Sexologia

Autores: Juliete, Maria Charliane, Metussalém e Sofia

Objetivos

Esperamos que esse trabalho nos ensine coisas que precisamos aprender sobre o assunto e nos mostre a importância de certas coisas, e que também ajude outras pessoas a compreender esse assunto.

Material e métodos

Para obter os resultados, nós utilizamos material da Internet e resumimos parte dele para ser apresentado aqui.

Resultados

I-Atração Sexual

A - O que atrai os homens e as mulheres?
Os pesquisadores ainda se perguntam: a atividade sexual está desvinculada da reprodução do ser humano ou este é um imperativo biológico que impulsiona o nosso desejo? O sexo hoje adquiriu outras funções e papéis, não apenas a procriação.
O acasalamento pode se dar de diferentes formas: na poligamia, os homens têm múltiplas esposas, na poliandria, as mulheres têm múltiplos maridos.
Charles Robert Darwin, foi um dos primeiros cientistas a questionar a Seleção Sexual Intra-Sexual quando os indivíduos do mesmo sexo competem entre pelo sexo oposto e a Seleção Intersexual, como a escolha discriminada da fêmea por um macho mais forte e mais vistoso.
Várias teorias surgiram, que características seriam mais importantes para chamar a atenção do outro? Algumas explicam que os indivíduos buscam similaridade de características. Ou seja, quem tem nariz grande se atrai por iguais. Mais de 90% dos indivíduos se casam influenciados nas tendências sociais e na distribuição de riquezas.

B - O que faz a atração?
Dois pesquisadores, Bus e Schmitt propuseram a Teoria das Estratégias Sexuais, acredita que a escolha de parceiros pode ser feita de duas formas diferentes. Ambas se baseiam no imperativo biológico,ou seja, nossas escolhas e preferências de parceiros são influenciadas pela busca de melhores genes para nossos futuros filhos. Algumas pesquisas no Brasil revelam que mães que têm muitos filhos e são pobres investem mais naqueles que podem sobreviver, deixando de lado os mais fracos.
Talvez as diferenças entre os homens e mulheres de nossa espécie na busca de parceiros realmente exista, todavia, é importante termos em mente que, apesar de sermos continuidade da natureza, temos características únicas e ainda estamos em evolução.


II - Masturbação

A - Preconceitos x Saúde Sexual
Define-se a masturbação como a auto-gratificação sexual e esta não associada exclusivamente ao estímulo dos genitais como a maioria das pessoas acredita. A masturbação é um comportamento absolutamente normal e em qualquer idade pode estar presente. É muito importante que os pais possam permitir esse comportamento em seus filhos, oferecendo a privacidade necessária a eles, evitando que suas próprias vergonhas e repressões afetem o início da vida sexual de suas crianças.
É necessário enfatizar que a masturbação é um prelúdio essencial para a realização sexual de um adulto. Estes aprendem a obter orgasmo um na companhia do outro com o coito propriamente dito, mas geralmente mantêm a atividade de se masturbar como um acessório à vida sexual, um regulador do próprio desejo sexual.

III - Sexo na Adolescência

A - Transformações da Mente e do Corpo
A adolescência, período compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes preparando a criança para assumir um novo papel perante a sociedade. A criança desenvolve-se, amadurece e fica apta para usufruir sua sexualidade, firmando sua identidade sexual e buscando um par, já com a possibilidade de gerar filhos. A fase onde há modificações no corpo chama-se puberdade.

B - O Adolescente e sua Sexualidade
A jovem adolescente amadurece em média dois anos antes do rapaz. Busca fortificar sua feminilidade, prorrogar os encontros sexuais e selecionar um parceiro adequado para poder ter sua primeira relação sexual, o que ocorre de forma gradativa. Vai experimentando seus limites progressivamente. Os rapazes buscam encontros sexuais com mais ansiedade, geralmente persuadindo os garotos ao sexo com eles.
Em nosso meio, há uma tendência do jovem em experimentar sensações sexuais com outros de sua idade, sem necessariamente buscar uma relação sexual propriamente dita. O termo que se usa atualmente é "ficar". A perda da virgindade ainda é um marco importante para os jovens. É um rito de iniciação sexual que pode ser vivenciado com orgulho ou com culpa excessiva de acordo com a educação e tradição da família.

IV - Desejo Sexual Inibido

Também conhecido como Desejo Sexual Hipoativo (DSH), essa disfunção sexual é bastante freqüente nos consultórios de terapia sexual. Caracteriza-se por uma diminuição ou ausência completa de fantasias eróticas e de desejo de ter atividade sexual.
A freqüência sexual fica muito diminuída, salvo situações nas quais a pessoa consegue fingir prazer mesmo quando desmotivada.
Vários fatores podem determinar o DSH. Sempre devemos observar se há alguma causa orgânica determinando a baixa do desejo, como, por exemplo, os desequilíbrios hormonais, nódulos dolorosos ou infecções nos genitais ou o uso de algumas medicações que tenham como efeito colateral a diminuição do apetite sexual.
Doenças psiquiátricas, como a depressão, podem também suprimir a motivação por sexo.

E tem solução?
O Desejo Sexual Hipoativo (DSH) é uma das disfunções mais difíceis de se tratar, pois comumente acomete o indivíduo por longos anos, dado que as pessoas resistem muito em procurar ajuda. Por vezes, é o parceiro que induz ou convence seu par a marcar consulta com o terapeuta sexual uma avaliação é feita para descartar suas causa orgânicas. Caso estejam presentes, deve-se orientar o paciente para um tratamento psicoterápico.

