CITOLOGIA

Soraya Marques, Cleoduvirgem Mendonça, Taiara Gomes, Déborah Santos, Tiago Ferreira e Rejane Nunes - 1º "K"
Centro de Ensino Médio Setor Leste

1. Introdução á Citologia (Soraya Marques)

Objetivos: Passar para as pessoas que vão ler este trabalho uma idéia básica sobre citologia.
Materiais e Método: Leitura e pesquisa.
Estrutura Celular: de acordo com o tipo estrutural de célula que compõe o corpo dos organismos, ele podem ser classificados em Eucariontes e Procariontes.
Os Vírus: Considerados seres vivos, mas não possuem organização celular. Assim, pode-se afirmar que a célula é a unidade biológica de todos os seres vivos, com exceção dos vírus.
Tamanho das Células: Embora a grande maioria das células seja microscópica, existem algumas macroscópicas, exemplo Gema do ovo, gomo da laranja.
Microscópios: São instrumentos fundamentais para o estudo das células. Eles são classificados em dois tipos: Óptico e Eletrônico.
Discussão: Aprendi bastante com esse trabalho, foi bastante difícil, mas foi legal.
Conclusão: As células são as menores unidades de um ser, podem ser de vários tamanhos e ter vários estrutura. Usamos a microscópio para estudar-las melhor.
Referências bibliográficas: Livros Sônia Lopes, Biologia Paulino e site: www.inovacaotecnologica.com.br.
Abstracta (em Espanhol): las células son pequeñas o grandes y los virus son unicelulares.

2. Origem da Vida (Cleoduvirgem Mendonça)

Objetivos: conhecer mais sobre o surgimento dos seres vivos.
Materiais e Métodos: Livros e Resumo.
Estimasse que os primeiros seres vivos surgiram na terra cerca de 3,5 bilhões de anos e que o nosso planeta tem aproximadamente 5 bilhões de anos. Portanto, uma parte de sua existência a terra foi despovoada; nesse período teria tido tempo suficiente para se "preparar" para abrigar os primeiros seres vivos.
Discussão: Foi legal fazer esse trabalho, eu aprendi muito.
Conclusão: Os seres vivos surgiram na terra e se multiplicaram pela reprodução.
Abstract: Los seres vivos se reprodicierom pela reproducion.

3. Membranas (Taiara Gomes)

Objetivo:Explicar a matéria.
Materiais e Métodos: Livros, leitura e resumo.
A célula pode ser delimitada por dois tipos de estruturas:
* Parede celular: Encontrada nas bactérias e cianobactérias de alguns protistas,nos fungos e nos vegetais
Membrana: plasmática: encontrada em todos as células é semelhante por possuir: lipídios e proteínas.
Transporte através de membranas
A membrana plasmática permite a passagem livre de água e de pequenas moléculas, como o oxigênio e dificulta a passagem de moléculas, como as proteínas.
Difusão: é o movimento do soluto e do solvente a favor de um gradiente de concentração no sentido de igualar suas concentrações.
Difusão facilitada: osmose é a difusão facilitada através de membranas semipermeáveis, onde há passagem apenas ao solvente em maior quantidade da solução menos concentrada para a mais concentrada.
Discussão: achei esse trabalho um pouco difícil, mas espero que todos tenham gostado.
Conclusão: com esse trabalho conclui que a membrana celular é uma película que delimita e protege o meio o citoplasma e permite interações deste com o meio ambiente. E que as células,vegetais apresentam uma segunda película, mais externa formada por celulose.
Referências bibliográficas: Bio. Sonia Lopes,Apostila de estudo dirigido, Moacir C.Viana.
Abstract: La membrana plásmática es formada de lípido y proteína.

4. Núcleo ( Deborah Santos)
Objetivo: neste trabalho espero que todos posemos entender melhor a importância de núcleo celular para a nossa vida.
Materiais e métodos à usei dois livros de biologia e uma apostila li bastante e coloquei o que entendi.
O núcleo celular
É o fator componente celular portado dos fatores hereditários e controlado das atividades metabólicas.
O núcleo é formado por:
*uma membrana que o separa do citoplasma, tomada membrana nuclear ou cariotica;
*um suco- o suco nuclear ou cariolinfa;
*corpéisculas arredondadas:os núcleos (que são ricos em RNA ribossômico);
*filamentos que compõe a cromatina, que forma os cromossomos,onde encontram-se os genes responsáveis pela transmissão dos fatores hereditários.
Cromossomos: quimicamente são filamentos de cromatina formada por moléculas de DNA e proteínas.ao de todo cromossomos existem genes cada gene do individuo. Os quatro tipos são: meto cêntrico; acrocêntrico e telocêntrico.
Discussão: O núcleo não é um assunto fácil de se entender, mas é um assunto muito interessante,só que o pouco tempo não ajudou e poderia ser mais bem elaborado.
Conclusão: conclui que o núcleo encontram-se o RNA e o DNA e que me encontrei pelo assunto.
Referências bibliográficas: Bio. Sonia Lopes
Abstract: el núcleo es el componente celular portador de los factores hereditarios de las actividades.

5. Metabolismo energético da célula I (Tiago Ferreira)
Objetivos à entender para explicar a turma.
Materiais e métodos àleitura e resumo.
. fotossíntese é a principal fonte de matéria orgânica,onde a planta utiliza a luz e a claro p/fazer seu alimento.
Quimiossíntese é um processo em que a energia utilizada de substâncias inorgânicas.
Discursão à foi difícil divido ao tempo dado.
Conclusão à as plantas fabricam seu próprio alimento.

6. Metabolismo energético da célula II (Rejane Nunes)
Objetivo: este mostra tudo o que compreende as células.
Materiais e métodos: pesquisa e resumo.
A respiração é um processo em que ocorre liberação de energia e destruição de mataria orgânica.
Fermentação é o desdobramento incompleto da matéria orgânica, originando outra substância também orgânica, porém mais simples, já o contrário da respiração.
Discussão: esse trabalho é um assunto muito complexo e difícil
Conclusão: conclui que nas células há muitos partes importantes que são necessários para sua existência.

Espero que você tenha gostado do nosso trabalho e que tenha aprendido bastante !!!