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FACULDADE
DE TECNOLOGIA EQUIPE DARWIN ARAÚJO, Saint-Clair Cardoso de. Métodos de pesquisa. 15ª ed., São Paulo: Moderna, 2005, P. 15. O método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim ou resultado, o caminho que se percorre na busca do conhecimento, o conjunto de processos que o espírito humano deve empregar na investigação e demonstração da verdade, ou o traçado das etapas fundamentais da pesquisa. Os métodos de procedimentos podem se confundir com as técnicas de pesquisa, já que relacionam-se com as etapas do trabalho; os de abordagem referem-se ao plano geral do trabalho, a seus fundamentos lógicos e aos processos de raciocínio adotados. A técnica é identificada com a parte prática da pesquisa. É possível chegar ao conhecimento por intermédio da razão. Os caminhos para se chegar à verdade são a intuição, o ato do entendimento e a dedução. As regras para determinar um problema são a evidência, divisão ou análise, ordem ou dedução e enumeração, que pode apresentar dois tipos de falhas: a omissão ou a incompreensão. O raciocínio silogístico, essencialmente dedutivo, deveria ser substituído por nova lógica indutiva: o método do raciocínio analógico ou raciocínio por classificação. Os métodos de abordagem classificam-se em: dedutivo (o caminho das conseqüências), indutivo (observação, hipótese, experimentação, comparação, abstração e generalização), hipotético-dedutivo (lógico) e dialético. São princípios comuns à abordagem dialética a unidade e luta dos contrários, transformação das mudanças quantitativas em qualitativas, e negação da negação. Os métodos de procedimentos histórico, comparativo, monográfico, estatístico, funcionalista e estruturalista, têm caráter específico e relacionam-se, não com o plano geral do trabalho, mas com suas etapas. |