Métodos Contraceptivos
Patricia de Aguiar Araújo - 1º M

 

     Sem entrar em considerações a respeito da validade ou não desse procedimento, contracepção significa impedir a formação do zigoto. O impedimento pode ser obtido a partir de métodos naturais ou artificiais. Entre os naturais, destacam-se o uso da tabela e o coito interrompido. Dos métodos artificiais, podemos citar a realização de vasectomia e a utilização de pílulas anticoncepcionais, além do uso de preservativos (camisinhas), de diafragmas, de geléias espermicidas e do DIU (dispositivo intra-uterino).

 

 

                           Métodos Naturais

 

·       Método da tabela

 

  O método da tabela, ou do ritmo, consiste em evitar relações sexuais durante o período fértil do ciclo menstrual, que dura geralmente cerca de seis dias. Essa estimativa baseia-se no fato de que um óvulo sobrevive, no máximo, 48 horas depois da ovulação, e que os espermatozóides sobrevivem até 72 horas no interior do aparelho genital feminino.

 

·       Coito interrompido

 

        O coito interrompido consiste na retirada do pênis da vagina antes que a ejaculação. Esse método é pouco eficiente, pois as secreções eliminadas antes da ejaculação podem conter espermatozóides. Além disso, uma demora na retirada do pênis pode resultar na liberação de espermatozóides dentro da vagina.

 

 

                               

 

 

                                  Métodos Artificiais

 

 

·       Pílula anticoncepcional

 

   A pílula anticoncepcional comum consiste em uma mistura de progesterona e estrógeno sintéticos, mais resistentes à degradação pelo fígado que os hormônios naturais. Esses hormônios inibem a secreção de FSH e de LH pela hipófise. Na ausência deles, a ovulação não ocorre. É importante que os contraceptivos orais sejam usados sob rigoroso acompanhamento médico, a fim de evitar efeitos colaterais prejudiciais decorrentes da ingestão de hormônios.

 

 

·       Preservativos (camisinhas)

 

          A camisinha é um protetor feito de látex colocado sobre o pênis de modo a reter o esperma ejaculado. A camisinha, além de atuar como anticoncepcional, é eficiente na prevenção da disseminação da aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

 

 

·       Diafragma

 

       Diafragma é um dispositivo de borracha que a mulher coloca no fundo da vagina, de modo a fechar o colo do útero e impedir a entrada de espermatozóides. É comum aplicar no diafragma uma geléia contendo substâncias espermicidas, isto é, que matam espermatozóides.

 

 

 

 

·       Dispositivo intra-uterino: DIU

 

        DIU é a sigla de dispositivo intra-uterino, nome pelo qual são conhecidos os dispositivos de plástico ou metal introduzidos no útero com o objetivo de evitar a concepção. O modo de ação do DIU ainda não é totalmente compreendido; acredita-se que sua presença no útero cause uma pequena inflamação. Isso atrai macrófagos, que destroem os embriões que eventualmente implantem na mucosa uterina.

 

 

·       Esterilização

 

           Esterilização é um processo permanente para impedir a concepção. A esterilização masculina, chamada vasectomia,é obtida pelo seccionamento dos canais deferentes, de modo que os espermatozóides são impedidos de chegar à uretra.

           Como não afeta a produção de testosterona pelos testículos, a vasectomia não interfere no desempenho sexual. O homem vasectomizado atinge o organismo e ejacula normalmente, com a diferença de que seu esperma não contém espermatozóides; ele é constituído apenas pelas secreções das glândulas assessórias.

           A esterilização feminina é obtida pelo seccionamento e pela ligadura de trompas  de Falópio. Nesse caso, os óvulos não conseguem atingir o útero, e os espermatozóides ficam impedidos de chegar até eles.