidades

http://www.universitario.com.br/celo/index2.html