InicialAtividadesNotícias / Interesites
Campanhas
ParticipeContato

Psicopatologia

FACULDADE DE TECNOLOGIA EQUIPE DARWIN
DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

Disciplina: Psicopatologia Data: 12fev07
Professora Regente: Meg.
Aluna: Cecília de Fátima Sousa Turma: B

Avaliação Final de Disciplina

1) Como podemos definir um distúrbio psicológico?
Transtornos psicológicos só podem ser definidos após observações criteriosas de uma série de fatores como: stress, disposição genética, histórico familiar. Isso sem desconsiderar as particularidades de cada sociedade - seus valores e suposições sobre a vida e o comportamento humano. É a dificuldade de adaptação do comportamento da pessoa para o convívio social ou quando a mesma vive constantemente em situação desconfortável consigo mesma, ou ainda, em ambas as situações.

2) Como a visão do comportamento anormal tem mudado ao longo do tempo?
A visão do comportamento anormal vem progredindo assim como toda a nossa tecnologia; antes era demoníaca. Indivíduos com distúrbios estavam possuídos; depois passou por explicações filosóficas. O cérebro era o responsável e o humor era formado por quatro líquidos no corpo; depois voltamos à demonologia, cuidados humanitários, os primeiros asilos, explicações psicológicas com o Memerismo, e as primeiras hipnoses.

3) Por que algumas pessoas têm histórico familiar de desordem psicológica a desenvolver, enquanto os outros membros da família não?
Porque o comportamento anormal é resultado de uma combinação de riscos biológicos, estresse psicológico, pressões e expectativas sociais e cada pessoa é diferente biologicamente e, portanto, reage diferentemente aos estímulos psicológicos e sociais. Algumas pessoas terão tendência biológica a desenvolver um determinado distúrbio sob determinadas circunstâncias psicossociais, ao passo que outras, não.

4) Relacione os modelos de comportamento anormal a seguir, com suas descrições: biológico, psicanalítico, biopsicossocial, comportamental.
a) Biológico: É provocado pela hereditariedade, pelo mal funcionamento do sistema nervoso, ou pela disfunção endócrina.
b) Psicanalítico: Resulta de conflitos internos inconscientes.
c) Biopsicossocial: É o produto de fatores de riscos biológicos, psicológicos e sociais.
d) Comportamental: Resulta da aprendizagem assimilada ou não.

5) A linha que separa o comportamento normal do anormal é um pouco arbitrária. Essa afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique.
Os valores da nossa sociedade é que poderão determinar isso. Algumas condutas ou hábitos em determinadas sociedades podem ser virtudes enquanto que em outras são doenças. Essa situação é arbitrária.

6) Qual a diferença entre ser excêntrico e sofrer de transtorno?
Excêntrico é o indivíduo que tem seus próprios modos e rigores, podendo ou não estar dentro dos bons valores sociais, sem apresentar alterações em sua qualidade de vida. As pessoas que sofrem transtornos precisam ser tratadas para amenizar seus sofrimentos ou doenças e deixar de ser risco para elas mesmas e para a sociedade.

7) Qual é a principal vantagem e as desvantagens do sistema de classificação do DSM para os transtornos mentais?
A vantagem é listagem dos sintomas das enfermidades psiquiátricas existentes, com o objetivo de padronizar critérios entre os profissionais. As desvantagens são: a banalização na psicopatologia com o aumento considerável do número de transtornos; ênfase da personalidade em detrimento da subjetividade; atribuição de sintomas ainda não manifestados; uso de rótulo diagnóstico para referir-se a um indivíduo inteiro.

8) Que tipo de transtorno é descrito em cada um dos exemplos a seguir?
a) Transtorno de estresse pós-traumático: É um conceito desenvolvido a partir de 1980, nas classificações internacionais (CID.10 e DSM.IV), que permitiu unificar uma série de categorias de transtornos emocionais reativos a acontecimentos traumáticos anteriormente dispersos na classificação psiquiátrica.
b) Transtorno do pânico: Os sintomas são como uma preparação do corpo para alguma "coisa terrível". A reação natural é acionar os mecanismos de fuga. Diante do perigo, o organismo trata de aumentar a irrigação de sangue no cérebro e nos membros usados para fugir - em detrimento de outras partes do corpo, incluindo os órgãos sexuais. Eles podem incluir: contração / tensão muscular, rijeza; palpitações (o coração dispara); tontura, atordoamento, náusea; dificuldade de respirar (boca seca); calafrios ou ondas de calor, sudorese; sensação de "estar sonhando" ou distorções de percepção da realidade; terror - sensação de que algo inimaginavelmente horrível está prestes a acontecer e de que se está impotente para evitar tal acontecimento; confusão, pensamento rápido; medo de perder o controle, fazer algo embaraçoso; medo de morrer; vertigens ou sensação de debilidade.
c) Transtorno obsessivo-compulsivo: O TOC é um transtorno mental incluído pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-IV) entre os chamados transtornos de ansiedade. Manifesta-se sob a forma de alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (obsessões como dúvidas, preocupações excessivas) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão). Sua característica principal é a presença de obsessões: pensamentos, imagens ou impulsos que invadem a mente e que são acompanhados de ansiedade ou desconforto, e das compulsões ou rituais: comportamentos ou atos mentais voluntários e repetitivos, realizados para reduzir a aflição que acompanha as obsessões. Dentre as obsessões mais comuns estão a preocupação excessiva com limpeza (obsessão) que é seguida de lavagens repetidas (compulsão). Um outro exemplo são as dúvidas (obsessão), que são seguidas de verificações (compulsão).
d) Transtorno bipolar: O transtorno bipolar caracteriza-se pela ocorrência de episódios de mania. Os episódios maníacos, muitas vezes, incluem irritabilidade, agressividade e incapacidade de controlar os impulsos. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar delírios e alucinações. O tratamento pode ser realizado por meio de sais de lítio, anticonvulsivantes, neurolépticos, outros agentes bloqueadores e pela eletroconvulsoterapia.

