Os principais tipos de óvulos

Cidellânia Macêdo de Jesus - 1º N


Discussão: Esse trabalho é interessante porque aborda melhor o tema em que está em discussão, os principais tipos de óvulos que são alguns esses que citamos no trabalho.

Conclusão: Podemos entender que os óvulos se caracterizam pela quantidade de alimento ou vitelo, e os óvulos podem se distinguir em quatro categorias: óvulos oligolécitos, heterolécitos (ou telolécitos incompletos ou mediolécitos); telolécitos (ou megalécitos); centrolécitos.

Referência biográfica: Biologia 3 - Cesar e Sezar - Atual Editora

Abstract: The research appoints the aspects of important parts of the life. The reason of all this, is for us to understand and know how the ovules work in the body. Here you will find all the details that is needed to understand this at all.

Pesquisas

De acordo com a maior ou menor quantidade de alimento, ou vitelo, podemos distinguir quatro categorias de óvulos. A quantidade de vitelo e sua distribuição estão diretamente relacionadas com os tipos de segmentação do zigoto, com os principais padrões de formação de blástulas e, conseqüentemente, de gástrulas. Os quatro tipos principais são:

a) óvulos oligolécitos: que contém pouco vitelo, espalhado pelo citoplasma de maneira mais ou menos uniforme, sendo um pouco mais denso num dos pólos (pólo vegetativo). No pólo oposto, chamado pólo animal, ocorre a expulsão dos glóbulos polares. Esses óvulos são característicos de equinodermos como os ouriços e do anfioxo, um protocordado sobre o qual falaremos logo mais. Os óvulos de mamíferos, praticamente sem vitelo, são ditos alécitos.

b) óvulos heterolécitos (ou telolécitos incompletos ou mediolécitos): nesses, o vitelo é mais abundante e distribui-se de modo mais heterogêneo. Há uma polaridade nítida, o pólo animal tem pouco vitelo, e o pólo vegetativo o tem em maior concentração. Nesses óvulos o núcleo está deslocado em direção ao pólo animal. São encontrados em anelídeos, moluscos e anfíbios.

c) óvulos telolécitos (ou megalécitos): nos quais o vitelo existe em grande quantidade. Neles o citoplasma separa-se do vitelo e localiza-se, junto com o núcleo, no pólo superior (animal). Esses óvulos são normalmente volumosos, e encontram-se principalmente em cefalópodes, peixes, répteis e aves.

d) óvulos centrolécitos: nesses, o vitelo acumula-se centralmente, ao redor do núcleo. São os ovos de insetos.