Biologia:
O estudo da
vida

Centro de Ensino Setor Leste
Componentes :
Markonnys Marks Nº 28
Camila
Fernando Nº18
Priscila
Série/Turma: 1 B


Índice

1. A ciência. O que move a Ciência

1.1 Ciência e cientista

2. Descobertas

3. A Biologia

4. Os sinais de Vida

5. Subdivisões da Biologia

6. Método Cientifico


Introdução

Ao caminhar pelos jardins escola, passar um dia no campo ou na praia ou visitar uma reserva ecológica, você terá a certeza que estamos rodeados de vida por todos os lados.Em cada ser vivo ,dezenas de reações químicas possibilitam a sua existência.
Você verá como caracterizar um ser vivo, a partir dos sinais de vida,do que são formados os seres vivos,como trabalham os cientista preocupados em conhecer os detalhes relacionados à maravilha chamada vida.

1. A ciência. O que move a Ciência
A ciência (do latim scientia, que significa “conhecimento”) é a experiência humana verificada .Diferentemente da religião ,da arte e da filosofia, a ciência é limitada àquilo que se pode observar e medir de forma precisa .Os cientista buscam a imparcialidade e a objetividade; já os artistas procuram a subjetividades, colocando diante dos olhos “lentes” que podem modificar sua visão do mundo. Os artistas não tem a responssabilidade de retratar o universo exatamente como ele é, mas os cientistas sim.O que move a ciência é a curiosidade !


1.1 Ciência e cientista
Os cientista tentam construir representação precisas do mundo que nos cerca.A ciência adota critérios que minimizam as influencias como: da natureza religiosa,cultura ou política - e o contexto histórico , social e econômico.O conjunto de procedimentos padrão adotados com essa finalidade constituiu o método científico.A ciência deve ser objetiva e imparcial , mas o uso que se faz dela nem sempre é.


2. Descobertas
O trabalho dos cientista - isoladamente ou em equipe - é a investigação,e a maneira como cada um executa suas tarefas diferente de acordo com a área do conhecimento em que atua e suas características pessoais.Os cientista lidam com fatos,hipótese,dados,experimentais e teoria.
.

3. A biologia: O estudo da vida
Você já parou para perguntar o que é Biologia e o que ela estuda? Essa palavra vem de duas outras: bio, que significa vida e logos,que quer dizer estudo. Então, a Biologia estuda a vida e, claro, aqueles em que ela manifesta, ou seja, os seres vivos.Mais atraente do que conceituar vida, porém, é caracterizar os seres vivos, procurando neles alguns sinais de vida.

4. Os sinais de vida
• Composição química: Todos os seres vivos são formados por moléculas orgânicas indispensáveis à sobrevivência,entre elas os ácidos nucléicos, as proteínas, os carboidratos e os lipídios.

• Célula: Excetuando o vírus- seres acelulares - ,a maioria dos seres vivos da Terra atual adota a célula como unidade fundamental da vida. Há seres vivos formados por apenas uma célula - os unicelulares e os que são constituídos por diversas células - os pluricelulares.

• Metabolismo: Metabolismo é o conjunto das reações químicas que ocorrem em um ser vivo.O metabolismo energético está relacionado à libertação da energia necessário para a sobrevivência.O metabolismo plástico ou estrutural é aquele no qual ocorre a construção dos tecidos.Cabe ao metabolismo de controle a regulação das demais atividades que ocorrem na célula.

• Reprodução: Todos os seres vivos são capazes de produzir descendentes por meio de diversas modalidades de reprodução.

• Adaptação: Continuamente os seres vivos são capazes de se ajustar às características do meio.

5. Subdivisões da Biologia
Como toda grande ciência, a Biologia, assim como a Química e a Matemátematica , é dividida em outras partes menores, apenas com a finalidade de facilita seu estudo.

Citologia: As células e suas características.
Histologia: Os tecidos, que por sua vez são formados por células.
Embriologia: O processo de formação dos seres vivos.
Taxonomia: A classificação dos seres vivos.
Anatomia: A estrutura e a função das diferentes órgãos dos seres vivos.
Fisiologia: O funcionamento das diferentes estruturas do organismo
Genética: Os caracteres hereditários e sua transmissão
Evolução: A possibilidade de modificação sofrida pelos seres vivos
Ecologia: As relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem


6. Método Científico
A Biologia é uma ciência que procura esclarecimentos, respostas. Sendo assim, o trabalho de um biólogo é muito semelhante ao de um investigador! O que faz os dois terem um trabalho parecido?
O biólogo, como cientista que é, vive da observação de fatos relacionados aos seres vivos. Muitas dessas observações levam a um questionamento ou problema Uma provável explicação que o cientista encontra para elucidar. Uma provável explicação que o cientista encontra para elucidar esse questionamento ou problema chama-se hipóstase. Para saber se é verdadeira, o biólogo utiliza-se de experimentos controlados, nos quais sua estase possa ser testada.
Em um experimento controlado, todos os fatores envolvidos devem ser mantidos inalterados, com exceção de um, que é alterado. Por exemplo, se um pesquisador quiser testar a hipótese de que no escuro às violetas não florescem, a única diferença no experimento controlado deve ser a iluminação.
A experimentação é um passo fundamental no método científico. Do trabalhos persistentes dos pesquisadores pode depender a sobrevivência de muitas espécies,incluindo a nossa.

Observar e coletar dados > Elaborar Hipóteses > Desenvolver experimentos controlados > Avaliar Experimentos > Testar Novamente > Elaborar conclusão


Bibliografia

>Biologia-Volume Único, José Arnaldo e Clarinda Mercadante
Editora Moderna.

>Biologia- Volume Único,Armênio Uzunian e Ernesto Birner
Editora Harbra