e) Transtorno de personalidade anti-social: Do ponto de vista legal, a delinqüência implica em comportamentos que transgridem as leis. No entanto, como nem todas as crianças ou jovens anti-sociais transgridem as leis, o termo delinqüente ficou restrito aos menores infratores (definição legal). Os atos anti-sociais relacionados aos transtornos psiquiátricos são mais abrangentes e se referem a comportamentos condenados pela sociedade, com ou sem transgressão das leis do Estado.
f) Transtorno esquizofrênico: é uma perturbação que dura pelo menos 6 meses e inclui pelo menos 1 mês de sintomas da fase ativa (isto é, dois [ou mais] dos seguintes: delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento amplamente desorganizado ou catatônico, sintomas negativos).
g) Transtorno relacionado ao abuso de substâncias tóxicas - Toxomania: Os transtornos pelo uso de substâncias psicoativas são problemas de saúde pública, que são freqüentemente subdiagnosticados e indevidamente tratados. Os estudos que enfocam esses transtornos visam a identificar as inúmeras variáveis demográficas, fisiológicas, culturais e psicológicas intervenientes, que contribuem para o uso e dependência de substâncias. A compreensão do fenômeno toxicomania inclui fatores relacionados aos três vértices envolvidos: a pessoa, o produto e o meio. Quanto ao produto, é necessário que ele tenha propriedades psicotrópicas. Quanto à pessoa, são relevantes o comportamento de escalada, que envolve a procura de doses maiores, e a dimensão psicológica (motivações conscientes, os possíveis traços de personalidade e motivações inconscientes que predispõem a essa busca). Quanto ao meio social é importante a oscilação entre a permissividade e o controle legal excessivo

9) Como os teóricos da aprendizagem e da aprendizagem social explicam os transtornos de ansiedade?
O transtorno de ansiedade é explicado pela vivência em uma situação traumática na infância e que, tendo ficado reprimida durante muito tempo, começa a aparecer através de outros sintomas inconscientes, tendo ação durante toda a vida do indivíduo, tornando-o medroso e desesperado em várias circunstâncias.

10) Quando o uso de drogas torna-se dependência ou abuso?
Quando interferem não somente na posição social e ocupacional, mas também quando causam reações físicas tais como: tolerância - necessidade de consumir mais substâncias para a obtenção do mesmo efeito; síndrome de abstinência - reações físicas que ocorrem quando o uso da droga é descontinuado.

11) Explique o vínculo do termo insanidade com responsabilidade penal.
Insanidade é um termo legal que indica que uma pessoa não pode ser responsabilizada por suas ações, por causa de uma doença mental. Uma pessoa mentalmente doente é responsável por seus crimes, a não ser que seja considerada insana. O indivíduo insano é inimputável, sendo encaminhado à internação ambulatorial. Tanto no caso criminal quanto no civil, o indivíduo sob certas circunstâncias é involuntariamente encaminhado a tratamento.

12) Defina imputabilidade e transtorno depressivo maior e diga qual o distúrbio de humor mais comum.
a) Imputabilidade: O termo imputar significa atribuir culpa ou delito a outro, portanto, imputar é o mesmo que atribuir à outro, diferentemente do simples "atribuir", que pode ser auto-aplicado (eu me atribuo). Assim sendo, como imputar só pode ser utilizado em relação à outra pessoa. uma pessoa considerada "imputável" é aquela sobre quem podemos atribuir alguma coisa, seja uma culpa, um delito, uma responsabilidade
b) Transtorno depressivo maior: Transtorno distímico é uma forma crônica e incapacitante de depressão, ocorrendo em uma parcela substancial da população (3 a 6%) e aumentando os riscos de transtorno depressivo maior. Ela é associada a consideráveis incapacitações e elevada comorbidade. O status nosológico da distimia tem despertado consideráveis controvérsias ao longo das décadas passadas, sendo que algumas investigações a consideraram como um transtorno do humor e outras como um transtorno de personalidade. Classificada na nosografia atual entre os transtornos de humor, a distimia é hoje uma entidade tratável e que precisa receber maior atenção em virtude de sua morbidade. Este artigo revisa os principais aspectos históricos da distimia, suas características nosológicas, subtipos e sua relação com transtorno depressivo maior. Ao final, concluímos que novos estudos são necessários para a validação do conceito de distimia e do espectro de depressões crônicas, para uma melhor compreensão etiológica e para uma terapêutica baseada em evidências.
O distúrbio de humor mais comum é a depressão.

13) Por que é necessária a precaução na lida com menores delinqüentes?
Devido ao risco à própria vida pela proximidade de pessoas insanas.

14) Caracterize as pessoas com personalidade anti-social.
Não apresentam vivência de remorso, arrependimento, angústia, culpa, escrúpulos morais e compaixão; podem compreender que seus atos são incorretos; não possuem medo de serem pegos; preocupam-se com eles mesmos, sendo insensíveis ao outro; mentem; comportam-se impulsivamente; têm inteligência acima da média, com habilidades verbais e sociais bem desenvolvidas, mas não as funcionais; podem mudar de emprego ou relacionamentos repentinamente; têm dificuldades sexuais.

15) Qual a sua opinião sobre a reabilitação de criminosos com personalidade anti-social?
Acredito ser bem difícil a reabilitação deles, devido aos graves problemas tão enraizados desde a infância. No meu entender, para protegermos o coletivo, seria necessário apostarmos na prevenção na infância, com acompanhamentos psicoterapêuticos individuais e familiares.