ECOLOGIA

Em 1866 o biólogo Haeckel, propôs o termo "ecologia", composto por duas palavras gregas: "oikos" que quer dizer "morada", e "logos" que significa "conhecimento". Sendo assim, podemos definir ecologia, como estudar a morada, a casa, o ambiente onde vivem os seres vivos; estudo das inter-relações entre organismos (fungos, árvores, insetos, aves, homem, etc.)

Ecologia é uma ciência que tem se desenvolvido muito e se torna cada vez mais importante nos dias atuais, uma vez que tem aumentado consideravelmente a interferência do homem sobre os ecossistemas.

Todos os seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente, porém apenas o homem atua conscientemente, ou pelo menos deveria, sobre ele. Essa interferência, em geral provoca sérios desequilíbrios ecológicos. Por isso, é cada vez mais imperioso conhecer-se a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, a fim de se poder propor maneiras racionais de utilização dos recursos naturais sem provocar alterações que possam comprometer ao longo do tempo, de forma drástica o meio ambiente, causando o desaparecimento de espécies. Quando ouvimos falar sobre meio ambiente, pensamos logo em florestas,rios, pássaros e animais em geral. O termo meio ambiente, pode indicar entretanto, qualquer espaço em que um ser viva ou se desenvolva. Desta forma podemos considerar o local onde se resida, trabalhe ou se estuda como parte do meio ambiente.

Esta morada tem sido alvo de grandes transformações e desequilíbrio, as quais o homem é o maior responsável, principalmente a partir da crescente urbanização ocorrida após a Segunda Guerra Mundial. Os avanços tecnológicos anteriormente, proporcionados no século XVIII pela Revolução Industrial, possibilitando um aumento no abastecimento de alimentos, bens de consumo, e as migrações rurais também contribuíram.

Em ecologia são definidas unidades de estudo, as quais são fundamentais para melhor compreensão desta Ciência.

Níveis de organização- um conjunto de entidades, sejam elas genes, células, ou mesmo espécies, agrupadas em uma ordem crescente de complexidade:


Genes - células - tecidos - órgãos - sistemas - espécies - populações - comunidades - ecossistemas - biosfera


Em ecologia, são estudados os níveis da direita, ou seja, de espécies até biosfera. É fundamental, entretanto uma breve explicação de cada uma destas divisões (unidades ou entidades).

Espécie – dois ou mais organismos são considerados da mesma espécies, quando podem se reproduzir, originando descendentes férteis. Desta forma, fica claro que ao menos haja intervenção humana, como no caso do jumento e da égua, naturalmente não ocorre reprodução entre indivíduos de mesma espécie.

Populações – são formadas por organismos da mesma espécie, isto é, um conjunto de organismos que podem se reproduzir produzindo descendentes férteis.

Comunidades – um conjunto de todas as populações, sejam elas de microorganismos, animais ou vegetais existentes em uma determinada área, constituem uma comunidade. A todos os componentes vivos de um determinado local chamamos bióticos; em contrapartida, o conjunto formado por regime de chuvas, temperatura, luz, umidade, minerais do solo, enfim, toda a parte não viva, é chamada de componentes abióticos.

Ecossistemas – um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo fatores abióticos. Dentro do conceito de ecossistemas, ainda cabe definirmos o conceito de habitat, pelo qual, entendemos o ambiente físico o qual ocorre(m) uma(s) determinada(s) espécie(s). ex: o habitat do lobo guará é o cerrado.

Biosfera – a terra é composta por vários ecossistemas sejam eles aquáticos, terrestres ou até mesmo aéreos. A soma de todos estes ecossistemas chamamos de biosfera. Portanto, a biosfera seria a parte na qual ocorre vida no planeta e na qual a vida tem o poder de ação sobre o mesmo.

Os ecossistemas podem se separar em duas categorias: ecossistemas terrestres e aquáticos.

Terrestres- Florestais; campos e pastagens; mares; oceanos.

Aquáticos- Lagos; rios.

Existem também regiões que não poderiam ser enquadradas nem como ecossistemas aquáticos e nem como terrestres- Mangue; paredões rochosos e praias; brejos; dunas.


ALUNOS: ADRIANA CUNHA; FERNANDA KAYRA; PÂMELLA LIMA; THAÍS STEFANI; ANDRÉ LUIZ


ANO: 1º "T"


FONTE: www.eco2025.hpg.com.br

educar.sc.usp.br