Animais invertebrados

Alguns invertebrados possuem uma carapaça externa, que protege o corpo; é o caso, por exemplo, dos caramujos. Outros, como a água viva, não têm essa proteção. O maior grupo de invertebrados é formado pelos insetos, com mais de um milhão de espécies.

Os menores invertebrados só podem ser vistos ao microscópio; o maior é a lula gigante que chega a vinte metros de comprimento.

Órgãos internos dos invertebrados.

Nos invertebrados mais complexos (como o pitu), os órgaos internos são parecidos com os dos vertebrados. Quando o pitu troca a casca, substitui até mesmo a delicada cobertura dos olhos e as antenas.

Esqueleto externo.

Muitos invertebrados, como os insetos e as aranhas, possuem esqueletos externos (chamados também de exoesqueletos). Trata-se de uma casca articulada que fornece sustentação e proteção ao corpo. Os movimentos de casca são acionados por musculos internos. Os exoesqueletos não crescem, mas são trocados de tempos em tempos: uma nova casca surge debaixo da antiga e esta cai.

Alguns invertebrados simples:

O caranguejo: é um crustaceo, como a lagosta e as cracas.
A água viva: é um celenterado, como os corais.
Os "musgos marinhos": são briozoários.
As estrelas do mar: ouriços marinhos e pepinos do mar, são equinodermos.
Lesmas, mariscos e polvos: são moluscos.
Aranhas, escorpiões e carrapatos: são aracnideos.
Besouros, moscas, pulgas e vespas: são insetos.
Minhocas: são vermes.
Os vermes nematóides: causam diversas doenças.
A solitária é um platelminto.

Conclusão

Entendi que a maioria dos invertebrados são incetos, que eles tem o esqueleto externo chamado exoesqueleto, que é uma casca articulada e forne proteção e sustentação do corpo. O exoesqueleto não
cresce e sim é trocado de tempos em tempos. Alguns possuem carapaça externa que protege o corpo, e outros não, como a água viva.

Bibliografia

Enciclopedia ilustrada do estudante
Editora Globo, pagina 38/39 e 334/335


Brasília, 09/03/04

Lunna Luz Costa
2o. L