Tipos de tratamento psicoterápico
#Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
Baseia-se na teoria de comportamentos aprendidos.
#Nova Terapia Sexual
Esse tipo de tratamento é uma combinação de tarefas sexuais com interpretações focais dos fatores de desligamento sexual.
#Psicoterapia de Orientação Analítica
Indicada para casos em que há conflitos emocionais mais graves, como abuso sexual ma infância, por exemplo.

V -Disfunções Sexuais Femininas

As disfunções sexuais femininas podem afetar o desejo sexual e/ou alterar as respostas psicológicas e fisiológicas do corpo frente aos estímulos sexuais, causando sofrimento e insatisfação não só na pessoa como também no seu par.
Tipos de disfunções sexuais:
#Desejo Sexual Hipoativo (Desejo Sexual Inibido)
Quando há diminuição ou ausência total de ter atividade sexual.
#Aversão Sexual (Evitação Sexual - Fobia Sexual)
Evitação ativa de ter sexo com parceiros, com sentimentos de repulsa, ansiedade e medo.
#Anorgasmia (Inibição do Orgasmo)
Quando a mulher sente-se incapaz de atingir o orgasmo. Pode haver em atraso ou ausência recorrente ou persistente ao orgasmo, mesmo após estimulo sexual adequado.
#Vaginismo
É a concentração involuntária dos músculos próximos à vagina que impedem a penetração do pênis, dedo, especulo ginecológico, ou mesmo um tampão. A mulher não consegue controlar o movimento de contração, apesar de até desejar o ato sexual.

VI - Disfunções Sexuais Masculinas

As disfunções sexuais masculinas podem afetar o desejo sexual e/ou alterar as respostas psicológicas e fisiológicas do corpo frente aos estímulos sexuais, causando sofrimento e insatisfação não só na pessoa como também no seu par.
Tipos de disfunções sexuais:
#Desejo Sexual Hipoativo (DSH)
Quando há diminuição ou ausência total de ter atividade sexual.
#Aversão Sexual
Evitação ativa de ter sexo com parceiros, com sentimento de repulsa, ansiedade e medo.
#Disfunção Erétil (Impotência-perda de potencia)
Existe quando há uma incapacidade persistente ou recorre (repetida) de manter uma ereção (manter o pênis rijo) até a conclusão da atividade sexual).
#Ejaculação Precoce (ou Prematura)
Quando há uma percepção, tanto do homem quanto da parceira, de que a ejaculação foi mais rápida que o esperado, de que não houve controle da ejaculação.
#Anorgasmia (Inibição do Orgasmo)
Quando o homem é incapaz de atingir o orgasmo. Pode haver atraso ou ausência recorrente ou persistente do orgasmo, mesmo após o estímulo sexual adequado.
#Dispareunia
É a dor genital associada ao ato sexual. Para os homens em especial, existe uma pressão desenfreada para a atividade sexual predatória.

VII - Impotência

Impotência é a qualidade de impotente incapacidade de realizar relação sexual normal completa da parte do homem ou da mulher.
Na impotência vasculogenia, temos distúrbios da ereção provocados por problemas no sistema de vasos que irrigam o pênis.
A impotência psicogênica, tem origem nos aspectos emocionais do homem, sua história de vida seus traumas psíquicos e a sua situação do momento. O tratamento correto, do ponto de vista médico, começa com o diagnóstico seguro feito pelo andrologista.

A - Frigidez
A frigidez define-se como a falta de desejo ou de prazer no ato sexual. A condição estaria restrita à mulher e teria na impotência o seu equivalente masculino.
A frigidez ou falta de desejo, pode estar ligada a problemas orgânicos, como por exemplo, alterações hormonais, debilidade física por conta de doenças e até mesmo pelo uso incorreto de medicamento.

Discussão
Hoje em dia as pessoas se atraem muito mais pelas aparências físicas do que pelo interior das pessoas. O sexo hoje, adquiriu outras funções e papéis, e não apenas a procriação.
A masturbação é uma forma que os jovens ou crianças encontraram para experimentar o sexo de uma outra maneira.
Nos tempos atuais a moda é "ficar", ou seja fazer sexo sem compromisso procurando novas sensações e emoções ou procurando prazer.
Existem vários tipos de disfunções sexuais, as disfunções acontecem na hora do ato sexual e causa insatisfação, na pessoa e no seu par.
O desejo sexual inibido é uma disfunção que diminui ou elimina a vontade de ter relações sexuais e as pessoas resistem em procurar tratamento, o que aumenta a dificuldade do tratamento.

Conclusão
Estudar sobre educação sexual foi bom para nós entendermos mais sobre um assunto tão pouco comentado e discutido em casa, pois sexo ainda é um "tabu" em muitas famílias, principalmente nas mais conservadoras. O assunto é um tanto polemico, e foi trado aqui de forma esclarecida e esperamos que as pessoas que o lerem possam entender da mesma maneira que nós entendemos(com clareza).

Bibliografia
Pesquisamos no site:
www.educacaosexual.com.br

Resumo
I - Surgiram teorias que as características seriam importantes para chamar a atenção do ser humano. Algumas explicam que os indivíduos buscam similaridade de características.
II - Define-se masturbação como auto-gratificação sexual e esta não esta associada exclusivamente ao estimulo dos genitais como muitas pessoas acreditam.
III - O desejo sexual inibido é uma das disfunções mais difíceis de se tratar.
IV - As disfunções sexuais podem afetar o desejo sexual e/ou alterar as respostas psicológicas e fisiológicas do corpo frente aos estímulos sexuais.
V - Impotência é a qualidade de impotente, incapacidade de realizar relação sexual normal completa.